quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nogueira nomeia Itamar Chaves para a diretoria da Câmara.

Presidente da Câmara Nilton Nogueira
A nomeação encontra-se no Diário Oficial da Casa de Leis do dia 28 do corrente mês e ano e tem validade retroativa à 1º de novembro.  O salário do novo diretor, Sr. Itamar Flanklin Chaves, será de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), segundo o próprio diário. O símbolo de vencimento corresponde ao cargo de Diretor de Secretaria ou de Tesouraria.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Prefeito oficializa equipe de transição.


O diário oficial do município do dia 26 de novembro, consta os nomes do representante do Controle Interno, Sr. Higor Endringer Caliman, presidente da comissão; do representante da Secretaria das Finanças, Valdir Nascimento Hora e de Rony Cláudio Modesto Sertório de Souza, Representante da Secretaria da Administração, além de Luiz Roberto Souza Oliveira, representante do Setor Contábil. Estes nomes se juntarão aos nomes de Ziuciele Zulmir Capato, Antônio Berbert Hage Filho, Alberto Shinji Kitaoka, Maurício Santos Martins e de Marijoice Ribeiro dos Santos Corpening, indicados pela prefeita eleita, Diane Rusciolelli.

Leia o diário na integra clicando aqui.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Diane restringe equipe de transição


Dos quinze nomes apresentados na primeira relação, a prefeita eleita Diane Rusciolelli foi orientada a restringir a lista e reduziu à apenas cinco nomes, mantendo o nome de Zieuciele Zulmir Capato, Alberto Shinji Kitaoka, Maurício Santos Martins, Antonio Berbert Hage Filho e incluindo o nome de Marijoice Ribeiro, quem deverá possivelmente assumir o Departamento de Pessoal da prefeitura. Especula-se, também os nomes de Shinji Kitaoka, para a administração, e Antonio Berbert, para as finanças.

Foram excluídos da relação, a própria prefeita, seu vice, José Nildo Nascimento, Professor Gilberto Lisboa, Helvécio Serra Rufino, Sinval Souza Pinto, Deborah Virgínia, Professora Rita de Cassia Teles, Márcio Neves Santos e Edileuza Rosa Oliveira Nascimento. Também foi retirados da equipe Laudecy Lisboa e Thomaz Yuji Osawa, este é cotado para assumir a pasta da agricultura.

Prefeito Dejair inaugura quadra de R$ 500 mil



Foto: Joselito Soares

A praça esportiva foi inaugurada nesta manhã com a presença de diversos vereadores, inclusive a vereadora eleita, Soninha Gusmão, que tomará posse no dia 1º de janeiro. A diretora da DIREC/Ilhéus, professora Ana Lúcia, se juntou aos vereadores Romualdo Cardoso, Arimar Mota, Julival Araujo e Maria Fermo, e marcaram presença no evento.

A quadra poliesportiva da Escola Anísio Teixeira, no bairro Sucupira, é uma parceira do Governo Federal e do município. A área de desporto leva o nome de José Carlos Ferreira, popularmente conhecido como “Zé Linguiça”. A viúva do homenageado Margereth Souza e o irmão José Nilton Ferreira, “Gomeia” também marcaram presença e agradeceram a homenagem justa do prefeito.


O prefeito garantiu que as obras em andamento não sofrerão qualquer restrição e que deverá inaugurá nos próximos dias uma creche na Av.: Getúlio Vargas, um PSF do bairro Marcel Ganem e a revitalização da Avenida David Fuchs. Dejair determinou que a equipe financeira se empenhe para que no próximo dia 20, quite as dividas salariais com os servidores municipais.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A arte de fazer política de Dejair.

Por: Renê Sampaio Medeiros – Radialista DRT 6.319 

A política é a incerteza das certezas, onde os infiéis se tornam fiéis e os fiéis se tornam infiéis, amigo vira inimigo e inimigo se tornam não só amigos, mas amigos íntimos. Quem acompanhou o processo político de prefeito Dejair Birschner (PP) no ano de 2008, quando alguns membros do PCdoB fizeram o possível e o impossível para não permitir a sua junção a Beto Careca, atual vice, pode ter um “piripaque” e cair duro. Pior para quem esteve ao lado dele, quando caiu do poder no ano de 2004. 

