Apoio cultural

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Urna eletrônica terá foto do candidato a vice-prefeito

Texto e foto do TER-Ba

Nas eleições municipais deste ano, os eleitores contarão com uma novidade ao votar na urna eletrônica. Ao digitarem o número do candidato a prefeito, a fotografia do respectivo candidato a vice-prefeito também aparecerá, em tamanho menor, na tela. A medida, implantada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem por objetivo dar maior visibilidade na escolha dos gestores públicos.

Na avaliação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, a decisão do TSE inicia um processo de eliminação das candidaturas clandestinas. "Precisamos de autenticidade democrática na política. A partir de agora, a fisionomia do candidato a vice-prefeito também figurará na urna eletrônica. É preciso que o povo, que o eleitor, conheça a chapa inteira. Senador e seus dois suplentes, presidente da República e governador e seu vice. Isso é o poder desnudo", argumentou Britto.

A assessora de imprensa do TRE-BA, Cezaltina Lellis, esclarece que, com a inovação, o TSE cumpre com a sua missão de manter os eleitores cada vez mais informados, proporcionando maior transparência no processo eleitoral. “Na análise do planejamento de eleições anteriores, constatou-se que a maioria do eleitorado não tinha conhecimento de quem era o vice-prefeito.
Diante disso, surgiu a idéia de divulgar a foto do vice na urna a fim de mostrar aos eleitores quem poderá substituir o prefeito. A cada ano, os TREs estão se empenhando em dirimir as dúvidas dos candidatos e eleitores a fim de que as eleições transcorram na mais absoluta lisura, organização e transparência”, salienta Cezaltina Lellis.
Histórico
O voto por meio de urna eletrônica foi implantado a partir das eleições municipais de 1996. Na ocasião, segundo os critérios estabelecidos pelo TSE, apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores utilizaram-se da urna eletrônica. Em 1998, no processo de ampliação da votação eletrônica, o critério de eleitorado sofreu alterações, alcançando todos os municípios com mais de 40.500 eleitores. Em 2000, as eleições foram informatizadas em 100% do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.