Apoio cultural

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sai verba para calçar bairro da Urbis


O edital do processo de licitação está publicado no Diário Oficial do Municipio de hoje e deve acontecer no dia 16 de julho. O projeto abrange a pavimentação e drenagem das ruas do bairro da Urbis.

A prefeitura vem ao longo dos últimos anos tomando algumas iniciativas de interesse coletivo como, por exemplo, a inauguração do Hospital Municipal Frei Silvério, construção de uma escola no distrito de Outeiro, construção de uma creche na Avenida Getulio Vargas, inauguração de uma quadra e um campo no distrito de Vila Brasil. O salário do servidor é uma preocupação do governo, jamais teve atraso.

O governo de Birschner também está em fase de andamento com o calçamento do acesso ao bairro da Urbis através do bairro Santa Rita, já calçou o bairro da Usina, bem como parte do Marcel Ganem e concluiu a pavimentação da rua Edgar Coelho, além da construção de diversas casas populares. Um PSF, no bairro Novo, está funcionando e outro no Marcel Ganem está em construção. Há informações de que a sede do CMAFA será construída, com doze salas de aulas e duas quadras poliesportivas, provavelmente no Bairro Sucupira.

Um dos sonhos do prefeito é a reestruturação da Avenida Beira Rio, que vem ocasionando prejuízos financeiros aos comerciantes e político ao grupo do alcaide, porém há uma garantia do prefeito de que a obra vai ser concluída. A empresa que presta serviço cometeu um erro na colocação da borra do betume, e em menos de trinta dias teve de retira-la, para consertar o erro, todavia devido ao tempo chuvoso a obra não consegue prosseguir, é o que informa os engenheiros da empresa. A obra está em andamento à quase três anos.

Justiça intima Zé Pretinho, de novo.


O Diário da Justiça de hoje publicou despacho do Juiz Régio Bezerra Tiba Xavier, em que intima o ex-prefeito José Bispo Santos, a fim de que passa determinar um valor correto à causa e regularize as custas processuais. Ele tem dez dias para sanar os vícios processuais.

O despacho do magistrado refere-se ao Procedimento Ordinário n.º 0000213-49.2012.805.0267, em que o ex-alcaide do município move contra a decisão da Câmara de ratificou de forma unânime decisão do TCM que opinou pela reprovação das contas da gestão do ano de 2009.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Beto Careca e o PCdoB. A formatação dos grupos políticos locais.

Ao que parece o pré-candidato a prefeito, José Roberto de Almeida (PSL) viabilizou seu grupo político, acaso seu nome seja referendado nas convenções para disputar as eleições deste ano. Ele, provavelmente, terá como companheiro de chapa, o Capitão Carlos do PTN, conta com o apoio do prefeito Dejair (PP), dois vereadores da mesma sigla, Maria Madalena e Bico Fino, além de Nara Muniz e Tanda, que são do PHS. O vereador Arimar Mota da mesma sigla do pré-candidato, ostenta também o seu apoio. Beto ainda tem o apoio do ex-prefeito Luiz Elias, e dos ex-vereadores, Prof.ª Jane e Tonho da Piruna, que pretendem concorrer a uma nova vaga no legislativo local.

Ontem à noite o grupo recebeu a adesão do PCdoB, do professor Gustavo Bressan. Beto foi eleito vice-prefeito pela mesma sigla partidária, porém no ano passado se filiou ao PSL. A convenção do PSL está marcada para o dia 30 de junho, no Clube Social, e segundo os correligionários do partido contará com a presença de diversas autoridades políticas do Estado. As convenções do PSD também acontecem no sábado, porém no antigo Restaurante Beira Rio.

O grupo do PSL, possivelmente se formará com o PP, PTC, PHS, PCdoB e PTN, já o grupo do ex-prefeito Zé Pretinho terá o apoio do PSB, PDT; PTB; PTdoB; PMDB, do vereador Nilton Nogueira e do ex-prefeito Davi Cerqueira; PR; PRP, do  Vereador Juvenal Trindade; PMN, dos vereadores Romualdo Cardoso e Vânia Enfermeira. O grupo da pré-candidata Diane Rusciolelli, terá o PSD e PT, que, provavelmente indicará o Prof.ª José Nildo, como vice na chapa. Natanael do Sindicato conta com apoio do PV e do PRTB.

Este blog não teve informações a respeito do pré-candidato Ricardo da Alagoinha, que também pretende disputar uma vaga no executivo local.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Diane e Nildo, a nova dupla do cenário político de Una


Foto: atitudeemuna.blogspot.com


Após diversos assédios, a pré-candidata Diane Rusciolelli (PSD) decidiu na noite de noite se aliar ao grupo do PT e ter o professor José Nildo Nascimento como seu companheiro de chapa. Desta vez há indicativos de que o PT local possa conseguir o seu sonho, de ao menos eleger um vereador. A decisão foi na noite de ontem (25) na sede do Colégio Estadual de Una.

