Apoio cultural

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Postos de Saúde e farmácias fechadas

Os postos de saúde de Una estão fechados desde 20 de dezembro de 2007, ocasionando um aumento na demanda de atendimentos do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, que inclusive passa por uma seria crise administrativa e necessita de apoio.

A previsão para abertura dos postos será dia 07 de janeiro de 2008, enquanto isso os pacientes portadores de doenças crônicas e que necessitam de acompanhamento da medicina preventiva ficam sem atendimento.

Até as farmácias que fornecem medicamentos controlados e de doenças como diabetes e hipertensão arterial estão fechadas, deixando os necessitados numa situação critica, uma vez do alto custo do medicamento.

Vereadores de oposição e membros da sociedade civil organizada prometem ingressar com uma representação criminal no Ministério Público Estadual para que tome as devidas providencias junto ao Judiciário contra o secretario da Saúde e o prefeito.

Dona Maria do Carmo de 67 anos, portadora da hipertensão arterial, afirmou que essa posição é um ato de irresponsabilidade e impensado por parte da secretaria da Saúde, uma vez que a medicação é de alto custo e o dinheiro da aposentadoria não dar para suprir a despesa extra.

Segundo informações colhidas através de funcionários da secretaria, a medida partiu do prefeito em acordo com o secretário objetivando economizar recursos, inclusive próprios para esses fins. Os recursos são do Governo Federal não podendo ser utilizado em outras praticas.

2 comentários:

  1. É um absurdo o que está sendo dito nessa matéria, os postos de saúde, como a materia diz, são de saúde preventiva e se prepararam totalmente para o recesso, os medicamentos foram entregues para dois meses, o que desmente a declaração de falta de medicação, as consultas dos pacientes com doenças cronicas foram realizadas até o dia 20/12 com dedicação total dos funcionários e os numeros podem ser acessados no ministerio da saude, o que desmente a afirmação de abandono de pacientes sem consulta, e o principal, o objetivo da atenção básica é a medicina preventiva e a preparação para o recesso foi feita de acordo com essas normas, agora partindo do pressuposto de que os postos de saude atendem uma demanda imensa de clientes de emergencia que deveriam ser atendidos pela santa casa e não são faz com que no momento do recesso essa instituição seja obrigada a atender a demanda a qual se recusa a atender ao longo do ano, proplema esse que não diz respeito a administração municipal muito menos ao secretario de saúde, antes de escreverem besteiras como essas procurem se informar para saber o que é prevenção e agradecerem ao trabalho que a saúde realiza no município de Una, trabalho esse digno de grandes centros, por favor sejam honestos ao se colocar ao público e sejam inteligentes antes de querer falar bonito, poupem-me.

    ResponderExcluir
  2. Una Na Mídia responde ao comentário de anônimo

    Preliminarmente, gostaria de parabenizar e agradecer pelo acesso, e principalmente pelos comentários, uma vez que a discussão nos torna melhor, e proporciona um melhor estado democrático de direito.

    Na realidade a matéria reflete a pura realidade que ocorre procurando se isentar das paixões políticas. Sabedor que somos do conceito saúde preventiva, jamais pensamos ou tratamos de que os serviços dos PSF trabalha igualmente como a Santa Casa.

    De fato, louvamos a dedicação do corpo de funcionários, que mesmo sem receber seus vencimentos com regularidade tem se dedicado em melhor atender aos pacientes do município, inclusive fazendo o impossível. Também temos uma admiração especial pelo secretario da saúde, aliás um dos bons desse governo.

    Porém entendemos de que com saúde não se brinca, e na realidade é que se vem acontecendo no município, farmácia popular não pode fechar tem de se instituir regime de plantão para o seu funcionamento, quanto a saúde preventiva o tratamento de dois meses seguido não se supera num mês, para suprir recesso.

    Por fim, não seja abaixe o bom dialogo. Besteiras? Besteira e se calar diante de um desmando administrativo ou apoiá-lhe sem ressentimento ou credo e fundamentos religiosos, isso sim é uma grande besteira, pois o que se faz aqui, existe um Deus supremo que tudo enxerga, e a punição é certa.

    Quanto ao falar bonito, fico grato pelos elogios, porém dispenso os comentários, isso é uma dadiva dos céus. Enquanto, poupar-lhe, infelizmente não podemos, pois perderíamos um grande leitor, e isso vai causar muito mal ao blog. Precisamos da sua eterna assiduidade.

    Sucesso pleno em 2008. Do proximo identifique-se, para uma melhor discussão.

    ResponderExcluir

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.