Apoio cultural

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A maior jazida do mundo com teor de ferro-vanádio, foi encontrada em Maracás.

Matéria-prima para aço especial de alta resistência utilizado na construção de avião de grande porte, ferramentas, oleoduto e gasoduto, foi encontrada na Bahia, em uma reserva de mais de 17,3 milhões de toneladas que representará um faturamento bruto de R$ 324 milhões.

Uma empresa canadense vai investir R$ 216 milhões para uma produção anual de cerca de cinco mil toneladas. A previsão para inicio da exploração será no ano de 2010, assegura a assessoria de comunicação do Governo da Bahia.

Além de ferro-vanádio os engenheiros encontraram platina e paládio nas jazidas. O produto encontrado tem um teor de 1,44%. Em Maracás a descoberta é superior a 1% da maior do mundo, registrada nas usinas da África do Sul.

Maracás fica há 400 km de Salvador, próximo às cidades de Jequié e Vitória da Conquista, com uma extensão territorial de 2.435 km² e uma população de 34.221 habitantes. Com pouco mais de 522 votos à frente do segundo colocado, Nelson Luiz dos Anjos Portela foi eleito prefeito pelo DEM em 2004. O município tem 17.082 mil eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.