Atenção transeuntes que trafegam pela BA 001, a Secretaria de Viação, Obras e Transportes instalou, a revelia do DERBA (legítimo proprietário da via), ao menos dois miseráveis quebra-molas na entrada da cidade de Una. Um fica defronte ao anexo administrativo e outro defronte a entrada principal do bairro Sucupira.
Os miseráveis quebra-molas têm pouca sinalização e este parece ter sido “feito a facão”, pois não obedecem aos critérios e limitações exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Não tem sinalização horizontal e os malditos não tiveram a pintura apropriada. Um verdadeiro risco às pessoas que trafegam pela rodovia. Por idêntica forma a prefeitura instalou dois na Getulio Vargas, defronte o campo da CEPLAC.
Ao ser instituído no ano de 1997, o CTB atribui a responsabilidade aos municípios de cuidar do trânsito urbano, com o cunho de orientar, fiscalizar e arrecadar as multas de trânsito, no que tange a parada e circulação. Mas, os prefeitos se omitem a colocar em pratica a previsão da Lei, uns por inércia e outros para não entrar em roda de colisão com os seus apadrinhados políticos.
O trânsito municipalizado é importante para a receita do município, pois este recebe apoio do Ministério das Cidades para montar em suas vias, placas de sinalização, semáforos e radares. Isso educa o povo a cumprir a legislação de trânsito. Quebra-mola é um método arcaico que demonstra um governo retrógrado e uma sociedade mal educada.
Os quebra-molas podem comprometer o município em pelejas judiciais, pois não foi feito estudo de engenharia de tráfego e foram postos em locais que não compete ao município. Na hipótese de um acidente ou um dano no veículo, os prejudicados devem buscar no judiciário a reparação por parte da municipalidade. Ao contrário, o radar instalado o município passaria a arrecadar com as multas aplicadas aos infratores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.