Muito cuidado ao ler o Diário Oficial do Município de hoje (20), para não ter um infarto fulminante do miocárdio. Dejair nomeou a Senhora Cândida de Oliveira Chaves, para o cargo de Secretária Executiva da Secretaria do Turismo e Meio Ambiente. O alcaide também nomeou a Sr.ª Cosmira Fernandes de Souza para o cargo de Secretária do Turismo e Meio Ambiente, más destitui Ivanildo dos Santos Leão “Nidão” do cargo de chefia de eventos mandando o mesmo retornar ao cargo de motorista. Os decretos são retroativos a 12 de Novembro. 

Daqui há exatos 41 (quarenta e um) dias o ilustre prefeito Dejair Birschner estará se despedindo pela segunda vez do cargo de prefeito e ficará pelo menos 04 (quatro) anos fora de cargo eletivo no município. A partir do quadragésimo segundo dia, a contar de hoje, possivelmente deverá novamente receber as ingratidões daqueles a quem sempre depositou sua confiança quando está no poder. 

Alguns dos que foram abraçados de 1997 a 2004, passaram cerca de três anos queimando o prefeito com adjetivos que atingiam a sua imagem e da sua família, teve gente que até documentos ou simples fotografias negaram ao prefeito, quando ele precisou, mas, agora, estão novamente no poder e com poder. Há indícios que alguns dos homens de cargo de confiança do prefeito foram os responsáveis pela sua expulsão da carreata do candidato Beto Careca, relembre o caso clicando aqui

Ninguém pode negar a capacidade de força para trabalhar e a intenção de promover o progresso do atual prefeito, aliás, as grandes conquistas do município jamais serão apagadas da história, onde podemos citar a briga com o legislativo pela construção do Colégio Estadual de Una a realização do sonho de construir uma ponte capaz de atender a demanda do município, a construção de diversas escolas, o alto investimento na saúde, as caravanas da cidadania e etc. Mas, Dejair precisa fazer um exame de consciência política e rever seus conceitos em relação a seus verdadeiros amigos. 

Não quer dizer que um político não necessite aglutinar maior número de pessoas ao seu redor, todavia agregar não é desagregar, e com os meus respeitos, algumas atitudes políticas do homem político Dejair causaram angústias e desagregou alguns de seus aliados. Esta matéria estará gravada e arquivada, assim, como as ações do governo de Birschner, principalmente, dos últimos dois anos, para daqui a três anos e meses eles serão analisados e mostrados se valeram a pena algumas decisões.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Una não está na lista da suspensão de recursos.


Foi publicado no Diário Oficial da União, desta data, a relação dos municípios que deixarão de receber recursos da vigilância sanitária. Na Bahia 96 municípios não receberão os repasses até que atualize seus dados do Sistema de Informação Ambulatorial. 1,6 mil municípios brasileiros não cumpriram a norma.

Graças a eficiência da equipe que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, Una continuará a receber o repasse. No sul da Bahia, Camamu, Caravelas, Dário Meira, Itagi, Itamaraju, Itapitanga, Mascote, Maraú, Valença e Ubatã ficarão deixarão de ser contemplados com o recurso.

Confira a relação clicando aqui.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Servidores municipais em assembleia.

Acontece na manhã desta quarta-feira (14) uma assembleia dos servidores públicos municipais para definir o quanto uma parada de advertências pelo salario atrasado e a garantia do pagamento até o dia 20 de dezembro. O evento acontece no Plenário da Câmara de Vereadores. Amanhã é feriado, e o prefeito não decretou ponto facultativo na sexta-feira, feriadão vem por ai.

Candidatos dizem: Tô nem ai!

Rua J.J. Seabra
Rua 07 de Setembro
Ao menos é o que parece. Os candidatos a prefeito e vereador das mais diversas coligações não estão nem ai para a recomendação do TSE, com relação a retirada das propagandas eleitorais. O ultimo prazo contido na resulução n.º 23.191/09 do TSE foi até o ultimo dia 06 de novembro. Os candidatos, os partidos políticos e as coligações, deveriam remover as propagandas relativas às eleições, com a restauração do bem. (Resolução nº 22.718/2008, art. 78 e Resolução nº 23.191/2009, art. 89).

