Apoio cultural

domingo, 30 de setembro de 2012

Zé Pretinho vai desistir e não vai apoiar ninguém.


É o que garante um assessor muito próximo do político. Segundo essa pessoa, intimamente ligada ao candidato, Zé Pretinho está sem recurso financeiro para ingressar com um Recurso Especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral, para reformar o acórdão do TRE-BA, que negou provimento a seu recurso, contra decisão do Juízo de Primeiro Grau. Zé Pretinho não está filiado a partido político, este foi o único óbice que lhe impossibilitou das disputas as eleições.

Porém, esta decisão ainda não se confirma considerando que o político pode dar uma reviravolta e tentar registrar o nome da sua mulher ou de seu filho e manter seu nome e sua foto na urna eletrônica. Ou seja, o eleitor vota em Zé Pretinho de fato, mas de direito assumiria, numa remota vitória, o candidato registrado, no caso, o filho ou a mulher.

A outra possibilidade é a aliança de Zé Pretinho ao grupo de Beto Careca, considerando que os políticos são amigos íntimos, inclusive há noticias de que Beto Careca, sempre que pode, socorre financeiramente o candidato, vez que está desempregado há quase quatro anos, quando deixou o cargo de prefeito afastado.

Outra notícia, também não confirmada oficialmente, é a possibilidade do político ter recebido pressão de base do Governo do Estado para desistir da corrida eleitoral, vez ser bastante remota a possibilidade da vitória nas urnas e devido aos empecilhos jurídicos, mas que este pode fazer a diferença, considerado ter um número considerável de eleitores fidedignos e qualquer guinada de Zé Pretinho pode empenar o processo político.

O certo é que Zé Pretinho não é candidato, pois segundo o voto do relator do processo em sede de recurso no TRE-BA e no sítio do TSE, existe uma certidão constando que o político não está filiado a partido político a por isso não pode concorrer ao pleito eleitoral.

Camila Caliman também perdeu uma grande amiga

https://www.facebook.com/photo.php?bid=371696199577815&set=a.149733481774089.39307.100002123133076&type=1&relevant_count=1&ref=nf
Foto: Do facebook de Camila Caliman - 10º FÓRUM EMPRESARIAL - HOTEL TRANSAMÉRICA. ABRIL/2011

Acórdão que jogou Zé Pretinho fora da disputa política na íntegra.


















quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral diz não e Zé Pretinho estar fora da política 2012.

Zé Pretinho de cabeça baixa pensando no que vai fazer

 Ao menos à princípio. Com a decisão do TRE-Ba em não reformar a decisão do Juiz Eleitoral, Dr. Régio, que deixou inelegível José Bispo Santos, o Zé Pretinho, este tem três destinos a seguir, ou substitui seu nome por outro e salva seu ex-desafeto Davi Cerqueira e Gerusa, esta apoiada pelo vice Nilton Nogueira, aliás Nogueira foi um dos vereadores que provocou o Ministério Público pelo afastamento do prefeito em 2008; apóia Beto Careca (PSL), como um gesto de gratidão pelo apoio sempre recebido do mesmo ou desiste de vez de participar da política e volta a trabalhar. Está lançado o desafio.

Os mais confiantes apostam que o ex-prefeito deve lançar o nome do seu filho ou da mulher como substituto na chapa majoritária, porém estes não receberiam apoio maciço do colerrigionários, considerando que no caso o filho ou a mulher do ex-prefeito entrariam lisos, sem compromissos com os que acompanham Zé Pretinho. Alguns dos que acompanham tem a garantia do ex alcaide em participar da gorda fatia do bolo da gestão administrativa. Ainda, com essa decisão, Zé Pretinho salva o seu grupo de vereadores, especialmente Davi Cerqueira e Gerusa.

