domingo, 30 de setembro de 2007

Una perde, assume a lanterna e praticamente estar fora da competição.

O jogo foi na cidade de Velença que bateu a seleção unense pelo placar simples e empurra a nossa seleção à lanterna da chave no campeonato com apenas 1 ponto. Os próximos jogos da seleção local será dia 07/10 contra Valença; 14/10 na cidade de Itagibá e encerra a fase jogando em casa no dia 21/10 contra Itarantim. Una pode ainda somar 09 pontos no campeonato.

A seleção unense que perdeu o primeiro jogo pelo placar 2 X 1 na cidade de Itarantim no dia 16/09 e empatou em casa contra a seleção de Itagibá pelo placar de 1 X 1 no dia 23/09, tem encontrado respaldo da sua torcida e no Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Una.

O grupo 22, também da região cacaueira, Coaraci bateu Itabuna pelo placar de 2 x 0 e Ibirataia ganhou de Santa Luzia pelo placar de 3 x 0. Ibirataia é o líder de seu grupo já a seleção itabunense está na lanterna.

A maior goleada da rodada foi aplicada por Itagibá em Itarantim 6 x 1. E Porto Seguro enfim conseguiu vencer pelo placar de 2 X 1 a seleção de Jitaúna, além de Jitaúna perdeu dentro de casa Xique-Xique, Ipirá, Esplanada e Madre de Deus.

Causa Mortis: Falência múltipla dos órgãos.

Pelo radialista Renê Sampaio – DRT 6319

Está quase decretada a falência múltipla dos órgãos. Assim podemos definir a situação política atual do prefeito Zé Pretinho (PTB), uma vez que a sua rejeição é altíssima e a sua aceitação é muito baixa. Uma doença quase irreversível aos médicos, só um milagre dos céus pode curar o prefeito de seu descrédito popular.

Não há doutor Jonival nem doutor Edmon que dê jeito no amadurecido câncer do desgaste político que sofreu o prefeito, quer no campo das investigações junto aos Ministérios Públicos quer na confiança do povo. Não adianta o uso da repressão, quando o povo deseja se automedicar não existe campanha que dê jeito. Zé Pretinho, mesmo que se cure, nunca mais vai voltar a ser aquele Zé Pretinho das peladas.

Ele que era praticamente uma unanimidade no contingente da CEPLAC, hoje lhes resta talvez quatro ou cinco admiradores, porque amigos talvez já não os sejam mais, inclusive lá onde se deu o inicio da vocação política à Zé Preto. O nome dele era bastante forte também no meio esportivo e hoje quase nada lhes restou de seus anticorpos.

A cessão da Associação dos Funcionários da Ceplac ao adversário número 1 do prefeito, não significa apenas a liberação de um espaço social para um evento político, todavia representa um afronto a popularidade e ao poder do prefeito, que sempre obteve no meio dos ceplaqueanos, ademais traduz uma atual decadência do poder imperial.

Ao assumir o poder em Una o prefeito conseguiu um feito histórico na política local, pois aglutinou todos os seguimentos sociais em seu controle. O Clube Social, o Sindicato dos Funcionários Públicos, a própria Associação dos Funcionários da CEPLAC e outros. Todos os dirigentes eram da sua base política, houve até investimentos para isso.

Zé Pretinho que tinha um sonho de governar o município por um bom tempo estar deixando cair por terras esta dormência, e possivelmente não consiga nem completar seu primeiro mandato, se considerar as graves denuncias que estão sendo apuradas pelos Ministérios Públicos estadual, e federal, além dos processos na Justiça baiana que surgirão em breve.

Para o blastoma maligno se dilacerar basta que o MP consiga provas suficientes para denunciar Zé Pretinho. Então dificilmente se livrará da decretação de morte por falência múltipla dos órgãos, vez que o Tribunal Justiça baiano vem acatando na íntegra as denuncias dos procuradores envolvendo políticos, principalmente prefeitos do sul da Bahia.

