Apoio cultural

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Una vira problema para município vizinho

E compromete a imagem de Orlando Filho diante da raça indígena, essa são as declarações do prefeito de Buerarema ao Jornal A Tarde de ontem. A administração da vizinha cidade vem sendo acuada por problemas administrativos deste município.

Desde março do ano passado que o gestor de Buerarema vem sofrendo pressão por parte dos Tupinambás da Serra do Padeiro que se localiza neste município. A problemática são as condições de acesso, com a distribuição dos recursos da União e no tratamento da saúde indígena.

No inicio do ano de 2006 os índios chegaram a fazer um manifesto na Prefeitura de Una, porém o prefeito se omitiu as questões da etnia e passou a responsabilidade para o prefeito Orlando Filho que vem sofrendo as conseqüências.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Tubinambás novamente invade prefeitura

Índios residentes na Serra do Padeiro, área deste município fizeram na manhã de ontem (26) pelo menos sete funcionários da Prefeitura de Buerarema com reféns, liberando-os no final da tarde a interferência de policiais federais.

Os Tubinambás também retiveram na aldeia parte da patrulha mecânica da prefeitura. Os motivos do protesto são referentes aos fatos da prefeitura de Buerarema estar fazendo retirada de cascalho sem licença ambiental.

As atitudes indígenas vêm se repetindo nos últimos três anos, inclusive se refugiando nas prefeituras de Una e de Buerarema, com as alegações de abandono por parte dos gestores de ambas as cidades.

No mês de fevereiro do ano de 2006, os índios invadiram a Prefeitura de Una em busca de apoio na assistência médica, já no mês março do ano passado os indígenas adentraram à prefeitura de Buerarema solicitando repasse da FUNASA.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Uesc divulgou ontem a resultado do vestibular

No site da instituição e nos meios de imprensa da região foi divulgado na tarde de ontem o resultado do vestibular da UESC/2008, e pelos menos 10 pessoas de Una já conseguiram se classificar na primeira chamada.

O destaque é para Elica Ramos dos Santos Serra que foi aprovada no curso de filosofia, porém já havia sido classificada pelo ENEM para cursar administração na Faculdade de Ilhéus e se classificou no curso de agrimensura da EMARC/Uruçuca.

Outro que também foi aprovado no curso de Letras foi o jovem Givanildo Modesto Sertório de Souza, que levou um tempo estudando para padre, já Jeroaldo de Souza Santos foi aprovado para cursar Geografia na instituição.

A Uesc divulgou o resultado do Vestibular 2008. Clique aqui e confira a relação dos aprovados no site de A Região.

Dados colhidos do blog Pimenta na Muqueca (www.pimentanamqueca.blogspot.com)
abaixo, confira a relação de aprovados por curso.

Assassino de policial ainda é caçado

Texto na íntegra do Jornal A Região (www.aregiao.com.br)

A polícia de Porto Seguro caça o bandido que na noite de quinta assassinou o policial civil Marco Aurélio Silveira, de 36 anos. Ele foi morto enquanto perseguia um assaltante no bairro Baianão, em Porto Seguro, no extremo sul do estado.

De acordo com a polícia, Marco Aurélio foi assassinado na Rua 25 de maio, onde o bandido havia arrombado uma residência. O policial chegou ao local acompanhado de outros três colegas e foram recebidos a tiro.

Ao tentar entrar no imóvel, Marco Aurélio foi atingido com um tiro na testa. O bandido conseguiu fugir, pulando um muro da casa. O policial era lotado em Porto Seguro, mas sua família é de Itabuna, onde o corpo foi sepultado na tarde de ontem.

Leia matéria completa na edição impressa deste final de semana do Jornal A Região.

Prefeito ataca vereador para se defender

Texto na íntegra do Jornal A Região (www.aregiao.com.br)

O prefeito de Aurelino Leal, Giovanni Lopes, escolheu o ataque para se defender das acusações de desviar mais de meio milhão de reais da secretária de saúde do município.

Ele acusou o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Soares, de patrocinar as denúncias.
O prefeito disse que as denúncias de desvio e as irregularidades no contrato de locação de veículo não passam de armação política.
Segundo Giovanni, Eduardo só está fazendo as denúncias para se promover porque é candidato a prefeito. Ele disse que denunciou Eduardo Soares por desvio de dinheiro que deveria ser destinado a obrigações com o INSS.

Na terça-feira, a Câmara de Vereadores instaurou uma Comissão Processante para investigar uma série de denúncias contra o prefeito. Mais detalhes na edição do final de semana do jornal A Região.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Foto de ex-prefeito em pousada é uma montagem

É o que garantem correligionários do líder Dejair (PP). A foto utilizada na reportagem é mesma que foi usada na edição nº 112 de setembro de 2007 do aludido jornal.

Birschner garante que jamais esteve naquele local em nenhuma ocasião e o proprietário da pousada diz que vai processar o jornal pela publicação.

Bastante indignado o ex-prefeito disse que vai ajuizar uma interpelação judicial e ingressar com uma queixa-crime contra o editor do jornal pela farsa.

O jornal publicou de que o ex-prefeito havia passado o reveillon numa pousada acompanhado de uma namorada, o que improcede segundo membros da família Birschner.


A montagem é vista a grosso moto inclusive aparece uma linha escura nas costas de Dejair, justamente o local do recorte mal feito, a camisa e a calça utilizada na reportagem anterior também se coincidem.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Zairo vai responder a ação no cargo

de prefeito. Esta decisão foi tomada pela Juíza Substituta da 5ª Vara Civil de Ilhéus, Drª Vilma Veras. A ação Civil Pública foi ajuizada pela promotora Ana Paula Limoeiro referente a possível fraude em licitações.

