Apoio cultural

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Partidos se mobilizam para as convenções partidárias

Os partidos políticos já estão em conversas de bastidores para organizarem as suas convenções que deverão se realizar no próximo mês de junho, onde estarão lançando os nomes de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, para a eleições de 05 de outubro desde ano.

A presidência do PP deverá realizar sua convenção partidária no dia 29 de junho, no Clube Social de Una, onde possivelmente deva ser sancionado pelo presidente o nome de Dejair Birschner como candidato do partido, ainda está indefinida a questão do vice-prefeito. O PC do B também dever consolidar o nome de Beto Careca no mesmo dia 29, porém o local ainda não foi definido.

O PHS, partido da vereadora Nara Muniz e pretensa candidata a prefeita ainda não se manisfestou sobre a sua convenção, como PDT da Profª Jane, seguido pelo PT do Profº Gilberto, PRB de Natanael do Sindicato. O Sr. Carlos Calazans, presidente do PPS, assegurou a nossa reportagem de que o partido vai lançar um candidato surpresa, para o cargo de prefeito.
A observância rigorosa da legislação

O TSE divulgou uma cartilha orientando aos candidatos e comitês de como proceder em relação aos gastos públicos nesta nova modalidade de eleições no Brasil, que já foi ensaiada nas eleições de 2006. As convenções ocorrerá entre 10 e 30 de junho segundo a resolução nº 22717 do TSE.

As convenções partidárias podem ser realizadas em prédios público e os partidos terão até às 19:00 horas do dia 05 de julho para fazer os registros de seus candidatos junto a Justiça Eleitoral.
Haverá de ser um alto investimento no setor marketing política e terão que disponibilizar de uma excelente assessoria jurídica para emitir os pareceres sobre a sua trajetória de campanha, uma vez que quase nada será permitido nas próximas eleições.

O candidato só terá o direito de andar de casa em casa, sem nada no bolso, pedir o voto e nada prometer, nem dar nada em troca, subir num palanque sem banda e com pouco som, falar e mostrar o que pensa em administrar. Nada de promessas, nada de caronas, nada de transporte de eleitores para comícios.

Quem pode ser candidato.

Segundo a norma vigente no país todos os pré-candidatos de Una estão habilitados para concorrer as eleições 2008, haja vista que nenhum deles tem contas rejeitadas nos tribunais de contas, nem foram condenados criminalmente com sentenças irrecorrível, apenas os analfabetos e os inalistáveis são impossibilitados de se candidatarem, segundo o artigo 1º, inciso I da Lei Complementar nº 64/90.

Cada partido isoladamente pode lançar até 23 candidatos a vereador, desde que 30% seja preenchido por mulheres, e se não conseguirem número suficiente poderão preencher as vagas até o dia 06 de agosto. No caso união dos partidos a coligação só poderá lançar o dobro de vagas, ou seja 18 candidatos.

A depender de um Projeto de Emenda a Constituição, que tramita na Câmara de Deputados desde 2004, o município de Una pode ser contemplado com mais quatro cadeiras parlamentar, porém o presidente da Casa já não terá disponibilizado 8% da arrecadação município para administrar, perdendo 0,5%. O presidente Juvenal Trindade administra em média R$ 60.000/mês e a Câmara ainda funciona no prédio da Prefeitura, sem pagar água, luz e aluguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.