Apoio cultural

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Roland mostra para quer foi eleito no facebook

Vereador Roland Lavigne
Hoje fiz um pronunciamento na Câmara de Vereadores falando sobre o caos que se encontra a saúde no nosso Município. Todas as emergências estão fechadas, o Hospital Regional com um amontoado de pacientes, os médicos e outros profissionais foram demitidos.

Chamei a atenção do Prefeito Jabes Ribeiro que ele precisa dizer para que veio e não apenas ficar se escondendo atrás das administrações anteriores.

É preciso urgentemente fazer ações emergenciais para que crianças não continuem morrendo como aconteceu no último domingo no distrito de Banco Central, quando uma jovem morreu com quadro de asma brônquica. Faltou no Posto de Saúde daquela localidade uma ampola de adrenalina que custa 0,20 (vinte centavos) , que com certeza poderia ter salvado a sua vida.

Vou responsabilizar criminalmente o Prefeito pela morte desta criança.

Um breve postarei no Youtube o vídeo com a íntegra do meu discurso.

Estou trabalho muito pelo povo de Ilhéus. Compareçam as reuniões todas as 3a e 4a feiras.Um abraço


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Atenção senhora Secretaria de Saúde.

Maicon o perigoso
Foto: E. França

Há informações de que medicamentos estão sendo desviado por uma aluna de enfermagem, que presta serviço ao município, de um dos postos de saúde, para que uma técnica em enfermagem, leve até um barraco no bairro Marcel Ganem ao elemento Maicon Gabriel Santana, que se encontra homiziado numa casa popular no dito bairro. A polícia ainda não prendeu o dito cujo, em face de não haver sido decretada a sua prisão preventiva pela Justiça.

Finado Fá e Maicon, ainda vivo.
Maikon Gabriel recentemente foi vitima de um atentado na BA 001, que vitimou fatalmente seu comparsa, Fabio Mota Barbosa, o Fá. Eles são acusados de diversos roubos, tráfico de drogas e homicídios na cidade de Una. Também apareceram na home pager de uma rede social do dito Maikon Gabriel, em fotos exibindo armas e dinheiro do crime. O indivíduo é de alta periculosidade e ameaça moradores da comunidade.

Prefeita atende pedido do povo e determina

Maquinário retirando as sucatas do paço municipal
Foto: Una Na Mídia
A retirada dos veículos inutilizados e das sucatas que estavam defronte ao paço municipal. O blog Una Na Mídia já havia se reportado por duas oportunidades, atendendo ao pedido dos moradores da Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida, porém, coincidentemente, após o vereador Ailton Nunes Dias (PSD) ter se manifestado ontem no plenário da Casa Legislativa é que veio a solução do problema.

Ônibus abandonado
A reivindicação agora é dos moradores da Urbis e adjacências, quanto a uma sucata de ônibus que se encontra ao lado da via de acesso a localidade pela BA 001. Segundo alguns moradores, o citado veículo estar servindo para abrigo de usuário de droga e pratica de sexo, o que, segundo seu Ranulfo Santos, oferece risco aos transeuntes. O blog Una Na Mídia já publicou por duas oportunidades a indignação dos moradores.

Atitude plausível e democrática.

A atitude da prefeita Diane de Brito Rusciolelli (PSD) tem recheio democrático de governabilidade, haja vista que atendeu ao pedido dos moradores e de seus representantes, no caso, o Vereador Ailton Nunes Dias. Malgrado os veículos e as sucatas estarem na praça à quase dois meses. O local estava apropriado à proliferação de mosquito da dengue e de banheiro público, além do mato está tomando conta da praça.

Vigilantes do Banco do Brasil em greve

Banco do Brasil fechado
Foto: Una Na Mídia
Apenas os terminais de autoatendimentos da agência de Una estão funcionando, devido à greve dos vigilantes. Eles reivindicam melhores salários e condições de trabalho. A segurança dos usuários dos serviços bancários está sendo desenvolvido subsidiariamente pela Policia Militar. A principal reivindicação consiste no cumprimento da Lei 12.740 que se refere ao pagamento de 30% de periculosidade e a presença de no mínimo dois profissionais na área vigiada.

Câmara definiu comissões por aclamação na sessão de ontem (26).