Zairo Jacques Pinto Loureiro fez aquisição de ônibus para o transporte escolar sem observar a legislação que prever os contratos e licitações. Ainda existe uma outra Ação Civil pública para ser julgada e uma Ação Originaria no Tribunal de Justiça.

Violência na porta do Itabunão

Um torcedor ficou gravemente ferido a bala ontem na porta do Estadio Luiz Viana Filho em Itabuna. Informações dão conta de que um homem ainda não identificado chegou atirando.

Leando Silva Santos de 20 anos morador do bairro São Caetano levou pelo menos três tiros um dele atingido a face, posteriormente sendo socorrido e encaminhado ao Hospital de Base.

O tiroteio ocorreu quando torcedores estavam na porta do estadio para a torca de ingressos do programa sua nota é um show, inclusive criança, quando o indivíduo chegou atirando causando pânico aos presentes.

Assassinato em Ilhéus

Numa das mais famosas lanchonetes de Ilhéus, o Baitakão, o seu proprietario Fernando foi assassinado a golpes de faca por um possível ex-funcionário. Mesmo o crime sendo cometido no centro da cidade, o criminoso ainda não foi preso.

MP denuncia ex-prefeito de Itapé Urbano Santos

Texto na íntegra do Jornal A Região (www.aregião.com.br)
O Ministério Público Federal em Ilhéus denunciou o ex-prefeito de Itapé, Urbano José dos Santos, e o ex-tesoureiro José Bispo dos Santos por desvio de recursos públicos. Eles usaram indevidamente R$ 15 mil do Ministério da Educação.

Segundo o Ministério Público Federal, o dinheiro deveria ser aplicado no Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, para assegurar o transporte dos estudantes da zona rural para a cidade.

Os dois acusados são irmãos e eram responsáveis pela movimentação bancária dos recursos. Foi constatado que eles transferiram as verbas para a conta única da prefeitura, sendo que não se sabe o destino dos recursos.

Polícia indicia cinco por queda na Fonte Nova

Texto na íntegra do Jornal A Região (www.aregião.com.br)
A polícia indiciou cinco pessoas pelo desabamento da arquibancada do estádio Fonte Nova no dia 25 de novembro, quando sete torcedores morreram e 80 ficaram feridos.

Foram indiciados o superintendente da Sudesb Raimundo Nonato Tavares (Bobô), os presidentes da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues e do Bahia, Petrônio Barradas e o diretor técnico da CBF Virgílio Elísio da Costa Neto.

O diretor de operações da Sudesb, Nilo Santos Júnior, deve ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar).

Bobô disse estranhar o resultado do inquérito 174/07 da 6ª Circunscrição Policial, que conclui pelo pedido de indiciamento por prática de homicídio doloso (com intenção de matar) destas pessoas.

"Até o momento, não há correspondência entre os elementos dos fatos então apurados sobre o acidente da Fonte Nova e a conclusão do inquérito presidido pela delegada Marilda Marcela da Luz", diz Bobô.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Toyota estátua

há mais de quinze dias na rampa da prefeitura o veículo da secretaria da Educação vem sendo admirada pelo visitantes como um símbolo da administração trabalhando hoje para sorrir amanhã.

A pick up que ficou numa oficina em Eunapolis por período superior há um ano, só saiu do conserto por aval de um empresário que também é funcionário da prefeitura, e dizem as más línguas que até emitiu um cheque-caução para a liberação do veículo.

Por fim o buraco na rua do prefeito, a Liberalino Barbosa Souto, foi consertado no dia de hoje após quase dois meses sem a devida observação do setor de Viação Obras e Transportes da prefeitura.

Jovem é encontrado morto

No rio de Comandatuba hoje pela manhã. A vítima foi um jovem de 18 anos, morador de Oitiçica de nome Aires Santos da Silva. Os motivos do homicídio e o possível autor vêm sendo investigados por equipes do Dr. Norberto Teixeira Cordeiro.

Há informações de que um dos possíveis suspeito resida no distrito de Outeiro, haja vista ter sido o indivíduo visto armado nas proximidades de onde o corpo foi encontrado, porém a polícia não descarta outras linhas de investigação.

O corpo de Aires foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica, a fim de ser necropsiado. Foi encontrada uma perfuração na parte frontal do crânio da vítima, o que leva a policiais acreditarem provavelmente ter sido por arma de fogo.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Vera Cruz: Um show a parte

na festa em Comandatuba, e se não fosse a falta de estrutura disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Una para ofuscar o brilho do evento, teria sido uma grande festa. O prefeito decidiu reduzir para dois dias as comemorações alusivas ao São Sebastião.

No primeiro dia nada de especial foi oferecido aos foliões, apenas duas bandas regionais, porém hoje a Banda Vera Cruz transformou uma festa bastante modesta, num show de evento, deixando os foliões numa só alegria.

Foi observado um desânimo nos comerciantes da localidade, haja vista da precariedade de serviços de bares e restaurante e na má qualidade do atendimento, inclusive no balneário e restaurantes considerados os ícones do vilarejo.

O evento foi considerado tranqüilo pela Polícia Militar devido ao baixo índice de violência, mesmo com a iluminação bastante precária aos foliões, o que gera perigo e uma certa intranqüilidade aos participantes da festa.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Repórter Pinóquio

Sem ter muito o que apresentar ao povo de Una, o prefeito vem utilizando do departamento de Comunicação e através de jornais regionais para se autopromover como se fosse o mago na administração pública. Pior, comprometendo a imagem de muitos.