Mas ainda existem aqueles que pensam num apoio de Zé Pretinho ao grupo de Beto Careca, considerando a forte amizade entre os dois políticos, inclusive com apoio financeiro nos momentos mais difíceis. Porém, existe outra possibilidade, esta pouco provável, do ex-prefeito dar adeus ao cenário político no momento. O certo é que ainda existe recursos judiciais de José Bispo tentar participar do processo politico atual, porem com possibilidades remotas, considerando que o ex-prefeito tem duas contas rejeitas pelo TCM e não estar filiado a partido político.

APÓS A EDIÇÃO DESTA MATÉRIA, O BLOG FOI QUESTIONADO POR NÃO TER AVENTADO A POSSIBILIDADE DE ZÉ PRETINHO APOIAR DIANE. SE, É QUE HÁ ESTA POSSIBILIDADE, O BLOG A DESCONHECE, E DESTA FORMA, NÃO SE PODE PUBLICAR O DESCONHECIDO. PORÉM, ENTENDEMOS QUE ESTA POSSIBILIDADE SEJA TÃO REMOTA QUANTO A PONTE QUE LIGA UNA A CANAVIEIRAS RETORNAR COMO ERA ANTES (DE PASSAR APENAS UM CARRO POR VEZ). SALVO MELHOR JUÍZO.

domingo, 23 de setembro de 2012

Paulo Magalhães pede que o povo não vote em traidor.

O criador (Dep. Paulo Magalhães) e o criado (Zé Pretinho)
Segundo o deputado, ele também foi vitima, do seu ex-prefeito e candidato Zé Pretinho. Paulo Magalhães, um dos responsáveis pela acessão de Zé Pretinho no cenário político regional, além de atribuir diversos adjetivos ao político o chamou de traidor e enganador, e que Una não pode permitir que gente dessa qualidade retorne ao poder. Zé Pretinho não vai conseguir o registro no TRE, porém segundo Magalhães, prefere que tenha o registro deferido para que o povo seja seu real julgador dizendo não as praticas do político.

Paulo Magalhães disse que à época de Zé Pretinho, foi o período que Una mais recebeu recursos, todavia não teve o fim alcançado, havendo vários desvios do erário público e que só fez enriquecer gestor da época. O parlamentar disse que Una o conhece e sabe quanto de recurso e benefício ele conquistou para a administração passada, todavia os recursos não foram usados em benefício do povo, mas em benefício do próprio gestor e de alguns poucos. Quando o PT ganhou o Governo da Bahia, Zé Pretinho foi um dos primeiro políticos da região a abandonar o seu companheiro Dep. Paulo Magalhães, que era o DEM, para buscar apoio ap Dep. Gedel Vieira Lima (PMDB).
Veja do discurso do deputado na íntegra.



sábado, 22 de setembro de 2012

Morreu Professora Conça com quase 90 anos.

Professora Conça e Dr. Valter
Maria Conceição de Amorim foi professora, Secretária de Educação, Secretária de Administração e uma pessoa dedicada às causas sociais. Integrante da família de Dr. Manoel Pereira de Almeida, era casada, com o Dr. Valter de Amorim, por quase sete décadas, ficou viúva a pouco mais de um ano. Deixa o legado, do bom servir e a responsabilidade para com a causa pública. Descanse em paz.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral esclarece sobre eleições em Canavieiras e Una

Texto na íntegra retirado do Jornal Tabu On Line de Canavieiras


Justiça Eleitoral esclarece sobre eleições em Canavieiras e Una

O juiz Régio Bezerra Tiba Xavier, titular da 116ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Canavieiras e Una, presta a seguir uma série de informações e, inclusive, faz importantes recomendações à cerca do pleito marcado para o dia 7 de outubro.
Conforme explica o juiz, “a 116ª Zona Eleitoral iniciou os preparativos para o pleito vários meses antes das eleições, de modo a envidar esforços para que tudo ocorra dentro da normalidade e para que conclua a apuração entre as primeiras da Bahia”.
A fiscalização de eventuais irregularidades na propaganda eleitoral e de excessos na abordagem do eleitor em busca de seu voto continua sendo alvo prioritário da  Justiça Eleitoral, alerta o juiz Régio Bezerra Tiba Xavier.
Eis, por tópicos, as informações gerais de grande interesse geral para Canavieiras e Una, prestadas pelo titular da 116ª Zona Eleitoral:

ESCOLHA DE JUIZ ELEITORAL
O juiz é escolhido entre aqueles que judicam na comarca onde está localizado o cartório Eleitoral e exerce a jurisdição pelo prazo de dois anos. A 116ª Zona Eleitoral engloba as comarcas de Canavieiras e Una, mas o cartório está localizado na primeira cidade.
Assim, o juiz eleitoral será um dos magistrados que labutam em Canavieiras. Antes do atual juiz eleitoral, o magistrado titular da vara Criminal exerceu a jurisdição. Na sequência a magistrada titular da vara do Sistema dos Juizados Especiais será a juíza eleitoral, exceto se não aceitar a jurisdição eleitoral.

IMPARCIALIDADE DO JUIZ ELEITORAL
Todos os magistrados brasileiros gozam de certas garantias constitucionais para o desempenho imparcial de suas atividades, dentre as quais a inamovibilidade. Isso significa que o juiz de direito somente deixará a comarca se assim desejar, excetuada a hipótese de remoção pelo voto de dois terços dos membros do Tribunal a que estiver vinculado, assegurado ao mesmo o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal.
Deste modo, o juiz eleitoral exerce seu mister com total imparcialidade e serenidade, não estando suas decisões sujeitas a quaisquer tipos de pressões, inclusive políticas. O juiz somente deve obediência à Constituição Federal, às leis e a sua própria consciência, não estando sua convicção subordinada a qualquer pessoa, seja presidente da República, deputado, senador, desembargador etc.
Então, são mentirosos e enganadores eventuais boatos de que o juiz eleitoral vai beneficiar determinado candidato, foi comprado ou tem medo de ser afastado por desagradar alguém.

PROPAGANDA ELEITORAL EM CANAVIEIRAS
Os candidatos, partidos políticos e coligações têm realizado a propaganda eleitoral de modo bastante civilizado, de sorte a atender o quanto estipulado em reunião com a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral. Os candidatos, as coligações e os partidos políticos recebem, nesta oportunidade, parabéns da Justiça Eleitoral pela propaganda ordeira.
A lei eleitoral dispõe que a utilização de alto-falantes e amplificadores de som é permitida das 8 h às 22 h, exceto nos comícios em que o horário é estendido até às 24 h. Na citada reunião ficou estabelecido que o horário será das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h, de modo a preservar a tranquilidade dos eleitores durante o período de almoço e antecipar o silêncio no repouso noturno.
Na reportada reunião também restou certo que os mini-comícios, os chamados “bate-papos”, serão realizados até às 22 h e não até às 24 h. Cada coligação majoritária fará somente um comício, em datas já acertadas e próximas ao pleito, oportunidade em que poderão estender até as 24 h.
Também restou acordado que no dia 6 de outubro de 2012, véspera das eleições, nenhum candidato, coligação ou partido político colocará seus carros de som nas ruas, de maneira a trazer tranquilidade aos eleitores na iminência da votação.
Em verdade, os carros de som atrapalham em demasia, impendem ou dificultam, dentre outros, o sossego alheio (o descanso do idoso, a soneca do bebê), a conversa ao telefone, a aula das crianças e adolescentes, o diálogo entre as pessoas e a atividade comercial. É desrespeito similar àqueles que deixam sacos de lixo nas calçadas e canteiros, os quais, até a chegada do caminhão, são revirados por urubus e deixam a cidade suja e fétida.
Em Canavieiras alguns veículos com sonorização irregular já foram apreendidos e somente devolvidos aos proprietários após análise da documentação e a realização de audiência criminal, onde, em sede de transações penais, foram aplicadas penas pecuniárias.
A utilização indevida de aparelhos sonoros, além de configurar irregularidade eleitoral, configura infração penal (contravenção penal de perturbação do sossego ou crime ambiental a depender do caso concreto).
Vale dizer que para a caracterização da contravenção penal de perturbação do sossego é desnecessário que o evento ocorra antes das 8 h e depois das 22 h, nos termos da chamada “lei do silêncio”.
Em qualquer hora do dia ou da noite pode ocorrer a contravenção penal, sem que seja inclusive necessário a utilização do decibelímetro (somente o crime ambiental exige este aparelho, posto que estabelece que o evento cause potencial dano à saúde).
Assim, qualquer pessoa pode acionar a Polícia Militar caso seja incomodada com barulho alheio, não somente decorrentes de aparelhos de som (utilizados por vizinhos, igrejas, bares etc.), mas também em virtude de cachorros que não param de latir, criatórios de galinhas e outros.