Não que o prefeito tenha ingressado na política com sonhos de se transformar em um nome conhecido e renomado, e conseguiu ser conhecido, todavia o prefeito possivelmente cedeu aos desejos da carne e se deixou pecar, deixando em alguns momentos de seguir o diagnóstico médico. O que ocorreu, supostamente tenha sido o seu despreparo em lidar com as coisas públicas ou não atentou aos pecados capitais, repudiado pela Bíblia Sagrada dos Cristãos.

Pode ser doloroso o futuro de Zé Pretinho fora do cenário político, pois ficará com uma grande lacuna no seu primordial espaço fraternal. Embora tenha conhecido novos amigos, que são momentâneos, perdeu muitos velhos e fiéis camaradas. Certamente Zé Pretinho nunca mais sentará à mesa de um bar e sua dona ou seu dono gritará em alto e bom som: “aqui você é o rei negão!” Isso nem dinheiro consegue fazer, como não consegue salvar a vida de um câncer maligno.

sábado, 29 de setembro de 2007

Eleições 2008: Povo se consolida com Dejair em grande festa do PP em Una

O povo se fez presente na grande festa do Partido Progressista em Una, com a presença do Deputado João Leão e do Deputado Mario Negromonte, presidente do partido, foi consolidada a filiação partidária de Dejair a sigla partidária cuja ficha foi abonada pelo seu presidente. Também teve a fichas abanadas o Suplente de Vereador Bico Fino e o Ex-Vereador José Osni.

Um dos responsáveis pela filiação de Dejair ao partido, o secretario geral na Bahia, ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro lembrou das conquista de Dejair em sua gestão administrativa. Já o Deputado João Leão foi lembrado por Dejair como um dos responsáveis nos avanços da sua primeira administração, inclusive citou a escola Arlindo Porto.

O presidente do PP reafirmou o apoio do partido e da bancada a Dejair no processo político fortalecendo o pretenso candidato em suas caminhadas. Estiveram presentes os prefeitos de Arataca Agenor Birschner, de Teolândia Antonio Junior e Zé Mendonça, prefeito de Ipiaú, também prestigiou o evento o ex-prefeito de Santa Luzia Nilson Brito que teve sua ficha abonada pelo Deputado João Leão.

O Vice-Prefeito Davi Cerqueira, os Vereadores Roberval Pinto, Antonio da Piruna e a Vereadora Luciene Cerqueira congratularam-se com o ex-prefeito em sua nova caminhada. Dejair aparece na pesquisa com 49% das intenções de voto, distante do segundo colocado 35 p.p.

Em seu discurso que foi bastante aplaudido pelo povo o ex-prefeito abriu críticas ao desmando da atual gestão e lamentou a situação em que encontrou o município. Já o deputado Mario Negromonte, afirmou a liberação dos recursos para a construção das casas populares, por parte do Governo Federal que não foi feita pelo atual prefeito.

O ex-prefeito chegou em grande estilo no evento acompanhado dos parlamentares, dos prefeitos e ex-prefeito, fez uma carreata com uma boa quantidade carros e motos, onde a comunidade saudava o político e o aplaudia por iniciativa própria. O povo tem aclamado o futuro candidato e intitulando como o salvador do município do desmando que se encontra.

Eleições 2008: Zé Pretinho se filiou ao PTB

Com a presença do Ex-Deputado Edmon Lucas o prefeito Zé Pretinho se filiou nesta tarde (29) ao Partido Trabalhista Brasileiro. O ato de filiação ocorreu no Clube Social de Una, com um público considerável dentre eles muitos funcionários e detentores de cargos de confiança da prefeitura.

Após a filiação os adeptos do prefeito organizou uma carreata e rumou sentido ao terminal rodoviário onde se encerrou o ato. Zé Pretinho conta com o apoio do presidente da Câmara Juvenal Trindade e dos Vereadores Alfeu, Tanda, Ailton e Nara Muniz.

Zé Pretinho que era filiado ao PT do B se filiou ao partido do ex-Deputado Roberto Jerfferson, cassado por ter denunciado o mensalão, em busca de apoio do Governo Wagner uma vez que Edmon Lucas e Jonival Lucas possuem livre acesso aos gabinetes na capital do estado.