As fotos foram tiradas no muro do Clube Social de Una e de um terreno particular na Rua 07 de Setembro, nesta manhã (14/11/2012). Há mais propagandas em muros de Una e nos distritos, principalmente em Colônia de Una.



Rua 07 de Setembro

Rua 07 de Setembro

Muro do Clube Social
Vejam o calendário eleitoral clicando aqui.

Canto Saudade


Fonte: https://www.facebook.com/renildo.b.santos
Renildo Borges

Essa cantiga
Que canta tão longe
Esse perfume que eu sinto no ar
São lembranças correndo no tempo
Nas ruas de Una...um pequeno lugar

Essas moças de bocas vaidosas
Meninas morenas a desabrochar
São lembranças perdidas no tempo
São flores de Una...Meu doce lugar!

Essas casas de pente de palhas
Quiosque de Buti e Bar de Bené
São lembranças correndo no tempo
A Benção mãe preta...parteira Libé

Esse rio que corre mansinho
Às vezes valente entre os seringais
São lembranças correndo entre pedras
Que morrem mansinho na beira do cais

Adeus meus amigos...
Tão longe e tão caros
Que não se ausentaram
Pra nunca chorar
Não temam o sereno dessa madrugada
É minha saudade tão triste a Lembrar

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Arimar Chaves. Foto tirada há 40 anos.

Do Jornal Tabu de Canavieiras

Arimar, Magno e Raymundo - Arimar Chaves, Magno Lima e Raymundo José dos Santos, o Raimundo Vovoinho. Arimar morreu há cerca de 8 anos, Magno trabalhou na Ceplac aqui em nossa cidade e há muitos anos mora em Aracaju, e Raymundo, ex-Ceplac, trabalha em Eunápolis, mora em Itabuna e tem casa em Canavieiras – ele é casado com a professora canavieirense Mariana. A fotografia, de uns 40 e tantos anos, foi tirada por Tyrone Perrucho nas imediações do Estádio Pedro Menezes. (Arquivo Tabu).

Secretaria de saúde rechaça informação de blog


PREFEITURA MUNICIPAL DE Una
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No que se reporta a notícia publicada pelo Blog Atitude em Una como o título “Denúncia: Hospital Municipal Fréi Silvério jogado ao CAOS”, de 12 de novembro, assinada por Dhi Rusciolelli, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a notícia é maldosa e improcedente. O fato não ocorreu como narrado no blog.

A verdade é que o médico plantonista das segundas-feiras teve problemas de ordem pessoal e não pode comparecer ao plantão, sendo imediatamente substituído por outro profissional. Ademais, há duas ambulâncias de prontidão no hospital para qualquer eventualidade de maior complexidade.

Este tipo de comentários que visa, meramente, atingir o administrador, é uma falta de respeito, abrangendo todos os profissionais que prestam serviço a comunidade, haja vista, que estes dedicam suas capacidades técnicas em atender a coletividade com amor e carinho. Ademais, toda a comunidade é testemunha de que o atual governo sempre se preocupou com a saúde pública.

O atual governo assumiu o município sem ambulância e sem atendimentos de urgência e emergência, todavia atendendo a reivindicação do povo e com respaldo jurídico do Ministério Público e do Poder Judiciário requisitou a Santa Casa, que se encontrava abandonada, fez aquisição de três ambulâncias e está com um processo de desapropriação do imóvel.

Desta forma, a Secretária de Saúde presta um serviço de forma continuada e com responsabilidade aos munícipes, não se abstendo a qualquer ato que venha beneficiar a coletividade, com profissionais gabaritados e compromissados com os serviços públicos.

