Malgrado os momentos árduos de greve dos professores da rede estadual e municipal de ensino, promovidos pela força sindical – APLB, a média do município acompanhou a projeção do IDEB e ficou com 3,9. Em 2011, por exemplo, o município caiu de 3,6 para 3,8. Em 2009, Una teve uma alta de 0,2, visto que a projeção para aquele período era de 3,1. As Escolas André Rebouças e a Escola Municipal de Colônia foram as que conseguiram superar a média da projeção. O Colégio Estadual de Una, a Escola Liberalino Barbosa Souto e a Escola Santa Rita não pontuaram no índice.
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Mias informações clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.