O jornal Tabu, conceituadíssimo, respaldado e veterano no ramo da comunicação em impresso na região, vem sendo utilizado para repassar imagem de bom prefeito do atual gestor, e na sua edição da 1ª quinzena de janeiro, destaca que o prefeito vem recebendo elogios nos postos de saúde. Talvez o editor tenha esquecido das crases nos “elogios”, ou recebeu uma boa jabá para enfatizar o substantivo “abstrato”. Em épocas de crise na saúde nem Adib Jatene receberia elogios.
Outra grande farsa é a divulgação da construção de 150 casas populares pelo prefeito e a reforma completa do terminal rodoviário. As casas devem ser fantasmas ou transparentes aos olhos nus da comunidade de Una, já o terminal rodoviário o prefeito fez um verdadeiro sepulcro caiado, bonito na frente, pífio no interior dos banheiros e nos fundos.
O maior equívoco mesmo é a divulgação da construção de uma escola no bairro Marcel Ganem. Às más línguas garantem de que a obra está paralisada por que o prefeito não fez o repasse de menos de R$ 80.000 à União como contrapartida, sendo que a federação é verdadeira responsável pela construção.

E, fechando a serie de reportagens o Tabu ratifica a promessa da pavimentação integral no bairro da Urbis, prometida em diversas ocasiões pelo “elogiável” prefeito, assim como o asfaltamento da rod Una Colônia pelo grupo que governou a Bahia por um bom período. Será que Zé Pretinho aprendeu com o convívio fraternal com aquele gente?

A propósito o Tabu jamais teceu comentários ou elogiou as investigações do Ministério Público sobre fatos que envolvem Zé Pretinho e equipe, ou até mesmo se reportou as contas de 2006 reprovadas pelo TCM.

Nidão é novamente presidente da LDU

e para mais quatro anos. A aclamação foi na noite de hoje (18) no restaurante Beira Rio, com a presença de diversos presidentes de clubes, diretores de associações e outras entidades.

Apenas um time estava apto ao voto, o Independente, justamente o clube que o filho do aclamado é o presidente, sendo dispensado o voto. Os demais times, segundo o Nidão estão com documentos faltosos e em débito com a Liga e com a Federação Baiana de Futebol.

Ivanildo dos Santos Leão estar a frente da instituição desde 1992 e permanecerá até o ano de 2012, sempre polêmico, ele mesmo se declarou ditador das coisas certas, e este talvez tenha sido o motivo de não haver concorrente, afirmou o presidente.

Prometendo um campeonato com oito equipes a começar em março, Nidão ratificou uma punição ao Joinville com a suspensão da competição, e que convidará o Cosmos para compor a vaga do punido. Após o carnaval deverá ocorrer uma nova reunião para decidir sobre a futura competição, que espera o presidente, tenha apoio do prefeito Zé Pretinho.

Prefeito reduz festa

desprestigiando o povoado de Comandatuba. As festas alusivas ao padroeiro que sempre ocorrem em três dias, este ano se reduzirá a apenas dois, e com parte patrocinada pelo Hotel Transamérica.

Bastante tradicional a festa de São Sebastião sempre foi tida como um bom divertimento, porém para a contenção de despesas Zé Pretinho resolveu encolher o evento, causando angustia aos moradores e vendedores autônomos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Procurador-Geral dar carta branca ao Promotor de Una

Para investigar com a máxima amplitude todos os fatos relacionado ao Caso Matone/RS. O ato de delegação nº 003/2008 foi publicado no Diário Oficial da Justiça de hoje (16), e é concernente ao expediente nº 003.0.116941/2007 da Procuradoria Geral da Justiça no estado.

O prefeito Zé Pretinho (PTB), seu irmão Antonio Bispo dos Santos, o chefe de Gabinete Joselito de Jesus Soares e o gerente do banco Orivaldo Pereira Lima Filho já foram denunciados no Tribunal de Justiça da Bahia. O processo está sob analise do Juiz Carlos Roberto dos Santos Araújo.

O Ministério Público em Una também já denunciou quatro não funcionários da prefeitura que foram beneficiados com os empréstimos, agora restam uma solução aos outros 23, incluindo 10 parentes do prefeito. A denuncia foi acatada pelo Juízo Criminal, que além de interrogar os denunciados, ainda quebrou sigilo bancário e telefônico.

Possivelmente o Ministério Público deva ajuizar uma ação civil pública para a restituição dos valores supostamente desviados, além de indisponibilidade de bens de todos os envolvidos, e paralelamente ingressar com uma ação criminal contra os demais tomadores do empréstimo.

Os funcionários comprometidos na suposta fraude, acaso sejam denunciados à justiça, devem ser submetidos a Processos Administrativos, conforme estatuto dos servidores públicos, já o prefeito deve enfrentar um Processo de Cassação na Câmara de Vereadores, conforme a Lei Orgânica do Município.

Num ato de prevaricação o presidente da Casa Legislativa permanece omisso aos fatos, e nem uma sindicância mandou instalar para investigar o prefeito, podendo ser também responsabilizado. Vereadores da base e da oposição não se manifestam às notícias amplamente reportada pela imprensa baiana, não protocolizando ainda nenhum pedido de investigação.

Reitor da Uesc tenta agredir jornalista

Foto e Texto na íntegra do blog Pimenta Na Muqueca (www.pimentanamuqueca.blogspot.com)

Lua-de-mel do reitor foi bancada pela Uesc. Denunciado, tentou agredir jornalista em Ilhéus.

O assassinato do jornalista e fundador de A Região, Manoel Leal, completou 10 anos na última segunda-feira, 14 de janeiro.

No mesmo dia, enquanto embarcava para Salvador, Marcel, filho de Leal, quase foi agredido fisicamente pelo descompensado reitor da Uesc, Joaquim Bastos.