CAMPANHA ELEITORAL
Apesar de a propaganda eleitoral seguir de modo bastante satisfatório, não se pode dizer o mesmo acerca da ação ilícita de alguns candidatos.
Infelizmente já chegam ao conhecimento da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral algumas práticas ilícitas que podem configurar compra de votos, a exemplo de prestação de serviços, outrora pagos, de forma gratuita; entrega de materiais de construção; utilização eleitoreira de órgãos públicos em benefício da candidatura; pagamentos de contas de eleitores (energia elétrica, água etc.); transporte de pessoas até Ilhéus a fim de expedir documentos no SAC ou realizar consultas ou exames médicos; distribuição de cestas básicas e “vales” para retirada de produtos em supermercados.
Caso o eleitor tenha recebido dinheiro, presente ou qualquer vantagem do candidato já terá motivo para não votar nele. Quem compra voto é desonesto e criminoso e certamente, caso eleito, manterá a postura imoral e ilegal para ser ressarcido das despesas de campanha em detrimento dos cofres e bens públicos.
Repito: se você recebeu dinheiro ou vantagem de algum candidato não vote nele, pois será um câncer para o município. Vote em outro. Não tem como o candidato desonesto descobrir em quem você votou! Mesmo que ele tenha anotado o número do seu título de eleitor não pode fazer nada!
Os candidatos que compram votos, caso eleitos, poderão perder os cargos.

DENÚNCIAS
Ninguém aqui é criança para imaginar que todos os candidatos estão portando-se decentemente. Resta claro que alguns estão a praticar crimes, em especial compra de votos.
Atualmente a fiscalização está sendo realizada pela Justiça Eleitoral, pelo Ministério Público Eleitoral e pelo serviço reservado de determinada força policial, além da Polícia Militar. Infelizmente isso ainda é pouco para evitar e reprimir as práticas ilícitas.
Destarte, é necessária a participação ativa dos cidadãos de bem na fiscalização das eleições municipais, o que pode ser realizado com alguma facilidade, já que hoje são comuns os telefones celulares com câmera fotográfica e de vídeo.
As denúncias anônimas, conquanto sejam úteis, não servem para embasar, por si sós, sentenças condenatórias. Se possível, prefira fazer as denúncias por escrito com sua identificação e relação de testemunhas para a cabal apuração dos fatos.
Logicamente quando o crime está ocorrendo naquele momento não há espaço para a denúncia escrita, de modo a exigir-se que seja verbal.
As denúncias de irregularidades ou de crimes, além do telefone 190, podem ser realizadas no cartório Eleitoral (localizado no prédio do fórum) e no Ministério Público Eleitoral (situado na rua Otávio Mangabeira), além dos sítios eletrônicos www.tre-ba.jus.br ewww.mp.ba.gov.br.

CELERIDADE NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS
Alguns processos eleitorais, a exemplo dos referentes à captação ilícita de sufrágio e de gastos ilícitos em campanha, demoram tanto que acabam por perder o objeto com o término dos mandatos dos réus.
Entretanto, para evitar que casos tais ocorram em Canavieiras e Una, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral assumem o compromisso de propiciar aos processos eleitorais trâmite célere, de modo a entregar a prestação jurisdicional rapidamente.
É digno de nota que algumas sentenças eleitorais são exequíveis desde logo, sem que seja necessária a confirmação por órgãos judiciais superiores, de maneira que o réu em algumas situações pode perder o mandato já em primeira instância, sem prejuízo de eventual recurso interposto.
O alerta não serve somente para os candidatos, mas também para todas as pessoas que se envolvam em práticas ilícitas, a exemplo de distribuição de “santinhos” no dia das eleições (“boca de urna”), os que transportam eleitores irregularmente, os que entregam dinheiro aos eleitores em troca de voto etc.
Então, somente para lembrar, as eleições passarão, mas os processos eleitorais, inclusive criminais, ficarão.

