Malgrado as aulas já se iniciaram em algumas faculdades da região desde o dia 04, o transporte escolar universitário só será disponibilizado aos estudantes pela Prefeitura Municipal a partir da segunda-feira, dia 18. O município de Una tem o dever legal de oferecer o transporte, conforme a Lei Orgânica da municipalidade, em seu artigo 187 diz que “o município promoverá o transporte escolar gratuito para alunos de nível superior”.
Mas, a Lei só beneficia os estudantes residentes no município, não se estende aos de outras localidades, como ocorria na administração anterior e foi contestada por diversas ocasiões, todavia sem efeitos, devido a suposto interesse particular do próprio ex-secretário, para beneficiar, sobretudo, alguns vizinhos de Olivença. Numa enquete promovida pelo blog Una Na Mídia aproximadamente 73% dos internautas repudiam as praticas de oferecer o transporte a estudantes de outras localidades.
Segundo o chefe de transporte da Secretaria de Educação do município, Sr. José Mauro Rodriguês, este ano haverá a possibilidade do passe estudantil universitário como inovação aos serviços e visa coibir o transporte irregular de passageiros, ou seja, os caronas. Três ônibus devem atender a demanda do serviço, considerando que há estudantes das faculdades de Itabuna, Ilhéus e UESC. 170 alunos fizeram o cadastramento e a boa notícia é que os serviços serão oferecidos por outra empresa, que não aquela, que sempre deixa os estudantes na mão.
Ônibus velhos, não. Esperamos que nunca mais.
A grande expectativa dos estudantes é quanto à empresa que vai prestar os serviços, devido aos constantes incidentes com o ônibus da empresa que prestava os serviços, até mesmo eixo já se desprendeu da carroceria e uma das rodas traseiras se soltou, ainda bem que foi a traseira e numa reta. Os ônibus da dita empresa já possuírem mais de 30 anos em uso e não tem qualquer tipo de manutenção.
Bandeira política dos candidatos
Um das bandeiras da prefeita, pregada nos palanques, foi à inovação do transporte escolar de forma geral, devido a sua, na época, precariedade. O transporte escolar precário também foi ponto de crítica do candidato derrotado Beto Careca, que prometeu dentro de um ônibus de sua própria propriedade, que, se acaso, fosse eleito iria colocar ônibus novos e confortáveis aos universitários, pois eles, naquela oportunidade, não mereciam vivenciar os drásticos problemas do transporte escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.