MISTURA BOA
Há tempos eu era.
Há pouco tempo eu sou.
No espaço de quem eu era
E de quem eu sou
Descobrir as interfaces
Da pigmentação desta pele humana e frágil.
Trago em minha cara
As marcas das lágrimas
Que ganhei ao nascer desta cor.
Sou a mistura
Bruta e clara
Da ginga, da alma, do batuque
De tanta gente, de tanto sangue,
de tanta luta, de tanta dor.
Sou chamada de morena, preta,
amorenada, quase clara.
Ou cochicham à surdina: negra assanhada!
Sou mestiça, obrigada a dizer:
Sim, senhor!
Nesta terra das misturas,
E tão impune
A senzala é ocupada por todas as cores.
Agora, face a face
Sem buscar disfarce
Vejo-me grande e bela
E de toda cor.
No espaço de quem eu era
E de quem eu sou
Descobrir as interfaces
Da pigmentação desta pele humana e frágil.
Trago em minha cara
As marcas das lágrimas
Que ganhei ao nascer desta cor.
Sou a mistura
Bruta e clara
Da ginga, da alma, do batuque
De tanta gente, de tanto sangue,
de tanta luta, de tanta dor.
Sou chamada de morena, preta,
amorenada, quase clara.
Ou cochicham à surdina: negra assanhada!
Sou mestiça, obrigada a dizer:
Sim, senhor!
Nesta terra das misturas,
E tão impune
A senzala é ocupada por todas as cores.
Agora, face a face
Sem buscar disfarce
Vejo-me grande e bela
E de toda cor.
Luciane
O dia da Consciência Negra foi instituído através da Lei Federal de nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, como o dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Assim como a Lei nº 10. 639, sancionada em janeiro de 2003 viabiliza a milhares de jovens negros e brancos aprender sobre a cultura e a história afro-brasileira e a conviver e respeitar as diferenças da formação multicultural do povo brasileiro.
Na Lei nº 10.639, Art. 26º determina que nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, considerando que:
§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de TODO o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Diante destes pressupostos legais é evidente a importância das instâncias de educação formal o trabalho com a história da África e dos africanos e suas contribuições na cultura brasileira, como ação e objetivo fundamental da República Federativa do Brasil garantida pela Constituição Federal de 1988, Artº 3:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Sendo assim, é fundamental que a comunidade escolar e toda a sociedade compreendam e tenha a consciência de respeito, valorização e combate a todo o tipo de conduta, palavras, ações e qualquer outro tipo de manifestação que venha inferiorizar e discriminar os negros no Brasil em descumprimento a Lei Federal de nº 9.459 de 13 de Maio de 1997, quando determina que:
Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."
"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: RECLUSÃO DE UM A TRÊS ANOS E MULTA.
Objetivo Geral:
Homenagear o dia da consciência negra no Brasil destacando as contribuições dos povos africanos na formação cultural, socioeconômica e política na Bahia e de Una e os avanços legais.
Metodologia:
Realização de Cortejo Cultural (todos os grupos e associações de manifestação da marcas dos povos africanos em Una/Ba);
Divulgação do projeto nas escolas e inscrição dos candidatos para o Concurso Beleza Negra 2013: “Una negra como a graúna”;
Inscrição de representantes da culinária africana e nacional;
Concurso da beleza negra 2013: Realização de desfile no dia 22/11 no Anf Teatro às 19h 00. Inscrição no Departamento de Cultura e nas Secretarias das escolas até o dia 17/11.
Realizações de apresentações culturais por escola municipal e estadual no Anf Teatro (música, dança, teatro e poesia)
Concurso de Artes Plásticas em homenagem ao dia da Consciência Negra. Inscrição no Departamento de Cultura e nas Secretarias das escolas até o dia 17/11;
Venda de culinária de origem africana e nacional;
10 minutos de apresentação para cada escola e grupo cultural;
Ordem de apresentação a ser definida conforme parecer da escola em relação ao tipo de apresentação dentro da temática do evento supracitada.
Apresentações: Local: Anf Teatro de Una. Horário: A partir das 18:00.
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