Comissão de Justiça Legislação e Redação
Presidente: Adilson Silva Cardoso (PSDB)
Vice-Presidente: José Jorge dos Santos (PT)
Membro: Osmar Calazans Berbert (PTC)

Finanças Orçamentos e Contas
Presidente: Ailton Nunes Dias (PSD)
Vice-Presidente: Juvenal Trindade (PRP)
Membro: Itanael de Gois Santos (PHS)

Urbanismo e infraestrutura
Presidente: Julival Araújo de Mendonça (PP)
Vice-Presidente: José Jorge dos Santos (PT)
Membro: Itanael de Gois Santos (PHS)

Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente
Presidente: José Jorge dos Santos (PT)
Vice-Presidente: Osmar Calazans Berbert (PTC)
Membro: Ailton Nunes Dias (PSD)

Informações do acidente do peugeot com a vaca.

Veículo teve perda total

As ultimas informações do acidente que vitimou fatalmente a Sr.ª Marinalva Menezes, 58 anos, dão conta de que o condutor do veículo Jorge Luiz Alves da Silva Segundo sofreu um intervenção cirúrgica e teve o dedo polegar esquerdo amputado. Já, a terceira vítima, Srtª Lidinalva Menezes, 17 anos, também se submeteu a intervenção cirúrgica, a fim de corrigir ligamentos da mão direita, todavia há possibilidade de que os problemas afetem os movimentos dos dedos.

A vitima fatal será sepultada nas primeiras horas da manhã de hoje na cidade de Ibicuí, enquanto as demais permanecem internadas no Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus. Policiais diligenciaram por diversas oportunidades, a fim de conduzir à Delegacia de Polícia o Sr. Augusto Argolo Netto, principal suspeito de ser o proprietário do animal, porém o mesmo não foi encontrado.

A princípio, o suspeito deve responder por um homicídio culposo e duas lesões corporais graves, mas culposa – sem intenção. Há entendimento, também, no sentido de defender o fato como dolo eventual - não queria o resultado morte nem as lesões na vítima, mas assumiu o risco, ao deixar um animal solto no leito de uma via, em que trafega veículos diuturnamente.

Moradores do bairro Santa Rita enviam queixa ao Una Na Mídia.

Mato toma conta da entrada do bairro
Foto: Enviado pelo denunciante
A reclamação consiste em face do material utilizado no calçamento da localidade, segundo o denunciante, as calçadas, a poucos meses de construída, já estão esburacadas. O projeto original era o acesso direto pela rua do Guaraná até o bairro da Urbis, porém alteraram o trajeto para beneficiar outros moradores e encurtaram a metragem da rua do projeto original.

Mato nas ruas
Outra queixa do denunciante, é quanto o mato que toma conta do bairro, inviabilizando a passagem de pedestres. Ademais, a escuridão tem causando medo aos moradores que precisam trafegar na localidade. O projeto contempla luminárias, possibilitando acesso aos bairros Ailton Matos e Urbis, através do Santa Rita, durante o período noturno.

O serviço foi terceirizado e a empresa deve reparar o dano por um período certo e determinado, haja vista que há no contrato um período de garantia, acaso não retifique o problema ela deve ser submetida a processo administrativo provocado pela administração pública. Que pode puni-la com multa e/ou suspensão de contratar com entes públicos, por determinado período.  

Íntegra da denuncia

Serviço mal acabado
Serviço deteriorado

“Olá boa tarde. eu através destas imagens gostaria de mostrar a qualidade dos materiais utilizados no calçamento no bairro Santa Rita. As calçadas pouco mais de 4 meses de calçamento já estão esburacadas e o mato atrapalhando a passagem de pedestres e causando medo para os moradores. E quando chove muito acontece a erosão e a calçada enche de barro. através desta denuncia nós moradores do bairro esperamos uma solução. Por favor peço anonimato”

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Matéria de apreensão de carro som bombou na rede.


Apreender carro de som da mídia no facebook e nos comentário do Una Na Mídia. Obrigado pela audiência e pela polêmica gerada.

