Apoio cultural

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Máfia na Justiça baiana

Causou surpresa a muitos dos cidadãos baianos, devido a confiança excessiva que a sociedade deposita atrás das becas dos magistrados. A Justiça ao longo dos anos cresceu no conceito da sociedade civil organizada pela sua forma de porta-se, porém o Judiciário é muita das vezes confundido com o Ministério Público, que na maioria das cidades funcionam dentro do próprio fórum.

O Ministério Público é um órgão do Executivo e tem sua própria linha de conduta, assim como o Organismo Judiciário, que se divide em Magistrados (Juizes e Desembargadores) e Serventuários (Oficiais, Sub Oficiais e Escreventes). Em organismo que existem celulas diferentes, algumas delas é desvirtuadas dos ensinamentos doutrinários, e quando isso acontece o próprio organismo é responsável em expurgá-la do seu centro organizacional.

A justiça baiana como um todo é completa de homens de bens e honrados, a prova é que deu todo respaldo ao Ministério Público e as Policiais Militar e Civil de investigar suas próprias células. Um ou dois elementos não podem desgastar a imagem do Judiciário. Um dos maiores exemplos da moralidade na Justiça baiana é o Juiz da comarca de Una e o promotor, que sempre têm feito valer a Lei, pela legalidade e pela agilidade nos processos, salvo os recursos impetrados pelos que possuem poder alto poder aquisitivo.

A coragem do Promotor da Comarca em denunciar e a do Juiz em acatar a denuncia, afastando do Poder um homem eleito pelo voto popular, é verdadeiramente um ato invejável, e que só apenas os ensinamentos doutrinários de suas instituições são capazes de moverem o homem a se posicionar de tal forma, reta e justa.

O combate a corrupção inicia-se em cada cidadão que tem a obrigação de fiscalizar os passes do Estado e de seus dirigentes, pois só assim teremos os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo voltado para a moralidade e a ética com a coisa pública. Quando os doutores Ricardo e Márcio serem desembargadores teremos uma justiça ainda mais de coragem, atuante e justa. Parabéns aos Magistrados. Uma singela homenagem do blog Una Na Mídia aos profissionais do Poder Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.