O fato aconteceu no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. O reitor não suportou ver a série de reportagens de A Região sobre as maracutaias e irregularidades na Uesc.

Há quatro anos o jornal vem denunciando os esquemas de viagens, nomeações e licitações fraudulentas promovidos por Joaquim Bastos.

Somente no ano passado, o reitor da Uesc gastou mais dinheiro em viagens do que o próprio governador Jaques Wagner. Mais de R$ 156 mil.

Até uma viagem de lua-de-mel a Paris, no ano passado, foi bancada com recursos da Uesc. A lua-de-mel foi com a nova esposa do reitor, a professora Malu.

A tentativa de agressão foi revelada nesta quarta pelo respeitado jornalista Eduardo Anunciação, no jornal Diário do Sul.


Eduardo Anunciação diz que o reitor Joaquim Bastos demonstrou desequilíbrio e estar "completamente louco".

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Comerciário itabunense é acusado de assalto e morre

Texto na íntegra do Jornal Diário do Sul

O comerciário Diomas dos Santos Nascimento, o “Chiquinho”, de 28 anos, morador do bairro Mangabinha, em Itabuna, morreu em confronto com a Polícia Militar de Itapetinga, no último final de semana.

Segundo matéria divulgada no site Itapetinga Notícias, o homem é acusado de ter arrancado o caixa eletrônico de um supermercado daquele município. Porém, não conseguiu levar o referido caixa numa Pick-Up, pelo fato do veículo ser de carroceria alta, dificultando a ação criminosa.

Em contrapartida, em Itabuna, amigos desportistas e a própria família afirmam não ter conhecimento de que “Chiquinho” tivesse envolvimento com o mundo do crime.

Para muitos na cidade, foi uma surpresa descobrir que o homem de vida simples e seria um suposto assaltante.

Parentes, em entrevista ao referido site, afirmaram desconhecer tais costumes. Segundo a esposa da vítima, ele não dormia fora de casa e nem tinha passagens pela polícia.

Vigilante conta detalhes sobre assalto

O vigilante do mercado, Sebastião Santos Silva, informou que dois dos assaltantes chegaram ao local por volta de 1h50min da madrugada, um apoiado no ombro do outro, e se aproximaram dele exigindo arma de fogo.

Por sua vez, o vigilante respondeu que não tinha revólver. Foi quando os demais integrantes do bando apareceram em dois veículos, sendo uma F-1000 ou Ranger preta, e um Golf 2.0, placa de Salvador. Os integrantes da quadrilha estavam bem trajados e prometeram amarrar o vigilante e colocá-lo no porta-malas de um dos veículos.

“Tião”, como é conhecido, implorou aos assaltantes que não tentassem contra sua vida, pois estava ali ganhando o pão de cada dia. Um dos assaltantes o colocou dentro do canteiro do referido supermercado com uma arma apontada para sua cabeça, enquanto os demais arrancavam o Caixa Eletrônico.

Uma guarnição do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) iniciou uma troca de tiros e, no confronto, “Chiquinho” morreu no local. Os demais se dividiram em dois grupos e saíram em seus respectivos veículos, em alta velocidade. Houve perseguição, mas o PETO não conseguiu êxito.

O veículo Golf Prata, 2.0, placa JQZ-5150, de Salvador, provavelmente locado, foi abandonado pela quadrilha depois de apresentar pane.

No interior do veículo, foi encontrada uma bolsa azul, contendo caixa de ferramentas para retirar o caixa do chão. Também foi apreendido um revólver calibre 38, municiado com cartuchos deflagrados

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Prefeito que começar a trabalhar nas estradas

O prefeito na data de hoje (14) fez uma breve reunião com servidores que operam na recuperação das estradas, bastante destemido Zé Pretinho (PTB) conclamou aos presentes a arregaçarem as mangas da camisa e partirem ao serviço. Possivelmente sua administração deva começar este ano (de eleições).

Após a reunião um indignado servidor questionou sobre a regularidade de pagamento dos salários a partir daquele momento também. Um dos colegas aconselhou a nada perguntar, pois isso pode ser perigoso. Dizem que o servidor perguntou, porém foi retrucado pelo chefe que isso se resolve depois.

Na mesma reunião ficou acertado que o Sr. Valdecy Birschner ficará responsável integralmente pelos serviços de recuperação das estradas e com amplo apoio do prefeito e com carta branca para agir. O prefeito parece querer tirar a autoridade do secretario de Viação Obras e Transporte, Sr. Derneval Fortunato.

Valdecy Birschner embora seja irmão do ex-prefeito Dejair foi um dos fortíssimos colaboradores da campanha do prefeito e agora financia a prefeitura na aquisição de peças de um trator e reforma de uma toyota da educação numa oficina na cidade de Eunapólis. Dizem que com juro zero, melhor que beber água de coco.

Ex-prefeitos condenados pelo TCU

Fonte Jornal A Região (www.aregião.com.br)

O Tribunal de Contas da União condenou os ex-prefeitos de Santa Cruz de Cabrália e Itabela a devolver recursos para os cofres do Ministério da Educação. O prefeito de Itabela, Ivo Manzoli, terá que restituir R$ 71.665 ao MEC.

De acordo com o TCU, Ivo deixou de fazer a correta aplicação de recursos enviados para o programa Dinheiro Direto na Escola. Além da devolução da verba, ele foi multado em R$ 5 mil.