Concernente a matéria publicada por este blog em relação a matéria “PM de Una fiscalizapoluição sonora”, ferrenhas criticas endereçadas a ação policial foram postadas através de comentários e do facebook, inclusive de pessoas que se dizem de bem e de políticos, também. Todavia, uma pessoa que usou prenome de Advogado de Deus fez o comentário a seguir:

O Código Penal Brasileiro trás três possibilidade em que isenta o agente da tipicidade penal – o crime, quais sejam: O estado de necessidade; legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal ou no exercício regular de direito. Os dispositivos legais está contido no artigo 23 do Código Penal

Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se. Portanto o estado de necessidade consiste quando, por exemplo, duas pessoas se encontrarem em estado de perigo, um deles sacrifica o outro para salvar a sua própria vida. Um navio está para afundar e há apenas uma barca, portando um dos agente por ser mais forte ingressa na dita barca, que cabe apenas uma pessoa e outra morre, configura então o estado de necessidade. Mas, isso não vale para quem tem o dever legal de enfrentar o perigo, no caso, a tripulação do navio, cujo deverá responder pelo crime de homicídio.

A legítima defesa é quando um indivíduo para salvar sua vida ou sua integridade física ou de terceiros, repele de forma moderada e proporcional a ação injusta do agente. Esta reação tem o limite até cessar os efeitos do perigo, pois se extrapolar os limites da contenção da agressão, o indivíduo responde pelos excessos provocados. O texto legal diz que: Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Portanto, o elemento que está ferindo direito de outrem, cabe, sim ao policial tomar as medidas necessária a coibir a ação delituosa, afim de assegurar o direito da população, por exemplo de um meio ambiente saudável.

Também, existe o estrito cumprimento do dever legal, este cabe geralmente ao agente estatal que invade a propriedade ou a liberdade do particular. Por exemplo, a invasão de domicílio pelo policial militar no caso de flagrante delito ou cumprindo mandado de busca e apreensão expedido por parte de autoridade judiciária competente. O policial que retém um veículo ou uma pessoa por não ter cumprido as normas legais, é também um excludente de ilicitude. Outro exemplo típico é a intervenção médica, quando causa lesão corporal na pessoa, porém o profissional de saúde é autorizado a pratica do fato. O pai que mantem o filho em castigo dentro de casa está abarcado pela excludente da ilicitude.

Portanto, cabe sim ao policial danificar o som do veículo que possua som automotivo, que esteja em desobediência a lei de trânsito, quem usa som automotivo é criminoso, senão vejamos o que diz o art. 229 do CTB, que “usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN”; O art. 54 da Lei 9605/98 diz queCausar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime ambiental” e da Lei de contravenções penais, art. 42, “perturbar alguem o trabalho ou o sossego alheios:, inc. III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos

Ao comentarista que disse que eu sou advogado do diabo, fica o alerta a Casa de Deus te espera jovem, e vc venha logo. Pois Deus sempre abre as portas para quem quer chegar. O caminho das drogas, lícita e ilícitas, levam a desgraça que a morte ou a cadeia e se vc não vier logo, este caminho está próximo de vc.

Grave acidente na BA 001, com uma vítima fatal.

Vítima fatal
Perda total do veículo peugeot

Marinalva Menezes, 58 anos faleceu no local, enquanto Jorge Luiz Alves da Silva Segundo, 24 anos, e Lindinalva Menezes, 17 anos, foram encaminhados ao Hospital Regional Luiz Viana Filho em Ilhéus, por uma equipe do SAMU. Segundo era quem conduzia o veículo envolvido no sinistro. A vítima fatal é da cidade de Ibicuí e estava na cidade tentando regularizar documentos para aposentadoria.

Vítima ejetada do veículo
A vaca morta
A acidente aconteceu por volta da 05h30, desta terça-feira (26), quando o veículo Peugeot/207 de placa policial JRM-8346 (Una – Bahia) chocou gravemente com uma vaca que encontrava-se no leito da via. As vitimas viajavam para Ilhéus e na Fazenda São Geraldo, cerca de 12 Km, chocou com o quadrúpede. Há suspeita de que o animal pertence a Augusto Argôlo Netto, conhecido por Augusto do Sucupira. Diversas pessoas se queixaram de que os animais estavam solto na pista a alguns dias.

Pelas características do acidente a vítima fatal, supostamente, estava sem o cinto de segurança e foi ejetada do veículo com o choque. O veículo com o impacto ficou completamente danificado.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Prefeitura publica edital para o 2º certame licitatório.