É perfeitamente compreendido que este tipo de informação visa atingir no campo político, o administrador, porém faz de forma equivocada, pois atinge a toda uma equipe de profissionais que dedicam seus serviços em atender a coletividade. Portanto, é salutar que indivíduos sejam incentivados a procurarem as autoridades responsáveis pelos setores antes de escreverem ou postarem notícias inverídicas, mesmo porque, a Constituição Federal dar direito de defesa ampla aos acusados de forma geral. Quem acusa sem provas pode, inclusive ser responsabizado na justiça criminal e civil. Estamos à disposição para qualquer outra informação.

 

Una- Bahia, 12 de Novembro de 2012

Gleciane Birschner Hora
Secretaria de Saúde

PM de Una flagra crime de estupro de vulnerável


Pequeno, gosta de namorar com menor de 14
E prende em flagrante delito o indivíduo Craildo Flores Cabral, vulgo “Pequeno”, 24 anos, residente no bairro Sucupira em Una. A menor L.P.S. de 13 anos foi entregue ao conselho tutelar. A pratica criminosa acontecia nas imediações do Estádio Municipal, por volta das 22:00 horas.


Pequeno foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Este tipo penal se aplica ao cometimento de satisfação da lascívia quando estar envolvida uma menor de 14 anos, ainda que esta permita a conjunção carnal, a pena é de 08 a 15 anos de reclusão.

sábado, 10 de novembro de 2012

Evento religioso no dia 25 de Novembro


Texto Original do Prof. Augusto Aquino

Um grande evento que irá ocorrer em nossa cidade no próximo dia 25 de novembro. O evento está sendo organizado pela Associação Batista Grapiunense e recebido pela Igreja Batista Getsêmani e os Batistas da CBB em Una.

A Igreja Batista Getsêmani é pastoreada pelo Rev. Marcio Frazão. O evento ocorrerá durante todo o dia 25: das 09:00 ás 20:00h e acontecerá nas novas instalações da quadra poliesportiva da Escola Anysio Teixeira ( Espaço já cedido por meio de oficio pelo Exmo. Sr. Prefeito).

O Evento contará com a presença de aproximadamente 400 pessoas de mais de 60 Igrejas Batistas do Campo Grapiunense.

Melhores informações no site: http://www.batistagrapiunense.com.br

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Gilberto é aprovado no exame de ordem da OAB


O Professor Gilberto Santos Lisboa é o mais novo advogado do município de Una. Desde que concluiu o curso de direito pela FTC, no ano de 2011, Lisboa vem buscando ser admitido na ordem e no resultado de ontem ele figura como um dos aprovados na segunda fase do exame. Parabéns ao professor. Click aqui e veja a relação.

Relação dos aprovados de Ilhéus/Ba.

240133458, Aélio Teixeira Santana Filho / 240112936, Agenor Lima Freitas Neto / 240134452, Ana Cristina Del Rei Reis / 240067076, Andrea Peixoto Silva / 240043814, Andrey Macedo Santana Santos / 240120797, Antonio Carlos De Castro Santos / 240127015, Bárbara Sabóia Laudano Santos / 240064627, Camila Pina Brito / 240094484, Diego Dias Silva Matos Santos / 240137503, Eduardo Domingues Brito / 240022365, Fábio Silva Santana Do Rosário / 240036604, Gabriele Araujo Pinheiro / 240062403, Geovane Santos Prazeres / 240071185, Gilberto Santos Lisboa / 240049985, Guilherme Barbosa Martins / 240123116, Henrique Amorim Dos Santos / 240077526, Iasmin Menezes Da Cunha / 240100482, Ivana Martins Dos Santos / 240133734, Janaina Silva Panhossi / 240128446, Joana Oliveira Santos / 240030253, José André Almeida Dos Santos / 240127477, José Antonio Santos Sena / 240119319, Joventino Sampaio Santana / 240109148, Juliana Campos Simas Reis / 240126830, Juliana Galvão De Almeida / 240116359, Juraci Francisco Novais / 240101978, Klariana Viveiros De Lima / 240030115, Laércio Nazareth Madureira / 240058089, Lavínia Couto Ferraz De Freitas / 240140370, Lívia Tourinho Coelho Dos Santos / 240045438, Marcos Vinícius Santana Silva / 240029841, Marcus Antonio Santana Santos / 240106363, Maria Lívia Porto Carvalho Ferreira De Oliveira / 240039066, Mariana Lindote De Jesus Bomfim / 240003640, Mesaque Barboza Soares / 240119391, Milton Pinheiro Dos Santos Filho / 240082975, Newdton Oliveira Souza / 240030057, Nicolle Ramos Lopes / 240083647, Paula Mucida Cruz De Freitas / 240015841, Paula Pires Da Costa / 240055551, Rafael Assis Alves / 240117739, Rafaela Menezes Costa / 240092336, Romildo Araújo Machado / 240101975, Roney Ribeiro Dos Santos Carvalho / 240126818, Rosangela Airam De Oliveira / 240053285, Rosemberg Almeida Dos Santos / 240139857, Saada Luedy Matos Soares Oliveira / 240107601, Salmo De Souza Moura / 240007335, Samia Simões Dos Reis Melo / 240071252, Taís Vieira Camargo / 240138038, Tássio Menezes Luz Ruas / 240091207, Thiago Almeida Clement Oliveira / 240105280, Thiago Lima Marques / 240020080, Vanessa Porto Santos Mendes / 240030150, Victor Fagundes Marques.