O PTB que é o partido do Ex-Prefeito Luiz Elias de Souza, hoje Secretário da Administração de Zé Pretinho, esteve presente em Una até as eleições de 1996, onde elegeu uma boa base parlamentar e posteriormente caiu no esquecimento sendo agora re-erguido pelo prefeito.
Ao final do evento o prefeito Zé Pretinho sofreu um mal súbito e desmaiou devido as fortes emoções, sendo socorrido pelos correligionários que preferiram não leva-lo para a Santa Casa dirigida pelo seu Secretario de Viação Obras e Transporte.

Os corruptos que se cuidem,

Os Ministérios Públicos Estaduais, e Federal está levantando uma campanha “o que você tem a ver com a corrupção?”, pioneira no estado de Santa Catarina a campanha tem avançado bastante pela moralidade, administrativa principalmente, haja vista que o foco da corrupção vem sendo apontado ao segmento político conforme pesquisa divulgada na semana passada pela Rede Glogo de Televisão.

Os MPs vem produzindo congressos em todo o Brasil que visa aprimorar os conhecimentos de seus membros no combate a corrupção, além de incentivar a comunidade que produzam denuncias para serem apuradas. Esta semana estiveram reunidos na capital do estado diversas organizações do MP entre elas a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e Conselho Nacional dos Procuradores Gerais, que assinaram um acordo para o desenvolvimento da campanha.

No estado da Bahia o centro das atenções no que tange a corrupção entre os políticos é o sul da Bahia, onde inclusive o MP já realizou um congresso no mês passado na cidade de Ilhéus. Os promotores do sul da Bahia vem se empenhando bastante para lougrar êxito na verdade dos fatos, apesar do pouco recurso investigativo, existem diversos prefeitos afastados, cassados e outros já foram até presos.

Um aspecto que tem contribuído no combate à corrupção é o respaldo dado pelo Tribunal de Justiça do Estado no julgamento das causas que envolvem políticos denunciados pelo MP e a ampla divulgação na imprensa. Os procuradores levam até dois anos investigando políticos para não dar passe errado em suas denuncias, uma vez que muitos deles tenta a tudo custo ludibriar o sistema investigativo.

O artigo 37 da Contituição Federal e a Lei de Improbidade Administrativa traz algumas definições basicas referentes aos atos atentatórios à moralidade administrativa, e dá a sociedade o livre acesso ao MP em ingressar com representação, independente de advogado. Isso de certa forma facilita o acesso do povo as informações e possibilita denunciar os políticos corruptos.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Eleições 2008: PDT faz reunião no Clube Social de Una

O Partido Democrático Trabalhista realizou nesta noite (28) uma reunião político-partidária com a presença de personalidades políticas do município, a exemplo do prefeiturável Beto Careca (PC do B), do empresário Paulo Gaúcho e do Vereador Nilton Nogueira (DEM).

Apesar do baixo número de participantes o evento simbolizou o inicio da batalha por parte da Profª Jane, Presidenta do Partido, às eleições 2008, presente também no evento o Presidente do PT, Sr. Sinval de Souza Pinto e outras lideranças do partido do presidente Lula.

A Profª Jane que foi uma renomada vereadora e exemplar serventuária do judiciário foi candidata à prefeita nas eleições de 2004 conseguindo 3.988 votos, hoje aparece tecnicamente empatada em segundo lugar com o atual prefeito Zé Pretinho. A pesquisa aponta o nome da professora como a melhor vice para o prefeiturável Dejair, líder da pesquisa.

A líder do PDT enfrenta graves críticas do radicalismo de seu grupo. Apesar da pretensa candidata ser bastante democrática ao diálogo, é rodeada de alguns inflexíveis parceiros políticos, o que de certa forma pode influenciar nos destinos da sua futura candidatura.

Amanhã ocorrerá no mesmo horário e em locais diferentes convenções de filiação partidária do ex-prefeito Dejair ao PP e do prefeito Zé Pretinho ao PTB. Birschner fará seu ato na Associação dos Funcionários da CEPLAC, já o prefeito fará no Clube Social.

Prefeito promete mudanças no quadro administrativo

Existem informações não confirmadas de que o prefeito Zé Pretinho providenciará nos próximos dias mudança no quadro de secretariado e em algumas diretorias da estrutura administrativa da prefeitura.

