Apoio cultural

sábado, 28 de janeiro de 2017

Banco do Brasil reduzirá serviços em Una.

Se já não tinha um atendimento de excelência, a coisa ainda pode ficar "mais" pior.
A agência do banco do Brasil, em Una, cujo atendimento já não é muito bem recomendado pela comunidade, em face do tempo de espera para atendimento, acaba de perder dois funcionários. Um foi aposentado, e o outro foi transferido para uma agência em Ilhéus. 

Na agência ninguém comenta sobre a transferência do funcionário Tatsumi Kato, a propósito, um dos mais eficientes do banco. As notícias oficiosas são de que a empresa de economia mista prezando pela redução de custos, em detrimento do bem servir a comunidade, extinguiu alguns cargos, dentre eles, o do funcionário transferido.

Aos clientes da agência que se sentirem prejudicados no atendimento, existe uma Lei Municipal que concede direito de indenização ao cidadão que demorar mais do que 15 (quinze) minutos na fila para ser atendido, mas ele precisa provar através do sistema de senha fornecido pelo banco e pelo sistema de monitoramento de câmera cedido pela agência. 

Na Bahia já existe uma decisão da Justiça Federal que obriga aos bancos de todo o estado a disponibilizar o prazo de 15 (quinze) minutos para atendimento ao cliente, cujo tempo se estende para 30 (trinta) minutos nos dias que antecedem ou sucedem aos feriados prolongados. Por desobediência, o banco pode pagar R$ 30 mil de multa diária.

Administração de Tiago de Dejair perdeu 26,19% dos repasses da União.

A nova administração do município de Una teve uma perda de R$ 670.276,90 nos recursos repassados pelo estado da Bahia e pela União. O FUNDEB foi onde a diminuição sofreu o maior impacto, a queda ficou na ordem de 49,82%. O estado da Bahia passou R$ 36.306,22 a menor em relação ao ano passado, e o Fundo de Participação dos Município - FPM teve um acréscimo de 1,25%. Una será contemplada até do dia 31, o repasse correspondente a R$ 1.888.708,19. 

A folha de pagamento do município ultrapassou no mês de outubro o valor de R$ 2 milhões, e uma cooperativa que administra o quadro de pessoal do Hospital Municipal Frei Silvério abocanha quase de R$ 300 mil/mês do município, em 2016 a Cooperativa de Trabalho Nacionalcoop recebeu R$ 3,4 milhões pela prestação de serviço, segundo dados do portal da transparência.

Possivelmente, o prefeito já deva ter problemas com o pagamento de pessoal neste mês de janeiro, pois pelos cálculos, terá de aguardar receitas próprias para complementar o valor que será gasto na folha de pessoal. Os especialistas em economia afirmam que a queda nas receitas dos entes federativos serão constantes neste ano de 2017. O governo do estado que não concedeu reajuste salarial dos servidores no ano passado, sinaliza que este ano os servidores também não receberam aumento. 

As receitas repassadas são frutos dos tributos (impostos, contribuições e taxas) que o estado arrecada. O Brasil está em recessão com alta taxa de desempregado, inflação em alta, e altas taxas de juros, fenômenos que diminuiu o poder de compra dos contribuintes, e afeta drasticamente a arrecadação tributária. 

O prefeito que fez um evento com estrutura de média em Comandatuba e gastou aproximadamente R$ 50 mil, ensaia repetir a qualidade do evento no distrito de Outeiro, co dois dias de festa na primeira semana de fevereiro, deverá se conter nos gastos com eventos festivos – promessa de campanha, tendo em vista que aumentará o custo com os serviços públicos, a exemplo do aumento no contrato do lixo, na ordem de 11% a maior, em face de um processo licitatório mal dirigido.