PREFEITURA MUNICIPAL DE UNA
CNPJ N: 13.672.605/0001-70

AVISO DE LICITAÇÃO - PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2013 O pregoeiro realizará o pregão na sede da PM, em 07/03/2013, às 8h, para PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE ALTERNATIVO DE ESTUDANTES, POR PESSOA FÍSICA, por empreitada por preço unitário, visando atender às necessidades da Secretaria Municipal de Educação. T:(73)3236-2021, R:217. Edital na sede ao custo R$ 22,00 (vinte e dois reais). Divulgação dos demais atos do certame - Diário Oficial: ww.una.ba.io.org.br. 22/02/2013. DANIEL DA SILVA ALMEIDA - Pregoeiro.

Policiais militares de Canavieiras prende suspeito de tráfico.


A prisão aconteceu ao final da tarde de ontem (24), quando uma guarnição fazia rondas, próximo a Igrejinha os policiais perceberam a presença de dois indivíduos suspeito e procederam a abordagem. Com o elemento de Murilo Veloso Carvalho os militares encontraram uma bucha de maconha, um trouxinha de cocaína, duas pedras de crack, um celular nokia e R$ 264,00 (duzentos e sessenta e quatro reais) em notas de dois reais. Carlione de Jesus Silva e Murilo Veloso Carvalho foram autuados em flagrante delito pelo Delegado Titular da Polícia Civil de Canavieiras.

Jornal Tabu de Canavieiras recorda política de Una

Mané e Roland. Prefeito e vice.
A coluna parece que foi ontem trás uma foto histórica de Mané e Roland, quando do ato de diplomação dos eleitos nas eleições de 1988. Manoel Bispo dos Santos, prefeito e Roland Lavigne, Vice. Veja aqui a reportagem e a foto aqui.

"Antigas lideranças em Una - Dois antigos líderes políticos de Una abraçam-se nesta foto tirada nos anos 1990: o prefeito Manoel Bispo dos Santos, o Mané Dentista, e o deputado Roland Lavigne. Mané Dentista era dentista prático e foi prefeito em 1989/1992. Com pouco estudo, ele procurou fazer um governo popular, dizendo que servir ao povo era seu único objetivo. Ele morreu em 2006. Roland Lavigne é médico, foi vereador em Arataca, vice-prefeito em Una e deputado estadual uma vez e federal duas vezes. Agora ele é vereador em Ilhéus."

Moradores pedem clemência à prefeita Diane.


Foto: Una Na Mídia
Alguns moradores da Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida, defronte a prefeitura, encaminhou e-mail ao blog Una Na Mídia, pedindo providencias à prefeita, haja vista os carros velhos e as sucatas na vitrine da prefeitura. O mato já toma conta de parte do estacionamento, que também tem servido de banheiro público.

A grande preocupação dos moradores é concernente ao foco de dengue que pode proliferar, diante do armazenamento de água no interior dos veículos e das sucatas. O blog Una Na Mídia já havia noticiado o caso (clique aqui e relembre). Um vereador direcionou requerimento a mandatária do Executivo pedindo providencias, porém amanhã (26) completam oito dias, e nenhuma providência foi tomada.

Alguns dos ditos veículos foram apresentados em março de 2008 e depois foram abandonados, numa mata da CEPLAC, também foram reapresentados em janeiro de 2009. O ex-prefeito Dejair Birschner mandou fazer leilão de uns, porém outros permaneceram na dita área federal, sem providencias. 

PM de Una fiscaliza poluição sonora


Até o parabrisa tiraram. É um trio elétrico!
e retém dois veículos. O primeiro, estava com o som bastante alto em um posto de combustível, todavia os policiais repreendeu o proprietário que insistiu na pratica delituosa, e mais um vez chamado a atenção pelos militares, saiu em alta velocidade na cidade, sendo perseguido pela viatura e retido na rua Liberalino Barbosa Souto. Já, o segundo foi apreendido na praça do redondo no bairro Sucupira. Moradores da localidade tem reclamado pelo excessivo uso de som automotivo, principalmente aos domingos e feriados.