Relator do projeto que exclui cultura baiana diz que é a decisão foi técnica.


Procurado pelo Una Na Mídia, o Professor Gilberto Lisboa deu pouca prosa e disse que o projeto foi relatado pelo mesmo e atendeu a uma fundamentação legal. Lisboa será o provável indicado doo PT, partido do vice-prefeito eleito, para assumir a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura da futura administração de Diane Rusciolelli.

O prejeto que embasou a resolução n.º 001 e virou decreto do executivo n.º 531 prever a exclusão da matéria de cultura baiana e a inclusão de filosofia no currículo escolar. Em carta bastante inflamada, o Conselho Municipal de Educação disse se sentir prejudicado com o termo manobra política e alegou que a decisão atendeu a uma escolha da maioria dos membros, embasado em norma legal.

Lei a carta na íntegra:

Ofício nº 023/2012 Una – BA, 08 de novembro de 2012.

Prezado Senhor,

A educação moderna exige que estejamos conectados com os avanços da sociedade para que o espaço escolar continue um ambiente de significação, reflexão e práxis. A participação dos segmentos constitutivos da escola é uma realidade no município, pois foi construída com alicerces fundamentados para a verdadeira prática libertadora, logo a escola deve atender as demandas da sociedade. A substituição da disciplina Cultura Baiana por Filosofia foi atendendo a uma vontade coletiva da Comunidade do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, visto que, na atualidade administramos as escolas de forma participativa, não aceitamos mudanças por vontade individual. A utilização do termo “Manobra” é ofensivo, grosseiro, desrespeitoso e desprovido de ética à comunidade do CMAFA. As decisões oriundas das unidades escolares do município são decididas com todos os segmentos, não se constitui em ações de ordem unilateral. É competência do Conselho Municipal de Educação analisar a legalidade da devida solicitação, fundamentada nas Leis nº 9394 – 20/12/1996 e nº 10.639 - 09/01/2003 - onde orienta os Sistemas de Ensino, que devem incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” - os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar (todas as disciplinas), em especial nas áreas de Educação Artísticas, Literatura e História Brasileira.
A disciplina está sendo ministrada neste ano, em fase de experimentação sem nenhuma reclamação por parte da Comunidade Escolar e tenho certeza que a Unidade de Ensino não tinha intenção de atingir ninguém, muito menos a comunidade afrodescendente da qual fazemos parte.
Desse modo, acredito que a vossa interpretação não passa de equívoco conceitual por mero desconhecimento das leis educacionais vigentes no país. Encontra-se disponível no site do Ministério da Educação todos os documentos necessários à compreensão da educação. É interessante que se realize um estudo minucioso das normativas, das resoluções e até mesmo das leis educacionais antes de emitir qualquer parecer valorativo sem fundamentação. Desenvolvemos um trabalho com seriedade e comprometimento com a Educação de Una.
Atenciosamente,
Lúcia Maria Cerqueira de Oliveira
Presidente do Conselho Municipal de Educação

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Conselho Municipal de Educação de Una sente-se ofendido com o termo “manobra”.