Já o ex-prefeito de Santa Cruz de Cabrália, Geraldo Scaramussa, terá que devolver R$ 228.866. Ele desviou o dinheiro de um programa de educação de jovens e adultos. O ex-prefeito foi multado em R$ 15 mil. Ambos podem recorrer.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Motorista pode ser demitido

Segundo informações do blog Pimenta Na Muqueca (http://www.pimentanamuqueca.blogspot.com/) o motorista da Águia Branca envolvido no acidente em que faleceram quatro jovens de Itabuna, deve ser demitido por ter desrespeitado normas da empresa.

Uma das regras da empresa é que o motorista jamais poderá ultrapassar à faixa em local proibido, mesmo para evitar um mal maior. Esta é a explicação de um diretor da empresa aqui na Bahia.

De fato a versão da empresa condiz com a realidade da lei de trânsito, uma vez que ao se confeccionar o boletim de trânsito o policial faz um croqui com as posições finais dos veículos, subjetivamente imputando a responsabilidade a quem estiver na contra-mão.

O jornal Diario do Sul enfoca detalhes do acidente

Uma distância de 26 km separa Itabuna de Ilhéus, mas 30 metros foram suficientes para a colisão entre um ônibus e um Ford Fiesta, que resultou na morte de quatro jovens universitárias na BA 415, km 25. O carro era conduzido pela jovem estudante de Administração Priscyla Gama, de 24 anos, que morreu na hora.

Desde que o acidente aconteceu, muitas versões foram divulgadas. Porém, uma testemunha ocular concedeu entrevista ao Diário do Sul e revelou como tudo aconteceu.

O senhor Antônio, um homem simples que mora em frente ao local do acidente, descreveu o que disse ter presenciado da tragédia. Ele ainda revelou ter sido um dos primeiros a chegar ao local para tentar ajudar. “O carro das garotas vinha de Ilhéus e entraram na pista errada”, afirma.

O homem apontou para uma pista que é contramão para quem trafega do sentido Ilhéus/Itabuna, esta estrada fica debaixo do viaduto. “Depois que elas entraram na pista errada, alguém gritou avisando que era contramão. Elas fizeram a manobra e, quando entraram de vez para a pista novamente, o motorista do ônibus puxou para o lado da Coelba, empurrando o carro vermelho (Fiesta)”, descreve.

O carro que Priscylla Gama dirigia foi destruído principalmente no lado do motorista, matando primeiro ela e Tatiana Andrade, que estava ao seu lado.

A partir da versão do senhor Antonio, é possível entender o motivo pelo qual o motorista do ônibus puxou o carro para a pista em que estava o carro de Priscylla Gama. “Quando ela saiu daquela pista de forma brusca, ele puxou o carro, tentando evitar a colisão”, explica a testemunha.
O início

Priscyla Gama Antunes, Elis Mayane Santos Santana, Larissa Prates Alpoim Andrade e Tatiana Berbert Pitanga Franco participaram de uma “aula da Saudade”, uma espécie de confraternização que formandos fazem antes de receber o diploma acadêmico. As amigas realizaram a festa em um sítio, na própria BA 415, aonde posteriormente iriam se deparar com o inesperado: a colisão lateral com um ônibus.

As estudantes aproveitaram todo o dia de sábado, 5, e na volta para Itabuna pararam no Bar Estrela, metros depois do sítio onde estavam. Segundo o senhor Clóvis, dono do bar que fica a aproximadamente cinco minutos do local da colisão, “as meninas pararam aqui no bar, beberam com outros três amigos e uma amiga, depois resolveram pagar a conta e ir embora. Os colegas continuaram no meu bar”, recorda.

Perícia

Segundo o perito Paulo Libório, a perícia técnica trabalha inicialmente com a hipótese de que o carro das estudantes teria vindo perdido numa reta, saindo para o acostamento e, ao tentar voltar para a mão normal, bateu de frente com o ônibus.

Os buracos: parte II

O Una Na Mídia volta a sua série de reportagens sobre os buracos existentes na cidade e desta vez constatou in loco um, exatamente na rua de sua excelência o senhor prefeito municipal, próximo de sua antiga residencia.

Moradores da rua Liberalino Barbosa Souto estão com medo de que caiam um carro na aludida cratera. Funcionários que cuidam da manutenção de ruas, parques e jardins alegam que já detectaram o problema e que não foi solucionado por falta de material.

Um outro problema é a falta de cuidado com a praça Manoelito da Paixão, recentemente inaugurada pelo prefeito, vez que a grama especial vem sido consumida por um mato parasita devido a má conservação e inexistência de manutenção.

Pesquisa

Um instituto de pesquisa realizou ontem (12) um questionário de opinião pública sobre os futuro prefeito, e perguntou também sobre a administração do atual gestor, o resultado deve sair nos próximos cinco dias. Alguém se arriscaria no resultado?

sábado, 12 de janeiro de 2008

Cena triste flagrada por este blog

e numa borracharia. O motorista do ônibus da prefeitura que serve a educação chega a uma borracharia e antes dele falar alguma coisa, o borracheiro já resmunga: “esse ai num tem jeito, já coloquei remendo onde tinha de colocar”.

O motorista preocupado diz “e como faço para levar o pessoal da roça?” uma boa pergunta, para questionáveis respostas “se a escola está em férias, hoje é sábado, como pode ônibus da educação estar rodando?

O vereador Nilton Nogueira da Silva (DEM) garante de que a prefeitura fez aquisição de pneus novos para todos os ônibus que serve a educação, inclusive os de placas JLV 0470 e JLV 1160, e isso no mês de outubro. Onde será que estão esses benditos pneus?