No inicio da gestão Tiago de Dejair prometeu reduzir os custos dos contratos e o subsídios dos cargos de confiança, além de próprio salário e dos secretários, na ordem de 20%, mas o ato ainda não foi publicado no Diário Oficial do Município. Já os vereadores decidiram por receber os vencimentos referentes à legislatura passada, no valor de R$ 6 mil, porém mantiveram os “assessores” parlamentares.

Mais uma moto recuperada pela PM

Policiais Militares do Terceiro Pelotão apresentaram na tarde de ontem (27) no plantão da 7ª COORPIN/Ilhéus, uma motocicleta de placa policial NTR-2498, com restrição de roubo. O veículo estava de posse de Marcelo Santana dos Santos, que alegou para os policiais que fez a aquisição do veículo de boa fé.

A vítima do roubo disse a PM que foi abordado por cerca de 06 (seis) indivíduos armados no bairro Nossa Senhora da Vitória, a cerca de 01 (um) mês. Ele disse que comprou o veículo a prestação e ainda estava pagando.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Lourinha do MG caiu em Santa Luzia, com drogas.

Caliane Franciscone de Oliveira, 21 anos, e Eduardo Soares dos Santos, 20 anos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia da cidade de Santa Luzia, após serem flagrados por policiais militares daquele Pelotão de posse de 182 pedras de crack, 05 buchas de maconha, 01 celular samsung, 04 comprovantes de deposito da Caixa Econômica Federal e R$ 105,00, em espécie. 

O casal foi preso e autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico e deve aguardar decisão judicial sobre a prisão deles no Presidio de Itabuna. Suspeita-se que a dupla funciona como "mula" no intercâmbio da comercialização de drogas entre Una e Santa Luzia, já que Caliane tem residência fixa no bairro Marcel Ganem.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Nossa história em fotos: Colaboração Ronaldo Lambança

Foto dos anos 80. Alvininho da Bahia, Orlando Ganso (ex-vereador), Pedro Jervan (ex-vereador), Evaldo (ex-gerente do Baneb), Raimundo Madureira, Lambança e Souza e Adroaldo (ex-técnicos agrícolas da EDJAB)
Dona Terezinha e Dona Felinha
Aniversário de 15 de Larissa Costa. Dentre as personalidade estão Reinaldo Barreto, Alan Frisso, Gusmãozinho, Pedrinho, Yorei, Leandro, Leonardo (Buda), Neto, João Bigunganga, Bruno de Ibirataia, Moço e Vilma.
Festa no Clube Social de Una. Meado dos anos 80. Dona Terezinha, Mario do Boi, Vilma e Professora Marizete
Zé Pretinho e Ronaldo Lambança

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Por que os Municípios estão em Crise?

Por: GILVAN TAVARES- SERVIDOR PÚBLICO E PROFESSOR DA FACULDADE DE ILHÉUS.
É voz corrente, a nível nacional, que os municípios brasileiros, todos eles, estão INVIABILIZADOS de cumprirem com as suas devidas obrigações institucionais. Usei esse termo, inviabilizado, porque falido não soa bem para um órgão público, principalmente para uma esfera de Poder. Inviável é a denominação mais correta porque se trata de uma situação corrente que pode mudar de acordo com as reviravoltas de procedimentos a respeito da polemica do Pacto Federativo. Na realidade, a situação dos poderes locais, é na sua maioria, caótica. Os cidadãos, principalmente os mais indignados, vão debitar essa conta às práticas viciadas e imorais que alguns governantes teimam em manter. Outros, mais tolerantes, irão dizer que as fontes de financiamento dos municípios não acompanharam, no mesmo patamar quantitativo, às suas crescentes e infinitas obrigações, principalmente após a promulgação da Constituição Cidadã.