"O que se fizer com as crianças hoje, elas farão com a sociedade amanhã"
 (Karl Menninger)

Carta do CMEU
O expediente assinado pela Prof.ª Lucia Maria Cerqueira de Oliveira acusa este blogueiro de desrespeitoso, ofensivo, grosseiro, desprovido de ética e equivocado conceitualmente “por mero desconhecimento das leis educacionais vigentes no país” Sic. A professora que o assinou carrega em seu currículo a dignidade, respeito e admiração de maioria absoluta dos alunos que estiveram sob sua direção, enquanto esteve à frente do CMAFA e de outras instituições de ensino.

Segundo o expediente, a mudança no currículo quanto à substituição da matéria de cultura baiana para filosofia, atende a um interesse coletivo da Comunidade do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, aliás a unidade escolar se encontra em completo abandono, porém o conselho não se manifestou, até o momento, a respeito do desmando. Um aluno morreu numa dessas festas de confraternização e nenhuma providência administrativa foi tomada, ao menos que chegasse ao conhecimento público (relembre o caso clicando aqui).

O expediente informa que se manterá no currículo a disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira de forma interdisciplinar, principalmente nas matérias de Educação Artísticas, Literatura e História do Brasil. Parece coisa dos anos 64 a 88, quando os artistas criticavam o sistema de forma discreta. Os assuntos inerentes as questões afro-descendentes devem se tratada de maneira explicita.

Nossa opinião. Liberdade de expressão, contido no art. 5º, inc. IX c/c art. 220 da CRFB/88

Ninguém entende, todavia, se o momento é propício para a mudança, haja vista que o conselho teve todo o tempo para realizar a mudança, e não o fez. Simplesmente, esperaram uma evangélica ingressar na liderança política do município, para alterar o currículo. Portanto, existem dois entendimentos, ou uma manobra, para deixar a nova líder numa situação de desgaste com os afro-descendentes, ou de fato, alguém do conselho quer fazer média com a nova prefeita, assumindo a responsabilidade do ato. Mas, que caiu mal a decisão, neste momento, caiu.

Nosso país é um Estado de segregação racial e religiosa velada, onde os lideres são “obrigados” a decretarem feriados católicos nos dias santos, atingido a todo o povo brasileiro, malgrado o texto constitucional amparar a liberdade religiosa no país laico. Estes tomam posse em cargo público nos templos católicos e fazem chamamento de autoridades eclesiásticas para benzerem obras públicas. Portanto, é inadmissível que este preconceito ainda infecte o âmbito escolar.

Quanto a ser desconhecedor da lei que cobre as ações educacionais do país é bom lembrar, que esta mesma lei atribui ao CME à competência de fiscalizar e denunciar os maus gestores, no que concerne a seus equívocos quanto aos atos administrativos, todavia, ao menos do nosso conhecimento, este conselho, que preza pela ética e pela moralidade administrativa, não protocolizou denuncia, quanto às irregularidades e as ilegalidades encontradas em contas públicas, apontada pelo Tribunal de Contas dos Municípios, ao contrário, membros desse conselho, uns de forma velada e outros ostensivamente, deu apoio aos maus gestores, inclusive um deles, afastado do cargo por ordem judicial.   

Com os meus respeitos aos membros desse conselho de boa intenção, mas não sinto remorso nem estou convencido de que este ato não foi uma MANOBRA POLÍTICA, pois a sociedade é uma massa de manobra dos interesses econômicos e políticos de pessoas que pretendem se perpetuarem no poder. Gostaria que o Conselho encaminhasse dados estatísticos, a respeito do grau de escolaridade de seus membros, com direito de voto, para ver se há convencimento que essa decisão foi realmente técnica.   
“A vaidade é um princípio de corrupção”. Machado de Assis

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Asfalto da Colônia vai sair. Uma realidade ou mais uma promessa?