MUDANÇA DE SEÇÕES ELEITORAIS
Nas últimas eleições municipais em Canavieiras houve grande concentração de eleitores, populares e baderneiros ao longo da avenida Otávio Mangabeira (popular rua Treze), fato este causado pelo acúmulo de seções eleitorais em várias escolas localizadas no logradouro.
Com a finalidade de evitar ou mitigar este problema quatro seções eleitorais (n.os 118, 119, 120 e 121) sairão da escola Noécia Vidal Cavalcante, localizada na avenida Otávio Mangabeira, e irão para o colégio Modelo, situado na rua Augusto Severo.
Ampla divulgação acerca da mudança dessas seções eleitorais será realizada através da imprensa e mediante afixação de faixas.

PREPARAÇÃO PARA O PLEITO
A 116º Zona Eleitoral iniciou os preparativos para o pleito vários meses antes das eleições, de modo a envidar esforços para que tudo ocorra dentro da normalidade e para que conclua a apuração entre as primeiras na Bahia.
A fim de preparar o pleito, juiz e servidor participaram de cursos no Tribunal Regional Eleitoral, já houve contato com as forças policiais, a literatura eleitoral foi atualizada, contratados técnicos de urna e seguido à risca cronograma imposto pelo Superior Tribunal Eleitoral.
Nos últimos dias o contato com candidatos, partidos e coligações foi intensificado, com o estabelecimento de novas regras para a campanha eleitoral; com a assunção da responsabilidade de pintarem os muros utilizados na campanha com tinta igual ou superior à utilizada para a confecção da propaganda (não vale água com cal); com a montagem da comissão de transporte e feitura da rota para os ônibus que irão transportar os eleitores no dia das eleições; e com a determinação de recolhimento de toda a propaganda eleitoral impressa até às 22 h do dia 6 de outubro de 2012.
O recolhimento da propaganda eleitoral impressa até o horário acima apontado é importante para evitar que “santinhos”, adesivos, bandeiras e outros materiais sejam jogados na rua na madrugada que antecede o pleito, como infelizmente sói a ocorrer, emporcalhando a cidade. Se a propaganda eleitoral somente pode ser realizada até ás 22 h, não há razão para que os candidatos permaneçam com o material de campanha após este horário.
O candidato ou a pessoa que transitar ou deixar tais materiais de campanha nos logradouros após às 22 h do dia 06/10/2012 estará a cometer crime, sujeitando-se às penas previstas. Já restou acertado com o município de Canavieiras que eventual material de campanha jogado perto das seções será recolhido pelos garis antes do início das eleições e encaminhados à Justiça Eleitoral. Os candidatos identificados nos materiais responderão por crime de “boca de urna”.