O PT que faz parte da história política de Una, deste o final da década de 80, jamais conseguiu aparecer com liderança no cenário político do município, geralmente os candidatos que o PT debruça seu apoio, perdem as eleições. Perdeu em 1992 e 1996, com Dr. Rui; perdeu em 2000 com Helvécio; perdeu em 2004 com Gilberto e 2008 perdeu fatidicamente com Davi Cerqueira.

O PT tem prestígio no cenário político nacional, porém o desgaste do Governador em relação às greves, da polícia e dos professores, deve tingir as políticas locais. A base do partido é formada basicamente por servidores públicos e estes não estão muito satisfeito com o chefe da Bahia, inclusive vaiando o mandatário do Estado em alguns momentos políticos. As greves foram declaradas ilegais pela Justiça, mas os seus efeitos políticos são desastrosos.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O que justifica a união de Davi, Nogueira e Zé Pretinho?


Foto: urucucanoticias.blogspot.com

A sociedade de Una não consegue entender como Zé Pretinho se uniu ao Vereador Nilton Nogueira e a seu ex-prefeito, Davi Cerqueira. Eles foram um dos responsáveis pela queda de Zé Pretinho, em 27 de fevereiro de 2008, quando houve varias denuncias contra o alcaide do município a época.

Nogueira é presidente do PMDB e teria toda a oportunidade de formar seu próprio grupo junto ao ex-prefeito Davi, este preso ao partido, ou de se aliar a outros grupos políticos. Porém, preferiu jogar seu prestígio de fiscalizador no vaso do lixo e se juntar ao mau gestor e outros adjetivos, como ele mesmo pregava, em outros tempos.

Pelo alto custo financeiro e a grande decepção ocasionada na região a Zé Pretinho, certamente ficaram guardadas feridas profundas no seu vaidoso coração, e do jeito que ele é vingativo, caso se eleja, não deixaria isso barato para os seus antes arqui-rivais, e agora amigos, Nogueira e Davi.

O mais intrigante é que o vereador não quis subir no palanque de Dejair nas eleições de 2008, sob o pretexto de não se juntar a gente do grupo do prefeito afastado, que à época, deu irrestrito apoio ao atual prefeito. Naquela época a justificativa do fiscalizador era plausível, porém após quatro anos não só se juntou como é o próprio grupo in persona do ex- prefeito, vez que é seu colega de chapa.

Se a sociedade de Una que vivencia os atuais momentos políticos do município não entende a decisão de Nogueira e Davi, imaginem os Promotores de Justiça, Walmiro Macedo e Marcio Bósio, autores de diversas denuncias contra o ex-gestor, e também o Juiz Ricardo Dias, que afastou o ex-prefeito por três oportunidades, atendendo a denuncia do MP, embasado em denuncias do vereador e do ex vice-prefeito.

A união continua intrigando a cabeça do povo de Una. Será que o curso a distancia que Zé Pretinho fez, na área de administração, o tornou diferente na forma de gerenciar recursos públicos? Ou será que Nogueira pensa em administrar por pelos menos 11 (onze) meses como Davi? Ou uma coisa nem outra, simplesmente eles conversaram e chegaram a um consenso que eles se merecem? Perguntar não ofende.  

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dois meliantes do assalto ao BB já estão presos

Pedro Cesar dos Santos Batista, 20 anos e Nilton Cesar da Silva Souza, 37 anos, foram surpreendidos por policiais militares de Una e da 68ª CIPM/Zona Sul de Ilheus, com eles a PM prendeu dois revolveres calibre 38. Uma equipe da Coordenadoria de Ilhéus também aprendeu três veículos utilizados pelo bando, uma ranger, um eco sport e um corsa sedam, além de diversos artefatos. Os indivíduos estão custodiados na Delegacia de Ilhéus, onde foram autuados em flagrante delito.

Bando arromba caixa do BB de Una


Cerca de dez elementos, fortemente armados, invadiram nesta madrugada (08) a agência do Banco do Brasil e explodiram dois caixas eletrônicos. Não se sabe que os elementos conseguiram roubar dinheiro dos caixas.
O fato aconteceu por volta das 02h18, a PM foi acionada através da Guarda Municipal, porém ao chegar no local os elementos já haviam evadido-se do local. A CIPE-Cacaueira e a PM local fizeram rondas, todavia não obtiveram êxito na prisão dos meliantes.
O Departamento de Policia Técnica esteve no local, agora pela manhã, acompanhado do Coordenador Regional, Dr. Irineu Andrade, e conseguiram apreender uma alavanca, um saco plástico e banana de dinamite. 
Guardas municipais que faziam ronda na prefeitura perceberam a ação dos meliantes e mantiveram contato com a PM. Eles afirmaram que cerca de três homens armados ficaram no paredão da prefeitura aguardando a saída de policiais da sede do pelotão, enquanto parte da quadrilha estava no interior de dois veículo defronte a prefeitura.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

E agora José...