Mario Negromonte, Dejair, Jaques Wagner e Jabes Ribeiro
Segundo o blog Atitude em Una, a prefeita eleita, Diane Rusciolelli (PSD), conseguiu a liberação do reestabelecimento da construção da estrada que liga a sede do município ao distrito de Colônia de Una. O blog afirma que a conquista é fruto de uma parceria da atual prefeita, a Deputada Estadual Ângela Souza, o Deputado Federal Paulo Magalhães e do Vice-Governador Oto Alencar.

É bom lembrar que a dita estrada já foi prometida pelos Governadores do DEM, ACM, César Borges e Paulo Souto (por duas oportunidades) e por Jaques Wagner (PT). Parece que as lideranças políticas não enxergam potencial econômico que mereça uma estrada desse quilate. Dejair Birschner (PP) já buscou sustentação para a construção da estrada, através dos deputados Roland Lavigne (PL), Fabio Souto (DEM) e Mario Negromonte (PP). Segundo o prefeito, o vice-governador Oto Alencar (PSD) também prometeu retornar os serviços da obra, que está paralisada desde outubro de 2010, ano o qual o governador Jaques Wagner foi reeleito.

Malgrado o Wagner ter debruçado apoio aos senadores Walter Pinheiro e Lidice da Mata, Dejair pediu voto para Pinheiro, que teve 6.790 votos e para Cesar Borges, segundo mais votado, com 4.301 votos. Dos candidatos do governador, apenas o primeiro logrou êxito, porém a segunda ficou em terceiro lugar no município de Una, com apenas 3.482 votos. A desobediência do prefeito, talvez tenha sido o principal motivo da paralisação das obras.

Nova prefeita faz visita política a Vice Governador

Anizio (Cavalheiro-Mó), Diane Rusciolelli (Prefeita eleita) e Oto Alencar (Vice-Governador)
Foto do facebook da prefeita com adaptações de Una Na Mídia

Fotos que marcaram época

Chico Cesário da Silva - Chico Cearense - 1º Guarda Municipal

Carlos Cincurá - Prefeito 1960 a 1963

Liberalino Barbosa Souto - Prefeito de 1964 a 1967

André Rebouças

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Evento religioso no dia 25 de Novembro


Texto Original do Prof. Augusto Aquino

Um grande evento que irá ocorrer em nossa cidade no próximo dia 25 de novembro. O evento está sendo organizado pela Associação Batista Grapiunense e recebido pela Igreja Batista Getsêmani e os Batistas da CBB em Una.

A Igreja Batista Getsêmani é pastoreada pelo Rev. Marcio Frazão. O evento ocorrerá durante todo o dia 25: das 09:00 ás 20:00h e acontecerá nas novas instalações da quadra poliesportiva da Escola Anysio Teixeira ( Espaço já cedido por meio de oficio pelo Exmo. Sr. Prefeito).

O Evento contará com a presença de aproximadamente 400 pessoas de mais de 60 Igrejas Batistas do Campo Grapiunense.

Melhores informações no site: http://www.batistagrapiunense.com.br

 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Foto no final dos anos 80. J. Haje no inicio do rádio.

Do blog: http://nasondasdoradioweb.blogspot.com.br/2010/01/sessao-flash-back-hage-fala-ao-publico.html

Início da década de 90. O garoto Marcos Soares entrevista o colega de trabalho Judson Hage (Jota Hage) um dos ícones do rádio itabunense. Na época, os dois, entrevistador e entrevistado, faziam parte da mesma equipe esportiva: Rádio Jornal 560 kHz. Em meio ao emaranhado de fios e com pinta de jogador de futebol, Jota Hage faz o que mais gosta e sabe fazer: Falar ao Microfone. Provavelmente colocando no Ar um "Ponto de Vista".

Una em fotos: A história que não para.

Colaboração de Ademário Foto
No foto aparece Suely, Nivaldinho, Dalvinha, Gilmar, Silvia, dentre outras figuras

Anildo, Varjão, seu Maínho (no canto)

Formatura em 1970

Formatura em 1980 (Marcel Ganem, Walter Barão, Barcelar, Mario  Onilton, Dr. Quinto, Luiz Elias e outras personalidade