OUTRAS ATIVIDADES
Concomitantemente ao exercício da jurisdição eleitoral, o juiz ainda é titular da vara Cível de Canavieiras e está a judicar na vara Cível de Una, bem como é diretor de ambos os fóruns.
Deste modo, além do trabalho eleitoral, sentenças, decisões e despachos são confeccionados em ambas as varas Cíveis, assim como audiências são realizadas.
Simultaneamente outras ações são desempenhadas, a exemplo do Projeto Pai Presente, da Semana da Conciliação e do mutirão de alimentos.
Pelo Projeto Pai Presente todas as mães de crianças e adolescentes que não tenham a paternidade registrada em suas certidões de nascimento serão notificadas para identificarem os supostos pais. Estes serão posteriormente notificados para dizer sobre a paternidade. Caso não reconheçam a paternidade, serão processados pelo Ministério Público e obrigados ao pagamento de alimentos caso sejam realmente os pais. Já foram expedidas quase 400 notificações.
A Semana da Conciliação será realizada entre 7 e 14 de novembro vindouro e os interessados poderão inscrever-se diretamente na secretaria da vara Cível ou no sítio eletrônico do Tribunal de Justiça (www.tjba.jus.br).
Através do mutirão de alimentos serão convidadas a comparecer no fórum as mães de crianças e adolescentes que não recebem a ajuda paterna para o sustento dos filhos. Os dados serão coletados e repassados ao Ministério Público para a propositura das ações judiciais pertinentes.
Diante do fato de muitos candidatos “fichas sujas” terem logrado êxito no registro das respectivas candidaturas, muitos dos quais amparados em liminares concedidas por outros Juízos, a prioridade nas varas Cíveis de Canavieiras e Una é o de imprimir andamento às ações de improbidade administrativa existentes, as quais já foram separadas e algumas já experimentaram impulso oficial.


Viúva de Sami é apreendida pela PM


R.S.D. viúva de Sami
 A menor R.S.D., 16 anos, foi flagrada por uma guarnição do Quarto Pelotão em Una, na manhã desta sexta-feira (21), de posse de um revolver calibre 38, taurus, com seis cartuchos intactos,três facas de açougueiro, vários eletrodomésticos, correntes de prata e um boa quantidade de maconha prensada. A apreensão aconteceu na rua do Sapu, bairro Sucupira, onde um outro elemento que estava com a adolescente evadiu-se.


R.S.D. foi apresentada no plantão da DP em Una onde foi elaborado do auto de apreensão de menor e esta deve ser encaminhada ao Ministério Público para as providencias cabíveis. R.S.D era companheira de Sami, que tombou em confronto com policiais do CIPE-Cacaueira, e desde o acontecido, haviam noticias de que a menor assumiu o comando da boca e estaria praticando tráfico nos bairros da Usina e do Sucupira.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Una: Una história em foto II

Foto panoramica 1968 dos sete filhos de Nelson Mendes ao lado da ponte Una Canavieiras - Izaque, Dilma,  Evanildon (in memorian),  Denilson,   Mario,   Nilton Natan - Foto cedida pelo Professor Denilson Mendes

Una: Uma história em fotos.

Inauguração do BANEB/Una - 22mai81 - A frente Dep. José Carlos Araújo, Luiz Elias, ACM e Paulo Souto. Ao fundo Almir Melo e Natan Mendes. Colaboração Dr. Luiz Elias de Souza 
Magno, ACM, José Carlos Araújo, Luiz Elias, Sr. Pedro (gerente do Banco do Brasil) e o repórte Perrucho do Tabu de Canavieiras)

Magno, Luiz Elias, ACM, Pedro Jervan. Ao fundo se ver ALmir Melo, Luiz Eduardo Magalhães e Professora Tânia Madureira

sábado, 15 de setembro de 2012

PREFEITO DE UNA LAMENTA FALECIMENTO DE SERVIDOR PÚBLICO

TEXTO NA ÍNTEGRA DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNÍCIPIO


Foi com profundo sentimento de pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo servidor público de Una, José Carlos Ferreira, o nosso Zé Linguiça.  Zé Linguiça foi um servidor sempre atento às causas coletivas, presidiu por dois mandatos o SINFESPU (Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Una) e deixa o legado do servir ao próximo e a comunidade com respeito e atenção às causas comuns.

Neste momento de dor e de perda, o Governo Municipal apresenta suas sinceras condolências aos seus familiares e amigos, ao tempo em que decreta Luto Oficial por três dias.

Una – Bahia, 15 de setembro de 2012.

DEJAIR BIRSCHNER 
Prefeito Municipal de Una

Morre o grande Zé Lingüiça.