Os estudiosos de Finanças Públicas, certamente vão trilhar pela discussão do Pacto Federativo, mormente no ponto central da polêmica que é a injusta distribuição do bolo tributário, entre os Entes Federativos. O Governo Central detém o filé mingnon da tributação e das inúmeras formas de gerar recursos financeiros, enquanto os Municípios, sede dos problemas, ficam com a parte mais insignificante da geração de riquezas. As obrigações municipais são cada vez mais crescentes e os controles sociais cada vez mais ativos e bem estruturados. O Ministério Público, por exemplo, tem sido um instrumento de cidadania da mais alta valia, mas, ao mesmo tempo, uma dor de cabeça para as Unidades Locais, ante as infinitas demandas e obrigações de cumprimento das políticas públicas que são classificadas como dever de casa dos Municípios.

Na medida em que o processo econômico possibilita melhor qualidade de vida e informação, as comunidades ficam mais exigentes e politizadas. As demandas sociais da atualidade são bem diferentes das reivindicadas no passado, em gênero número e grau. A Lei de Responsabilidade Fiscal além de ser um manual de boas maneiras para a prática da execução orçamentária, também criou o instrumento do Ajuste Fiscal que é uma pérola para moralizar as contas públicas, mas, ao mesmo tempo, um pesadelo para os Governantes, principalmente ao cumprirem as demandas sociais, a agenda positiva, os investimentos necessários e os compromissos de campanha. Os orçamentos sempre limitados e deficitários tornam os Gestores incapazes e criam um clima de insatisfação popular. A população fica na bronca porque não tem os serviços públicos colocados à sua disposição da forma como deveriam. As cidades ficam feias, mal cuidadas e a opinião pública por não ser devidamente informada ou conhecedora desse processo de escassez de recursos, associa essa precariedade ao descaso, ao descompromisso e aos desvios de recursos para as práticas nada lícitas. Portanto, enquanto não houver um sistema irrigado de provisão de recursos financeiros devidamente institucionalizado na nossa Constituição Federal, as comunidades vão penar. 

No entanto, é bom lembrar, que o problema não se restringe apenas à insuficiência das fontes de financiamento, perpassa também por algumas praticas nada decentes na forma de administrar. O desperdício, o desinteresse, a desinformação, as ações ilícitas, o balcão de negócios a e a falta de conhecimento do que seja o trato com a coisa pública, são contributos relevantes para uma Gestão estarrecedora. No meio da escassez e das restrições orçamentárias esses elementos de más práticas de gerencia, também têm sido os grandes vilões da situação de caos em que se encontra a maioria dos municípios brasileiros. Digo maioria porque ainda temos bons exemplos de Gestão Pública e de satisfação popular em algumas localidades. 

O quadro é este e a tendência é piorar porque o GOVERNO FEDERAL não tem nenhum interesse em mudar essa situação. Falar de Reforma Tributária ou de aumento na participação dos Repasses da União são agendas inexistentes e descartadas pelo Poder Central. Quanto mais concentração de recursos em Brasília, mais os Prefeitos precisam peregrinar nos Gabinetes Ministeriais, sempre com o chapéu e a ficha de filiação partidária nas mãos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PM recupera moto roubada, em distrito de Colônia


Policiais militares do 3º Pelotão foram recebidos a tiros na rua da Jaqueira, distrito de Colônia, durante a incursão os policiais militares recuperaram a uma moto Honda/Bros PP PJO-7799 (Porto Seguro – BA). Ninguém foi preso, nem se feriu.


Moto roubada na Cariua
E nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19), indivíduos armados invadiram uma fazenda na região da Cariua e roubaram uma moto pop, cor preta placa policial JQT-2283 (Arataca-Bahia) tomando rumo ignorado. A PM diligencia no sentido de recuperar o veículo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

R$ 19.900,00 será o investimento na infraestrutura da Festa de Comandatuba.

O Diário Oficial de hoje (18) publicou a homologação do contrato da empresa que fornecerá infraestrutura para a promoção da festa do padroeiro de Comandatuba. O custo que o município terá com palco, luz, som e gerador será na ordem de R$ R$ 19.900,00. A empresa contemplada é da cidade de Itagibá.