Justiça concede liberdade

a Augusto Argolo Netto, o Augusto da Sucupira, que se encontrava custodiado na Cadeia Pública desta cidade por conta de um mandado de prisão preventiva expedido pelo Dr. Ricardo Dias de Medeiros Neto, Juiz Criminal da Comarca.
Augusto da Sucupira também foi preso por policiais civis da 7ª COORPIN/Ilhéus, com uma certa quantia em dinheiro e boa quantidade maconha em 27 de novembro do ano passado, porém teve a sua prisão relaxada.
Ele foi transferido para a carceragem de Una, e agora teve a revogação da prisão preventiva. O Delegado de Polícia local vinha investigando Augusto a um bom tempo, entretanto nunca conseguiu flagranteá-lo tendo de representar por sua prisão.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Justiça condena ex-tesoureiro de Queimadas

Texto na íntegra da Assessoria de Comunicação Gladys Pimentel Telefone: (71) 3336 2026 E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br
A Justiça Federal condenou o ex-tesoureiro do município de Queimadas, Antônio José dos Reis, à pena de um ano de reclusão, convertida em prestação de serviços à comunidade e 20 dias-multa. Reis foi acusado participar do desvio de recursos do Ministério da Educação (MEC), repassados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para recuperação de escolas do município, localizado a 300 Km de Salvador.

Inspeção realizada por técnicos do MEC detectou que apenas 10 unidades escolares foram beneficiadas pela verba, resultado contrário ao convênio firmado com o MEC, que se referia à recuperação de 20 unidades escolares. Além disso, as dez escolas beneficiadas passaram apenas por serviços superficiais de pintura e troca de pisos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) instaurou Tomada de Contas Especial para averiguar o destino da verba no Município e constatou que o acusado teria pedido aos servidores da prefeitura que assinassem recibos falsos, elaborados em data retroativa, para que fosse justificado ao MEC o destino dos recursos repassados à prefeitura. Antônio dos Reis agiu sob as ordens de João Ferreira da Cruz, ex-prefeito e responsável pelo convênio, que não pôde ser denunciado por ter falecido antes da conclusão do inquérito policial.

Larissa também não resiste

Texto na íntegra do pimenta na muqueca (www.pimentanamuqueca.blogspot.com)

Última sobrevivente da colisão entre um fiesta e um ônibus, no sábado, Larissa Alpoim Andrade, também não resistiu e faleceu por volta das 16h de hoje.

A morte de Lara foi confirmada no momento em que amigos e familiares se preparavam para o enterro de Elis Mayane dos Santos Santana, terceira vítima do acidente que comoveu o sul da Bahia.

Amigos faziam orações e torciam pela recuperação de Larissa, que estava internada no Hospital Calixto Midlej Filho. Lá, passou por duas cirurgias e chegou a ter pequena melhora de batimentos cardíacos. A luta pela vida durou cinco dias.

O acidente ocorreu na noite do último sábado, 5, numa curva do Km 25 da rodovia Ilhéus-Itabuna, por volta das 19h. O carro em que estavam Larissa, Elis Mayane, Priscila Gama e Tatiana Franco colidiu com um ônibus da Viação Águia Branca.

Priscila e Tatiana tiveram morte instantânea. Larissa e Elis Mayane sobreviveram, mas ontem à noite Mayane não mais resistiu e faleceu.

Larissa morreu enquanto amigos e familiares se preparavam para o enterro da amiga que sobreviveu quatro dias após a tragédia.

Comoção

Os últimos cinco dias foram de comoção em Itabuna. Orações e mensagens de força e fé uniam amigos, familiares e populares, todos chocados com a tragédia que envolveu as quatro garotas.

Às famílias, nossos sentimentos e que Deus dê força e conforto num momento como este. Na lembrança, momentos de alegria das quatro jovens.

Sai o relator no segundo processo em que Zé Pretinho é reu

Dr. Aliomar Silva Brito, juiz de Direito Titular da 2ª Vara de Acidentes de Veículos, é o relator no processo nº 69580-2/2007 em que o prefeito foi denunciado pelo Procurador Dr. Hermenegildo Virgilio de Queiroz e pelo Dr. Promotor Valmiro Santos Macedo.
O processo é concernente as contas do ano de 2005, que foram aprovadas pelo TCM, porém apresentaram ressalvas, a exemplo da emissão de cheques sem fundos e fragmentação de despesas para burlar a lei dos contratos e licitações. O relator do processo foi o conselheiro Dr. Francisco Netto.

O prefeito já responde a duas Ações Criminal Originaria junto ao Tribunal de Justiça, a primeira sob o nº 68077-4/2007, está ao encargo do Dr. Carlos Roberto Santos Araújo para relatar, cujos fatos denunciados pelo MP são motivadas na suposta fraude dos empréstimos consignados.

Os juizes designados relatores são da entrância especial da capital, e eventualmente substituem os desembargadores titulares que encontram-se de férias ou em licenças concedidas pelo Poder Judiciário baiano. Eles estão prestes a serem desembargadores e não brincam em serviço, aplicam a lei na íntegra (dura e crua).

Morre a terceira vítima de acidente no sábado

Texto na íntegra do Pimenta na Muqueca(www.pimentanamuqueca.blogspot.com)

Faleceu no início desta noite uma das duas sobreviventes da colisão entre um Ford Fiesta e um ônibus da Águia Branca, no último sábado.

Elis Mayane dos Santos Santana lutou pela vida por quatro dias, mas não resistiu aos graves ferimentos. Ela estava internada no CTI do Hospital de Base desde o sábado.

A estudante é a terceira vítima fatal do acidente ocorrido na rodovia Ilhéus-Itabuna. Priscila Gama e Tatiane Franco morreram no local da colisão. As três se formariam em administração neste final de semana.

O corpo da jovem está sendo velado ao lado do Campo Santo, no SAF. A família ainda não decidiu, mas corpo pode ser enterrado na cidade natal de Elis Mayane, Arataca.