Os veículos, um de placa policial JLM-8209 (Itabuna-Bahia) e o outro, de PP JLM-1058 (Camacan - Bahia), Fiat/147 e Fiat/Uno, respectivamente, deverão ser encaminhados à Delegacia de Polícia, a fim de formalização do procedimento cabível e encaminhamento ao Poder Judiciário. Os condutores foram liberados, com o compromisso de se apresentarem na Delegacia nas primeiras horas do dia, em face de não haver plantão aos finais de semana na Unidade Policial e o fato, a princípio, ser considerado de menor potencial ofensivo.

No Fiat/147, os policiais encontraram dezesseis cornetas, duas twitter, dois graves, um modulo de 2400 watts, marca power one, um amplificador de 3.500 watts, um crossover e um toca cd pionner. Já, no Fiat/Uno, foram encontrados dois graves, duas cornetas, um amplificador de 1800 watts e um toca cd, da marca sony. Os condutores R.B.S. Jr. e R.P.O. não apresentaram os documentos regulares dos automóveis, motivo que deve ensejar uma notificação, por infração de trânsito.

As legislação diz que

O uso de som automotivo em volume ou freqüência que não esteja autorizado pelo CONTRAN, nos moldes encontrados pelos policiais, além de configurar contravenção penal (art. 42 da Decreto-Lei n.º 3688/41) e crime ambiental (art. 54 da Lei 9.605/98) é infração de trânsito, previsto no art. 288 Código de Transito Brasileiro, de natureza grave, cabe multa de retenção do veículo para regularização. O proprietário do veículo pode ser também punido administrativamente pelo órgão de meio ambiente.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Moradores da Urbis pedem providência à EMBASA



Centro de tratamento de esgoto da Urbis
Moradores do bairro da Urbis em Una-Ba, não sabe mais  a quem recorrer, pelo descaso da EMBASA, onde a quase 01 ano, a empresa que é responsável pela limpeza da caixa de estação de tratamento de esgoto do bairro, não comparece para fazer o serviço.
  
Quando chega a noite, é uma guerra dentro de casa pela quantidade de muriçocas, e também muitos moradores do bairro que tá ficando doente com suspeita de DENGUE.

Segundo, o Presidente da associação do bairro, em exercício, Sr. Osvanildo Paixão (Prevé), procurou varias vezes o Chefe da Embasa em Una, que em momento algum, se manifestou para resolver a situação que é muito grave, e  assim fazendo pouco caso.  

Através da Mídia vamos está denunciando, pra ver se a situação venha a ser resolvida.

PM de Una recupera carro roubado a menos de três horas do roubo.

Carro recuperada pela PM de Una

Uma guarnição do Quarto Pelotão, em Una, foi acionada, por volta das 13:00 horas, a se deslocar ao distrito de Colônia, haja vista que no local encontrava-se um pessoa que se dizia vitima de roubo. O automóvel Fiat/Siena cor vermelho, PP NYN-6939 (Salvador-Bahia) foi levado por três elementos armados de revolver que renderam a vítima J.M.S.R.

Os militares seguiram os meliantes sentido São José da Vitória e a poucos metros da BR 101, o veículo foi localizado, porém os elementos ao perceberem a presença da PM evadiram para um matagal, abandonando o veículo. Eles dispararam contra a guarnição que revidou, mas os ditos não foram alvejados. O veículo recuperado foi recambiado para a 6ª COORPIN em Itabuna. Dois PMs  de São José da Vitória ajudaram na diligência para localizar os meliantes no matagal, porém os ditos não foram localizados.

A vítima contou aos policiais que um casal pegou carona em seu veículo na cidade de Canavieiras e na entrada da Urbis, de posse de um revolver, anunciaram o assalto, fazendo com que o motorista fosse até o distrito de Colônia. No distrito, havia mais três elementos no aguardo da vítima, que foi amarrada a uma árvore e ficou aproximadamente 10 minutos sob a custódia de mais dois meliantes. Ao conseguir se desvencilhar das cordas correu para uma casa no distrito de Colônia, a fim de pedir ajuda.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Natan e seus contos históricos II. A loira de 7 metros.

Natan Mendes. A história de Una in persona
Há personagens da história que ainda vivem no meio de nós, bem como algumas viúvas, e, portanto não revelaremos nomes, por respeito a honra da família.