O prefeito tem sido pressionado por parte de seu grupo para exonerar o Secretário de Viação Obras e Transporte Sr. Derneval Gomes Fortunato. O secretário mandou embargar a obra que o sogro do prefeito estava fazendo em duas das casas populares, financiadas pelo estado da Bahia.

A denuncia da construção irregular partiu dos vereadores Antonio Silva (PR) e Nilton Nogueira da Silva (DEM) em Sessão Plenária da Câmara e constatada por este blog.

MP veda a autopromoção aos políticos.

A Promotora de Justiça da Comarca de Ilhéus, Drª Karina Cherubini recomendou ao Prefeito da Cidade de Ilhéus, Newton Lima que retirasse o nome do ex-Prefeito Valderico Reis de duas creches e de um shopping popular construído e inaugurado por Reis.

A recomendação atende ao artigo 37 da Constituição Federal e a Lei 8.429 que trata dos crimes de improbidade administrativa, que proibi inclusive o uso da máquina pública para a autopromoção, ademais não se pode fazer homenagens com nomes em patrimônio público de pessoas vivas.

Em Una existe diversos logradouros públicos contendo nomes de pessoas vivas, Colégio Paulo Souto, Colégio Fabio Souto, Rua Nilton Nogueira, Bairro Castilho Andrade, Escola Maria Da Paz, Escola Humberto Rusciolelli, além do Estádio Municipal que leva o nome do prefeito José Bispo Santos.

O prefeito do município a qualquer momento deva ser recomendado pelo Ministério Público para que retire imediatamente os nomes das pessoas vivas dos logradouros públicos, inclusive seu nome do Estádio Municipal. Acaso não cumpra com a recomendação, o MP deverá ingressar com uma Ação de Improbidade Administração, junto ao Judiciário que obrigará o prefeito.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Zé Pretinho vai se chegando à base do Governo Wagner e Dejair rindo com a pesquisa da Sócio-Éstatística.

O que já era esperado vai aos poucos se consolidando, que seria uma busca de apoio à base do governo Wagner por parte do prefeito José Bispo Santos (PT do B). Ele que marcou um ato de filiação de partidária ao PTB hoje dos Lucas (Jonival e Edmon), para o dia 29 de setembro às 15:00 horas, mesmo horário do evento que vai ser realizado pelo ex-prefeito Dejair (PR).

Dejair vai recepcionar diversas autoridades políticas, a exemplo dos Deputados Federais Mario Negromonte, João Leão e Fabio Souto além do Deputado Estadual Roberto Muniz, o ex-prefeito Jabes Ribeiro e outras lideranças regionais. O prefeito Zé Pretinho não anunciou a presença de nenhum líder político no evento.

O PTB tem notoriedade política importante em Una, uma vez que o ex-prefeito Luiz Elias de Souza, hoje Secretário da Administração de Zé Pretinho, quem sempre deteve o controle partidário inclusive se elegendo pela sigla em 1992 e fazendo a maioria absoluta de vereadores.

Os eventos, coincidentemente marcados para o mesmo dia e horário ocorreram, o de Zé Pretinho no Clube Social e o de Dejair no Clube dos Funcionários da CEPLAC, servirá para apontar uma amostra de adesão popular aos pretensos candidatos e os pesos de suas futuras candidaturas.

Nos bastidores da política baiana existem informações que ainda não se podem definir as eleições do próximo ano, uma vez que Senador César Borges, hoje já pertence ao PR e faz parte do Governo Jaques Wagner, já o Deputado ACM Neto assumirá o controle do PDT e pode também vir a controlar o PTB, e o ex-Governador Paulo Souto, pode deixar o DEM para se filiar ao PSDB. O prefeito João Henrique que saiu do PDT, hoje pertence ao PMDB do Deputado Gedel Vieira Lima.