Das quatro jovens que estavam no Ford Fiesta, Larissa Prates Alpoim Andrade é a única sobrevivente. A jovem está internada no Hospital Calixto Midlej e passou por duas cirurgias.

O quadro clínico de Larissa estabilizou-se desde a segunda-feira. Amigos fazem corrente de oração pela vida de Lara. No orkut da estudante, centenas de mensagens de força e orações pela sua recuperação.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Determinado o afastamento do prefeito de Olindina

Texto na íntegra da Assessoria de Comunicação Social do MPE Editoria Local Data: 08/01/2008 Redatora: Maiama Cardoso -MTb/BA 2335

Após acatar solicitação apresentada pelo Ministério Público estadual em ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça João Paulo Schoucair, o juiz Antônio Alencar determinou o afastamento do prefeito do município de Olindina, Aladim Barreto da Silva. Com a liminar, também foi decretada a indisponibilidade dos bens do gestor e da empresa Construindo – Transportes Construções e Incorporações Ltda, que é acusada de, junto com ele, causar o prejuízo de mais de R$ 320 mil ao erário municipal.

Segundo o promotor de Justiça, o prefeito, “em conluio” com a empresa, contratou serviços de limpeza pública e coleta de lixo entre os anos de 2006 e 2007, pagando um valor 40% superior ao dispensado nos anos de 2004 e 2005 para efetivação dos mesmos serviços. Apesar disso, reclama João Paulo, o Município não realizou a fiscalização do contrato e permitiu que o serviço de limpeza fosse realizado fora das especificações do edital. Mesmo assim, o gestor pagou integralmente o valor contratado e legitimou as violações contratuais da empresa, que recebeu, em 2006, cerca de R$ 530 mil e, em 2007, R$ 540 mil, afirmou. Para ele, “montado estava o espetáculo da indecência que teria a empresa como personagem principal”.

No documento apresentado à Justiça, Schoucair ressalta que, durante as investigações ministeriais, o prefeito prestou informações contraditórias, afirmando, inclusive, que a empresa estava cumprindo com as obrigações contratadas. Aladim Silva é acusado também de esboçar de “forma cristalina a manifesta intenção de retardar o andamento das investigações com seus pedidos de prorrogação de prazo para atender às solicitações do MP”.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Prefeito de Buerarema é acionado por abuso de poder

Texto na íntegra da Assessoria de Comunicação Social do MPE Data: 08/01/2008 Redatora: Maria Alcina Pipolo (MTb/Ba 915)

O Ministério Público estadual ingressou com uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Buerarema, Orlando de Oliveira Filho. De acordo com a promotora de Justiça Maria Helena Porto Fahel, autora da ação, o gestor público utilizou-se “da máquina administrativa para satisfação de interesses pessoais, mediante fraude, abuso de poder, dentre outras ilegalidades que importam em atentado contra os princípios da Administração Pública previstos na Constituição Federal, além de falsificação de documento particular, inserção de declaração falsa em documento e uso de documento falso, crimes previstos no Código Penal Brasileiro”.

Em outubro de 2005, lembra a representante do MP, o prefeito de Buerarema (município localizado a 450km de Salvador), promoveu, através de decreto, o embargo da obra de construção civil da empresa Icemec, representada por Ramsés Cabral Santana, realizada em terreno localizado na Avenida Góes Calmon, às margens do trevo de entrada da cidade. Posteriormente, ingressou com 'Ação de Nunciação de Obra Nova' contra a empresa e seu proprietário, objetivando embargar judicialmente as obras de instalação de área coberta para comércio, alegando, nas duas situações, inobservância das disposições do Código de Obras do Município.

Contudo, acrescenta a promotora de Justiça, como o juiz julgou improcedente a pretensão do embargo, “face à ausência de provas e de suporte jurídico, uma vez que o referido Código de Obras, apesar de aprovado, não foi sancionado nem promulgado”, o prefeito Orlando de Oliveira, “no exercício abusivo de prerrogativa do cargo que ocupa e em flagrante desvio de poder, através de decreto de setembro de 2006, declarou a área de 6.695 m² de interesse social para fins de desapropriação, enunciando como proprietários Carlos Ulisses Dórea e Inajá de Almeida Dórea”. Na oportunidade, determinou a constituição de uma comissão de avaliação, que atribuiu a 1 m² o valor de R$ 18,50.

A representante do MP ressalta que, em seguida, antes que fosse concluída a execução da desapropriação, o gestor público encaminhou à Câmara de Vereadores, para votação, projeto de lei, em caráter de urgência urgentíssima, que autorizava a doação, pelo Município, da referida área objeto da desapropriação para a empresa MMS Churrascaria, visando a construção de uma pousada/dormitório, “sem se preocupar em justificar tal procedimento”. Em mais um ato duvidoso, acrescenta a promotora de Justiça, o prefeito enviou, em seu próprio nome, correção do preço unitário de 1m², atribuindo o valor de R$ 1,85, tendo como fundamento cópias de laudos de avaliações, tendo como solicitante Carlos Dórea e assinados por Paulo Roberto Luna e Waldemir de Jesus. “Ocorre que Waldemir de Jesus declarou que jamais foi solicitado para proceder a avaliação da área, reputando falso o documento supostamente assinado por ele”, e “Carlos Dórea , antigo proprietário da área, declarou que procedeu a transferência da posse do imóvel a Ramsés Cabral Santana segundo recibo de compra e venda datado de 27 de janeiro de 2003”, afirmou Helena Fahel, concluindo que “todo o procedimento encampado pelo requerido é eivado de ilegalidades, arbitrariedades, falsidades e desvios de finalidade”.