Idos dos anos 70, Una tinha difícil acesso, com aproximados 70 km de estrada de chão até chegar a BR 101, via Arataca e as pessoas precisavam desse acesso para chegar a cidade de Itabuna, a fim de resolver seus problemas. Problemas, que às vezes ocupavam à tarde, e as pessoas casadas e que possuíam carros arriscavam a viagem na estrada fria e escura de Arataca, para não deixar a esposa dormir sozinha no escuro em Una, cuja luz se apagava às 21h30.

A loira de 7 metros
Conta Natan, que os motoristas que viajavam a noite, se deparavam sempre com uma mulher loira, bonita e charmosa, sempre de mini-saia e botas de canos longos, após a saída de Arataca, que pedia carona às margens da estrada. Os motoristas ao verem aquela linda mulher de batom roxo e com perfume bastante cheiroso, paravam para dar carona.

No decorrer da viagem a dita moça começava a dialogar com o condutor que se entusiasmava com o bate-papo e entrava nas intimidades da garota, perguntando nome de pai, mãe, endereço e etc. Nesse bate papo a mulher inflava, sem a percepção do motorista que a reportar sobre seu endereço, ela dizia que morava no cemitério.

O motorista, assombrado, abandonava seu veículo e caia no cacau, porém era perseguido pela loira que inflava até se chegar aos sete metros de altura. Diante daquela situação e da exaustão do problema ali instalado, o motorista desmaiava só retornava os sentidos no dia seguinte, quando pegava seu veículo para se deslocarem às suas casas.

O problema, segundo Natan, era explicar as esposas o acontecido, visto que em Arataca tinha uma casa de mulheres, e as senhoras casadas sempre suspeitavam que seus maridos estivessem dormindo por lá, fazendo visitas as meninas do baixo meretrício, hoje conhecido como brega. Natan disse que sempre viajou, juntamente com Dr.º Quinto e Dr.º Luiz Elias, quando faziam o curso de direito na FESPI, porém nunca encontrou a dita loira de 7 metros. E não é agora que espera encontrá-la, não é Natan? Cida te pega.

Urna biométrica em Una nas próximas eleições.


O TRE anunciou que o município de Una será contemplado com urna biométrica, a partir das próximas eleições. Além, de Una serão contemplados, no sul da Bahia, os municípios de Arataca, Aurelino Leal, Buerarema, Canavieiras, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, São José da Vitória e Ubaitaba. Também receberam a novidade, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus e Senhor do Bonfim. Nas últimas eleições, Pojuca já foi contemplada com a inovação.

Na cidade de Una dos 24.110 habitantes, 18.897 são eleitores inscritos no TRE-Ba, representando 78,38% da população, isto representa, em tese, que apenas 21,62% estão abaixo de 16 anos ou acima de 70 anos, dispensados do voto. O recadastramento ocorre de junho a novembro deste ano. A medida vai evitar que os defuntos ressuscitem em dia de eleição.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prefeita de Una reivindica na Seinfra serviços de eletrificação para o município

Release na íntegra do Gabinete da Prefeita
Prefeita Diane, o Vice Otto Alencar e a Dep. Ângela Souza


A prefeita de Una, Diane Rusciolelli (PSD), se reuniu nesta segunda-feira (18) com o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, em Salvador, onde solicitou uma série de serviços na área de eletrificação para a sede da cidade, distritos e povoados do município. A prefeita foi acompanhada pelo deputado federal Paulo Magalhães (PSD), que junto com a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) tem buscado uma série de obras e melhorias não somente para Una, mas para os mais diversos municípios do sul da Bahia.

Na lista de serviços solicitados pela prefeita Diane Ruscioleli ao secretário Otto Alencar estão a implementação de projetos de rede elétrica para a Rua Nova, no distrito de Colônia, uma solicitação feita pelo vereador e presidente da Câmara Una, Davi Cerqueira; a extensão de rede elétrica para atender a comunidade Rio Doce, que fica no distrito de Comandatuba, e também a implantação da rede elétrica para o distrito do Outeiro. Diane Rusciolelli informou que são serviços simples, mas que serão fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas localidades. O secretário Otto Alencar parabenizou a prefeita pelo seu empenho logo no inicio do governo, buscando parcerias para fortalecer o município e melhorar a vida dos moradores. Ele garantiu que estará solicitando a realização de estudos para viabilização e execução das obras.