Jornal Tabu circula com fortes combates ao ex-prefeito Dejair

Um jornal que sempre depositou elogios a Dejair, quando prefeito, destacou em sua primeira pagina fortes acusações contra o ex-prefeito e estranhamente não publicou nenhuma matéria voltada à administração de Zé Pretinho como sempre o fez. As informações de que o ex-prefeito teria supostamente desviado R$ 207.000,00 é proveniente da FUNASA, segundo o jornal.

O impresso que é sediado na cidade de Canavieiras apesar de ter ampla credibilidade na sociedade de Una, nunca se pronunciado sobre as crises e procedimentos investigativos no MP que envolvem o prefeito Zé Bispo, e há informações de que foi encaminhada à redação do JT farta documentação sobre a Máfia do Crédito Consignado e das empresas fantasmas, todavia o impresso nunca se reportou aos fatos.

O jornal que acusa o ex-prefeito de desvio de recursos da FUNASA para a implantação de água no distrito de Pedras atribui suas informações a Srª Maria Nilza Trindade dos Santos, funcionária da FUNASA, deve ser processado na Justiça Civil e Criminal, segundo informa a assessoria jurídica de Dejair, uma vez que as acusações são puramente políticas e levianas. “A FUNASA disse desconhecer essa senhora naquele órgão”, afirmou um vereador.
Os assessores de Dejair informaram que desconhece as acusações e que não passam de politicagem barata, uma vez que o ex-prefeito jamais foi notificado por qualquer órgão ou autoridade sobre estes fatos. De concreto este blog levantou a liberação de R$ 178.830,00 para a implantação de rede de água no Projeto Alvorada, recurso liberado pelo Ministério da Saúde (FUNASA) em 05/07/2002, através do convênio 440431.

Estudantes fazem passeatas para os idosos

Com pouco mais de 50 alunos. Um protesto bastante modesto foi organizado por estudantes do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida e teve apoio das Secretárias da Educação, da Saúde e de Assistência Social do município.

Nesta data (27) se comemora o dia do ancião, e seria o tema do discurso do Vereador Antonio Silva (PR), acaso houvesse sessão plenária na Câmara de Vereadores na terça-feira. A Sessão foi suspensa, sem motivo plausível afirmou o parlamentar.

PP: Será empossada sexta-feira (28)

a comissão executiva do Partido Progressista de Ilhéus. O presidente será Jamil Ockè, o vice Joabs Ribeiro e o secretário Raimundo Borges. A solenidade será na Câmara, às 19h, com os deputados Mário Negromonte, João Leão e Roberto Brito, além do Secretário Geral do partido, o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro.
Fonte: Jornal A Região (www.aregiao.com.br)

ACM Neto toma o PDT, que se revolta

A executiva do PDT em Itabuna, presidida pelo empresário Marco Wense, foi destituída ontem, depois de um acordo feito pelo presidente estadual do partido, Severiano Alves e o deputado federal ACM Neto, do Democratas.

O PDT de Itabuna passará a ser comandado pelo advogado Dinaílton Oliveira, sobrinho do prefeito Fernando Gomes. Pelo acordo, Dinaílton assume o partido e será pré-candidato a prefeito de Itabuna, caso o tio não concorra à reeleição.

Ex-dirigentes e filiados históricos se dizem revoltados com o "aluguel" do PDT itabunense à família Gomes. O ex-presidente Marco Wense afirmou que a atitude de Severiano foi "ridícula" e um desrespeito à história do partido.

"Ele se aliou ao que há de pior na política estadual e itabunense". Ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM 98.7, o ex-presidente Marco Wense confirmou que sairá do partido, com outros 200 filiados.
Fonte: Jornal A Região (www.aregiao.com.br)

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Justiça bloqueia bens do ex-prefeito de Maetinga (BA)

Fonte: Assessoria de Comunicação Gladys PimentelTelefone: (71) 3336 2026 E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br

A Justiça acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista e determinou a indisponibilidade dos bens, até o valor de 126,5 mil, do ex-prefeito de Maetinga, a 609 Km de Salvador, Enídio Vieira de Aguiar. O ex-gestor terá também suas contas bloqueadas. Aguiar foi condenado por improbidade administrativa por má gestão e deixar de prestar contas de recursos recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para implantação no município do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNTE).