Polícia prende soldados do PCC na região

Matéria na íntegra do plantão de A Região
Policiais militares e civis prenderam no final da manhã desta segunda, em Itabuna e Ilhéus, três suspeitos de fazer parte do PCC, Primeiro Comando da Capital, principal quadrilha de São Paulo.
Foram detidos Márcio Luciano Conceição de Jesus, de 21 anos, Wellington Brandão de Aragão, de 20 anos, e Roberto Carlos Dantas dos Santos, de 37 anos.

Com eles, a polícia encontrou R$ 9 mil, carteiras da facção criminosa PCC e cinco veículos, sendo três motos e dois carros, duas armas de fogo, farta munição, silenciador para metralhadora.

Eles também portavam grande quantidade droga, diversos celulares, uma cartilha contendo o "código de ética" da facção PCC e várias identidades falsas.

De acordo com a polícia, o trio estava esperando os comparsas que vinham de Goiás e Espírito Santo e foram interceptados por policiais da Caerc e agentes da Polícia Civil de Ilhéus.
As polícias militar e Civil informaram que os acusados são integrantes de uma perigosa quadrilha de assalto a banco e se preparavam para fazer assaltos na sul e extremo sul da Bahia.

"Estávamos acompanhando a movimentação desses indivíduos há quase uma semana e os interceptamos", conta o capitão PM Barreto, da Caerc.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Duas jovens morrem em grave acidente

automobilístico próximo ao viaduto da entrada de Itabuna sentido Ilhéus. Na colisão frontal envolvendo um Corsa e um ônibus da Águia Branca, o trecho da BR 415 ficou parcialmente fechado no período de 19h às 20h da noite de óntem (05).

Priscila Gama que dirigia o automóvel e Tatiana Berbert Pintanga Franco foram a óbito no local do acidente enquanto suas companheiras Larissa Prates Alpoim Andrade e Elis Mayane dos Santos Santana que estavam no banco traseiro do veículo, foram encaminhadas em estado gravíssimo ao Hospital de Base. Elas tinham em média 23 anos.

A condutora do Corsa perdeu o controle do veículo indo à pista contraria e colidiu com o veículo oponente, um ônibus que fazia a linha Salvador Ilhéus. Testemunham afirmaram a polícia de que o motorista do ônibus ainda tentou livrar a frente do ônibus para evitar a colisão, porém não teve êxito.

O acidente chocou a população itabunense, uma vez que as vitimas são de famílias tradicionais naquela localidade. Elas iriam se formar no próximo sábado (12) em administração pela FTC, inclusive estavam retornando da aula da saudade. O enterro foi hoje naquela cidade com o funeral no cemitério do Campo Santo e sob bastante comoção dos parentes e amigos.

Acabaram-se as festas e junto, o sossego.

Para muitos, principalmente dos políticos que tem processos pendentes no Judiciário e dependem da plenitude de funcionamento dos órgãos para serem julgados. A PMU que manteve seus postos de saúde e farmácia fechadas desde o último dia 20, provavelmente deva voltar a funcionar amanhã.

O Tribunal de Justiça deve recomeçar seus trabalhos juntamente com o Ministério Público também amanhã (06) com funcionamento do Pleno a partir de terça-feira. O prefeito Zé Pretinho (PTB) responde a dois processos no TJB, inclusive um já dispõe de um relator.

O juiz titular da comarca de Una deve retornar as suas atividades judicantes só no dia 14 de fevereiro uma vez estar em merecidas férias já o juiz relator do processo nº 980077-4/2007 contra o prefeito de Una deve também entrar em gozo de férias a partir do dia 11 de janeiro e só deve retornar em 01 de fevereiro.

Castigo triplo

Augusto Argolo Neto, conhecido por Augusto da Sucupira, que foi preso por agentes da 7ª COORPIN no dia 27 de novembro do ano passado, com uma boa quantidade maconha e certa quantia em dinheiro, teve sua prisão relaxada pela Juiza da 1ª Vara Crime da Comarca de Ilhéus, Drª Rosana Cristina Souza Passos no dia 17 de dezembro.

Augusto foi liberado da Cadeia Pública de Ilhéus, porém encontra-se custodiado na Cadeia desta cidade, graças a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Dr. Ricardo Dias de Medeiros Netto, Juiz Titular da Comarca, que atendeu a uma representação do Dr. Norberto Teixeira Cordeiro, Delegado de Polícia local, também por tráfico de drogas.


Senão bastasse as prisões Augusto ainda teve de acompanhar o sepultamento de uma filha algemado e sob a escolta policial. Lucélia Santos Argollo, de 27 anos foi vitima de um acidente próximo a Ponta da Tulha, na estrada Ilhéus Itacaré, por volta das 05h do dia 01 de janeiro, quando um Eco Sport dirigido por Cristiano Tavares de Souza, chocou-se com uma árvore.

Algumas incógnita no ar...

Existem informações de que será logo-logo renovada uma frota veicular de uma certa família. E, já começaram por um certo e “velho” fox com placa de outro estado.

Também há informações de que um pseudo-advogado anda a pregar entregas curriculares em cidades vizinhas, o pior é quem patrocina a gasolina. Um ex-secretário, pseudo-rival do aludido formado em direito. Ele fala horrores do patrocinador.

Um super-ricasso esnoba do pobre funcionário público que nunca tomou empréstimo no Banco Matone. Eh! tenho lutado para comprar um carro com teto solar, e nunca conseguir, já fulano conseguiu (o carro velho de mais de 20 anos de uso). A vida futura dará a melhor resposta a essa gente esnobador.

Depois de maio deste ano, prefeito pode ser afastado ou cassado? Este é o motivo da alegria de alguns, inclusive divulgando blindagem de seu líder?