Não se sabe o valor que será pago aos artistas que se apresentarão no evento, uma vez que o contrato deles será feito pelo processo de inexigibilidade. Deverão se apresentar os artistas: Artur Giovani, Kalin Sá, Alvininho da Bahia, Tsunami, Tony Canabrava, PagoFunk e O Arrasto.

IPTU será pago com 20% de desconto, mas terá um acréscimo de 6,98%.

Imagem Ilhéus 24h
Quem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU até do dia 30 de junho será contemplado com o desconto de 20%, segundo do decreto n.º 53, de 02 de janeiro deste ano, mas publicado na edição de hoje (18) do Diário Oficial do Município. Após a data o contribuinte pode dividir o tributo em até três parcelas, sem juros. O prefeito aproveitou e reajustou por decreto o tributo com base no Índice do Preço ao Consumo Amplo - IPCA, que ficou em 6,98%. O Decreto n.º 54, é de 02 de janeiro de 2017.

O IPTU é um imposto que compõe as receitas próprias do município e com base na Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO, o prefeito tem a liberalidade para utilizar da melhor forma que beneficie a comunidade e seja melhor conveniente a sua administração. Este tributo serve para investir em limpeza urbana, infraestrutura, e nas estradas vicinais, além de outros fins. Ele, assim como o ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e ao ISS - Imposto Sobre Serviço, ingressam diretamente na conta movimento da Prefeitura, são tributos sem vinculação.

41 cargos comissionados já foram distribuídos pelo prefeito.

O prefeito Tiago de Dejair, após publicação deste blog,  decidiu mostrar a cara da equipe de vai auxiliá-lo em seu governo. Dentre os escolhidos pelo prefeito há figuras novas, alguns assessores de fora e alguns que vêm da administração anterior e outros sem formação acadêmicas nas áreas de assunção.

Apostando na técnica administrativa, o prefeito decidiu manter o diretor do Hospital Municipal Frei Silvério, o administrador Rony Claudio Sertório, além da diretora da creche a Professora Georgiana Simões, e o chefe de divisão da Secretária de Desenvolvimento Social. O prefeito optou por escolher duas advogadas de fora para assessorá-lo, em detrimento de causídicos locais.

Tiago de Dejair escolheu um leigo (não tem formação na área contábeis) para assumir as funções da diretoria da contabilidade de município, setor extremamente técnico. O escolhido por Tiago é irmão do ex-vice-prefeito do pai dele, o Sr. Beto Careca. Este que se alto declara controlador da Secretária de Finanças do município.

