Secretário Cesinha e a Secretária Renilda |
A prefeita Diane Brito Rusciolelli publicou ontem no Diário Oficial do Município a nomeação da Sr.ª Maria Renilda Santos Teles para gerir o Fundo Municipal de Saúde. Renilda é pessoa da mais alta confiança da Prefeita Municipal, visto que trabalha nas empresas da mandatária, por muitos anos e nenhum entreveiro aconteceu. Na mesmo Diário, a prefeita exonerou a Prof.ª Maria Marúcia Santana Bahia. Com a decisão, a prefeita põe a fim, a ideia arcaica de que a gestão pública, deve, apenas, ser dirigida por profissional da área.
Apesar de alguns equívocos de inicio de gestão (talvez, motivada por algum mal intencionado - lobo com pele de cordeiro), a Professora Marúcia teve um trabalho a contento frente a pasta. Sensível aos problemas da comunidade mais carente, Marúcia sempre esteve a disposição daqueles que mais precisavam. A nova gestora deve providenciar algumas medidas para solucionar algumas pane no serviço de atenção básica do município, a exemplo, do excessivo gasto com diária e mais rigor na distribuição de medicação (veja os gastos aqui).
Jailson Muniz, que atualmente é Chefe da Atenção Básica, era um dos cotados para assumi a pasta, todavia após condenação, junto com ex-alcaide Zé Pretinho, no Tribunal de Contas da União, por desvio de mais de R$ 1,1 milhão frente a saúde, nos anos de 2005 a 2007, se tornou um ficha suja (veja a condenação clicando aqui), e a chefa do Executivo foi obrigada a repensar em um novo nome.
Renilda é uma pessoa de fibra, sensível, comprometida, competente e de grande confiança. Possivelmente a Saúde de Una deva ganhar uma nova roupagem, com prioridades para todos aqueles que tenham, verdadeiramente, compromisso com o legado desta administração, que é a respeitabilidade com o erário público. Muitas vantagens indevidas foram trucidadas pela prefeita Diane, a exemplo do gastos excessivo de combustível, alto custo com alimentação em restaurantes e inúmeros contratos de imóveis e veículos alugados a prefeitura foram reincididos.