Foto: atitudeemuna

José Carlos Ferreira, foi servidor público por quase 30 anos e dirigiu o sindicato do servidores públicos, desde 2007, onde revolucionou a instituição. Homem bastante garrido e personalidade forte, Zé Lingüiça se destacou ao assumir o cargo de presidente do Sindicato dos servidores do município abdicando inclusive de sua filosofia politico-partidária para dar amplo apoio as aspirações dos servidores público, ele incrementou uma sede para a instituição e mobilou com novos equipamentos, além de ingressar com diversas ações judiciais reivindicando melhoria para os companheiros.

O blog Una Na Mídia é solidário a família ilutada e em orações roga ao Deus poderoso que cuide bem da sua alma e conforte a sua familia.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Assessor de Zé Pretinho deflagra tiros na porta do Capitão Carlos, candidato a vice de Beto Careca.


Policiais militares foram acionados, por volta das 23:00 horas de quinta-feira (13), a fim de apurar ocorrência de dois disparo de arma de fogo defronte a casa do Capitão Carlos, situada no centro da cidade, próximo a Delegacia de Polícia, ao chegar no local a PM se deparou com o indivíduo  Aramiz Queiroz da Silva Bandeira, 53 anos, que já se encontrava desarmado, ao abordar o veículo do acusado os policiais encontraram um revolver novo, calibre 38, com capacidade para cinco cartuchos, estando dois deflagrados e três intactos. Aramiz que foi assessor de assuntos externos do Governo de Zé Pretinho, no período de janeiro 2005 à 27 de fevereiro de 2008, mas agora é assessor político do candidato.

As informações preliminares dão conta de que os tiros visava afrontar o Capitão, uma vez que este era aliado de Zé Pretinho e agora é desafeto político do mesmo. Aramiz recebeu voz de prisão e foi conduzido ao plantão da 7ª COORPIN, onde foi autuado em flagrante pelo crime de disparo de arma de fogo em via pública e ficará a disposição da Justiça. O crime é afiançável e a pena é de 02 a 04 anos de reclusão.

Esperamos que desta feita, o candidato não alegue desconhecer o atirador.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral alerta quanto ao abuso de autoridade nas eleições 2012


 Ofício expedido pelo Juiz Régio Bezerra Tiba Xavier alerta aos agentes políticos e superiores hierárquico que obrigam subordinados a participarem, contra a sua vontade, de atividades político-partidária. Segundo o magistrado, este ato constitui abuso de autoridade, sujeitando os autores a responsabilidades civis, penal, administrativa e eleitoral.

O Juiz Eleitoral informa que inúmeras são as denuncias que tramitam naquele juízo a respeito do fato, inclusive atos que configuram assédio moral, o que podem onerar o órgão público e o gestor, este de forma regressiva. Ademais, alerta ainda o expediente, que quem causa dano ao erário público está sujeito a ação de improbidade administrativa, o que pode acarretar ao responsável ressarcimento integral do dano, suspensão de direitos políticos e perda do cargo.

O magistrado informa que o cartório eleitoral está com acesso livre e irrestrito acesso a todos os que tenham interesse em denunciar atos que configurem ilícito eleitoral, como também podem ser feitas denuncias através dos sites da Procuradoria de Justiça Eleitoral, no site www.mp.ba.gov.br e no site do TRE-BA, www.tre-ba.jus.br.

Vejam a cópia do ofício na íntegra é só clicar nela:


Una em história fotografia.

Fotos cedidas pelo Dr. Luiz Elias de Souza - ex prefeito de Una. Click nas fotos para ampliar.
Almir Look, um artista da terra. Responsável pela divulgação de nosso município no cenário nacional, através da Radio Globo, Radio Nacional, antiga TVS e Itapuã.

Dep. Menhandro Minhaim, ACM, Luiz Elias e Dep. Carlos Araújo -  1978

Luiz Elias, Antonio Andrade e D. Cleuza - Inauguração da sede do paço municipal e posse do prefeito Antonio Andrade - 31.01.1983 

07 de Setembro de 1975 - Sgt Jurandi, Ana Lucia, Almir Pestana Branca, José Olavo, Luiz Luiz, Walter Barão, Luiz Guimarães Roza e Raimundo Fontes

Enchete de 1978 - Vista parcial da Ponte de Una