Todas essas solicitações já haviam sido feitas pela deputada estadual Ângela Sousa, através de ofícios encaminhados à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Nos documentos a deputada informou ao secretário Otto Alencar que esses serviços de eletrificação são de fundamental importância para diminuir o sofrimento, garantir a acessibilidade, combater a violência e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Una. Na Rua Nova, em Colônia, por exemplo, trata-se de um trecho de cerca de 200 metros de eletrificação, além da implantação da rede elétrica nas casas populares que fiscal atrás do cemitério. “São pequenos serviços, mas que representam muito na vida desses moradores. Por isso é que temos a certeza de que contaremos com o empenho, o apoio e a sensibilidade do secretário Otto Alencar para viabilizar esses serviços”, complementou a deputada Ângela Sousa.

R$ 33,2 milhões foram injetados no município de Una em 2012.


Os dados estão disponíveis no site do portal da transparência do Governo Federal e do portal da transparência do Governo do Estado da Bahia. A grande incógnita continua sendo as receitas de IPTU, ITBI, ISS, alvarás e taxas, cobradas diretamente pelo município. A nova administração deve abrir os cofres da prefeitura para o povo.

O Programa Bolsa família repassou as famílias de baixa renda o equivalente a R$ 4.973.146,00. Já, a conta do IGD recebeu R$ 65.296,85, cujo programa e de fomento a inclusão social dos indivíduos. O FUNDEB recebeu R$ 7.758.515,81 e do FPM foi repassado o valor de R$ 10.189.376,70.

O Fundo Municipal de Saúde recebeu da União o valor de aproximados R$ 3 milhões, que se juntou aos R$ 253.786,69 enviados pelo Estado da Bahia. De ICMS, IPVA e outros repasses o Governo Estadual mandou ao município o valor de R$ 2.023.048,30. Em média mensal foram repassado ao município de Una o valor de R$ 2.354.096,29, sem os tributos próprios do município, que é uma média de R$ 120 mil/mês. O dinheiro não foi suficiente para cobrir as despesas e ficaram restos à pagar.

Para acessar mais dados na íntegra click aqui, aqui e aqui. Tecle o CNPJ da Prefeitura Municipal de Una (13.672.605/0001-70) e do Fundo Municipal de Saúde (12.006.019/0001-24)

REPASSE DO FUNDO NACIONAL DE SAÚDE

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA                                                125.715,00
PAB FIXO                                                                                                                   642.217,29
PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UBS - REFORMAS (RAB-QUAL-SM)                         120.434,93
AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE – ACS                                                              752.544,00
COMPENSAÇÃO DE ESPECIFICIDADES REGIONAIS                                                     8.738,31
INCENTIVO ADCIONAL AO PROGRAMA DE AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE              62.712,00
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE – PMAQ                                  20.400,00
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE - PMAQ (RAB-PMAQ-SM)                       57.200,00
SAÚDE BUCAL – SB                                                                                             143.000,00
SAÚDE DA FAMÍLIA – SF                                                                                       457.000,00
PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO DE UBS – AMPLIAÇÃO                                             12.390,00
ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE                                   149.963,00
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO DAS AÇÕES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (VAN)                      9.000,00
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – UBS                                                                     180.000,00
CEO - CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS                                                             85.800,00
REDE VIVER SEM LIMITES - RDEF – CEO                                                                  3.300,00
AÇÕES ESTRUTURANTES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA                                                  8.947,95
PISO ESTRATÉGICO - GERENCIAMENTO DE RISCO DE V                                              S5.053,26
INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DENGUE                                                                      16.466,19

PISO FIXO DE VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE – PFVPS                                        102.388,93
REPASSES DA UNIÃO
Assistência Social
65.296,85
Assistência Social
4.973.146,00
Comércio e Serviços
29.601,00
Desporto e Lazer
32.676,15
Educação
412.296,00
Educação
140.442,50
Educação
46.712,26
Educação
659.858,96
Educação
425.998,24
Encargos Especiais
20.056,31
Encargos Especiais
7.758.515,81
Encargos Especiais
10.189.376,70
Encargos Especiais
34.484,91
Encargos Especiais
13.149,20
Encargos Especiais
441.925,54
Encargos Especiais
57.779,93
Encargos Especiais
16.481,61
Encargos Especiais
185.506,88
Habitação
16.468,20
Saúde
73.500,00
Urbanismo
246.451,38
Urbanismo
371.740,00