Os distritos de Colônia e Pedras de Una não tiveram nomeações de administradores, nestes locais o prefeito não conseguiu vitória nas eleições do ano passado, mas no local onde ele foi melhor votado proporcionalmente, distrito de Outeiro, ele também não definiu o administrador. Os interessados são o ex-vereador Martan Maciel e seu ex-assessor Pedo de Norma.
GABINETE DO PREFEITO
1.       
RODRIGO TUYUTY LACERDA
Secretário Executivo do Gabinete do Prefeito
2.       
MÁRCIO DO ROSÁRIO BORGES
Motorista Executivo do Gabinete do Prefeito
3.       
LARA KAUARK SANTANA
Assessora Jurídica
4.       
DANUSA BRANDÃO LIMA ANDRADE
Assessora Jurídica
SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO
5.       
FRANK MATA
Assistente Administrativo da Secretaria da Administração
6.       
JOSÉ CARLOS GUALBERTO DOS SANTOS
Distrito de Vila Brasil
7.       
ANAIDE MACIEL TRINDADE
Auxiliar de Administrador do Distrito de Comandatuba
8.       
GIDEON CLARINDO DOS SANTOS
Chefe do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT
9.       
ALISON DE OLIVEIRA LEMOS
Chefe do Departamento de Pessoal
10.   
MARCELO RODRIGUES ALVES
Assistente Administrativo da Secretaria da Administração
11.   
ANTÔNIO WASHINGTON REIS DE MACEDO
Chefe do Setor de Compras
SECRETÁRIA DE VIAÇÃO, OBRAS E TRANSPORTES
12.   
JOSÉ BATISTA DE OLIVEIRA FILHO
Chefe da Divisão de Limpeza e Iluminação Pública
13.   
CLAUDEMIR SANTOS DA SILVA
Chefe do da Divisão de Transportes
SECRETPARIA DE FINANÇAS
14.   
ALESSANDRO MARQUES CHAVES
Chefe da Divisão de Arrecadação e Tributação
15.   
FÁBIO CHAGAS DE ALMEIDA
Diretor da Divisão de Contabilidade
16.   
FABRÍCIO GOMMAIRE E RHOITCHI ANTONIE CELEN KURIBAYASHI
Diretor Executivo da Secretaria das Finanças
17.   
DANIEL SILVA SOUZA
Chefe da Divisão de Controle, Avaliação e Auditoria
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
18.   
ANDRÉA AFONSO DOS SANTOS
Diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira
19.   
JOSELICE LIMA DOS SANTOS
Diretora da Escola Municipal Libberalino Barbosa Souto (Vila Brasil)
20.   
ADENILDA ALVES PEREIRA
Diretora da Escola Municipal Cândido Romero Pessoa
21.   
TÂNIA MÁRCIA OLIVEIRA SOUZA SILVA
Diretora da Escola Municipal André Rebouças
22.   
KARINA DE JESUS FERREIRA
Diretora da Escola Municipal Santa Rita
23.   
JOSELMA SILVA DE ANDRADE
Diretora da Escola Municipal Fábio Souto
24.   
GEORGIANA SANTOS DE SANTANA SIMÕES
Diretora da Creche Municipal Frei Silvério,
25.   
ANTÔNIO RAIMUNDO SILVA DE SANTANA
Diretor da Escola Municipal Alice Fuchs de Almeida – CMAFA
26.   
GILVAN REIS SANTOS
Diretor das Escolas do Campo
27.   
MARIA CECÍLIA ARAÚJO DOS SANTOS
Diretora da Escola Municipal David Soares Pinheiro
28.   
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS
Diretora da Escola Municipal Mico Leão (APAE)
29.   
CLEIDE MARIA DA SILVA RAMOS
Secretária Escolar da Escola Municipal Anísio Teixeira
SECRETÁRIA DE SAÚDE
30.   
ANSELMO MESSIAS RIBEIRO DA SILVA JÚNIOR
Diretor Médico do Hospital Municipal Frei Silvério Gigli
31.   
RONY CLÁUDIO MODESTO SERTÓRIO DE SOUZA
Diretor Administrativo do Hospital Municipal Frei Silvério Gigli
32.   
ARIVAN SANTANA LEÃO
Chefe de Almoxarifado da Secretaria da Saúde
33.   
RUY BARBOSA RAMOS
Técnico de Processamento de Dados
34.   
RAISSANDER FERMO DALMAGRO
Secretário Executivo da Secretaria da Saúde
35.   
CARLOS OLIVEIRA DOS SANTOS
Chefe da Divisão de Vigilância à Saúde
36.   
EDIMÁRIO DOS SANTOS FERREIRA
Chefe da Divisão de Administração da Secretaria da Saúde
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
37.   
TÁSSIO OLIVEIRA RIOS
Chefe da Divisão de Assistência Social
38.   
LEANDRO TRINDADE DOS SANTOS
Gestor do Programa de Inclusão Digital
39.   
SANTINHA DA SILVA BATISTA
Diretora Administrativa da Secretaria do Desenvolvimento Social
40.   
RODRIGO CALIMAN
Diretor Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Social
41.   
ADRIANO RUSCIOLELLI DA SILVA
Gestor do Programa Bolsa Família