Com a saída de Dejair do páreo, a situação política de Una fica quase que indefinida. Pois que o candidato de Birschner, seu atual vice-prefeito, goza de respaldo junto aos adversários políticos do prefeito e pode agregar valores, antes declarado impossível com o nome de Dejair na liderança.
Dejair tem a marca da força e do progresso na sua administração, porém não dar muito importância às questões de política-partidária. Com os olhos voltados apenas para o administrativo, o prefeito não tem muita apatia de seus adversários políticos, mesmo assim lidera as pesquisas de opinião pública.
Ao contrário do atual prefeito, o Vice Beto Careca é uma pessoa mais sensata as criticas adversárias, que segundo ele, são apenas divergentes políticos e não afeta a intimidade pessoal. Quem não se sentiu a vontade com o lançamento de Beto Careca foi o ex-prefeito Zé Pretinho, que sonhava montar um grupão para enfrentar o atual mandatário de Una.
Com a nova conjuntura política e correndo o risco de ter sua candidatura inviabilizada pela Justiça Eleitoral, Zé Pretinho fica na corda bamba, pois todos os pré-candidatos querem o seu apoio, porém ninguém teria coragem de apostar numa nova administração dele, como anda pregando, haja vista que está respondendo a vários processos na justiça civil e criminal e teve duas contas rejeitadas pelo TCM, uma delas já julgada pela Câmara e mantida a decisão pelos parlamentares. Zé Pretinho foi afastado do governo em 2008 por ordem judicial em três decisões inéditas no município.
A bem da verdade, Zé Pretinho baseia-se numa tutela antecipada que suspendeu a votação da Câmara, haja vista que o mesmo alegou cerceamento de defesa. Tutela antecipadamente não é julgamento decisório de mérito, apenas assegura provisoriamente o objeto da discussão jurídica, no caso a suspensão provisória do julgamento da Câmara.
Mas, de qualquer sorte é possível que Zé Pretinho seja candidato, mesmo que sub judice, porém deve ficar sozinho na corrida eleitoral, pois que, nem mesmo os amigos íntimos do ex-prefeito pretende tê-lo na cabeça de chapa, a exemplo do pré-candidato Capitão Carlos. Referindo-se a Diane e a Nildo, entendemos seja uma aliança quase impossível ao nome do ex-prefeito, mesmo porque o egoísmo do ex gestor, não o permitiria ficar na vice de ninguém.

Ex-prefeito Luiz Elias é pré-candidato

a vereador. É o que garante amigos íntimos do político. Luiz Elias de Souza foi prefeito de Una por dois mandatos e teve a sua administração marcada pelo desenvolvimento e as grandes construções, onde podemos citar a sede do paço municipal e o estádio de futebol, deu inicio a feira-livre, mas a obra não foi concretizada e não foi dada continuidade desde que Luiz deixou a prefeitura no ano de 1996. Luiz também implementou o serviço telefônico e de energia elétrica no município.
Centrado na sua administração, o ex-prefeito jamais teve conta rejeitada pelo TCM ou pela Câmara, ao contrario teve uma delas aprovada sem ressalvas, coisa quase impossível junto ao órgão de contas. Luiz Elias atualmente desenvolve serviços de apoio jurídicos aos menos favorecidos e tem muito prestigio junto a comunidade mais carente do município. Ele foi prefeito no período de 1978 a 1981 e de 1993 a 1996.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dejair desiste da reeleição


Acometido a problemas de saúde, o Prefeito de Una, Dejair Birschner (PP) desiste da possibilidade de candidatar-se ao cargo de prefeito novamente, porém atendendo os anseios de seu grupo político, confirma o compromisso em apoiar a pré-candidatura  do vice Beto Careca (PSL).
Dejair está prefeito pela terceira vez no município de Una, com a marca do progresso em sua administração, o prefeito enfrenta problemas financeiros do município deixado pela gestão de seu antecessor e foi obrigado a sacrificar um boa parte da arrecadação em negociação junto ao INSS. Ademais com a queda do FPM, devido perda de habitantes acusada no último censo, ficou quase impossível cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
As ultimas pesquisas apontam a reeleição do atual prefeito, porém ele atravessa problemas de saúde, inclusive deve realizar uma bateria de exames, conforme informações do filho Tiago Birschner. O Prefeito afirma que é preciso dar continuidade a responsabilidade administrativa do seu governo e não pretende entregar o município a qualquer pessoa, por isso decidiu apoiar juntamente com o grupo a pré-candidatura de Beto Careca, por considerar um homem de bem, responsável e da sua confiança. Beto tem vasta experiência na administração pública, devido prestar serviço ao município a quase 30 anos e com formação em contabilidade pública.