O dinheiro, 47,5 mil reais na época, deveria ter sido utilizado na aquisição de duas vans para o transporte escolar dos alunos de Maetinga. No entanto, o recurso foi destinado à compra de um ônibus sem qualquer consentimento do FNDE. A irregularidade foi constatada no convênio de nº 750426/2000 que vigorou de junho de 2000 a julho de 2001.

Foram constatadas, ainda, as seguintes irregularidades: ausência de aplicação financeira dos valores repassados no período de 13 de outubro de 2000 a 23 de outubro de 2000; ausência de extrato bancário com os rendimentos ganhos em aplicação financeira entre 23 de outubro de 2000 e e 5 de dezembro do mesmo ano; não envio de cópia do despacho Adjudicatório e Homologação das licitações realizadas e do Certificado de Registro do Veículo-CRV juntamente com a nota fiscal do veículo.

Além de não comprovar a correta aplicação do recurso recebido, o ex-prefeito não sanou as irregularidades. Para o juiz federal João Batista de Castro Júnior, da Vara Única de Vitória da Conquista, “as despesas não foram realizadas de acordo com as normas estabelecidas no instrumento do convênio e as irregularidades não foram sanadas pelo ex-prefeito, embora devidamente notificado”.

A ação de improbidade administrativa contra Aguiar foi proposta no início de setembro pela procuradora da República Melina Castro Montoya Flores. Conforme demonstrativo de débito do FNDE, a dívida originalmente de 47,5 mil reais já alcançava o valor de 126,5 mil reais atualizado até dezembro de 2006.

Número da ação para consulta processual:2007.33.07.001652-1.

TCU denuncia quatro prefeituras do sul da Bahia

O Tribunal de Contas da União encaminhou denuncias ao Ministério Público Federal, contra os prefeitos de Itacaré, Barro Preto, Itororó e Itapitanga, sobre indícios de superfaturamento na construção das casas populares, cujo recurso foi repassado pelo Governo Federal. Já houve suspensão de pagamento à empreiteira Ceema.

Além das prefeituras já denunciadas foram encontradas irregularidades por parte do TCU em mais 20 prefeituras do sul da Bahia. Outro que foi notificado foi o prefeito José Bispo Santos, o Zé Pretinho, sobre as supostas fraudes no empréstimo consignado junto ao Banco Matone/RS. Estas são informações colhidas no plantão do Jornal A Região.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Jornal A Região volta suas críticas à Zé Pretinho

o jornal mais lido e dos mais confiáveis da região cacaueira retornou a sua série em cobrir as falhas do atual prefeito Zé Pretinho (PT do B). O impresso destaca em sua coluna Malha Fina o tema mal amado, atribuindo o título de prefeito-turista ao prefeito de Una.

Um outro detalhe que trás no impresso é a pesquisa da sócio estatística em que a maioria absoluta da população considera a administração do atual prefeito como negativa, e ratifica a matéria publicada em primeira mão pelo jornal, sobre o envolvimento do prefeito com a Máfia do Crédito Consignado.

A coluna também destaca a liderança do ex-prefeito Dejair na pesquisa. O questionário sobre intenções de voto foi publicada por este blog e registrada em cartório sob o nº 230/07. Zé Pretinho encontra-se tecnicamente empatado com a Profª Jane, distante de Dejair quase 35 p.p.

Zé Pretinho está sendo tratado pelo jornal como prefeito-turista uma vez que sempre se encontra em viagens à "serviço" do município na Capital do Estado. A galera do Aeroporto de Ilhéus, já o considera como de casa, de tanto ver o prefeito no hangar do terminal aeroportuário.

domingo, 23 de setembro de 2007

Una empata e se complica no intermunicipal 2007

Numa tarde bastante ensolarada com ventos fortes, a seleção de Una empata pelo placar de 1 x 1 com a seleção de Itagibá. Com um jogo muito confuso, a seleção local não se encontrou em campo no primeiro tempo após tomar um gol aos dois minutos da etapa inicial.

No segundo tempo com as substituições de Marcos Danilo por Danilo e de Juba por Moréia a seleção conseguiu impor ritmo de jogo e aos seis minutos conseguiu arrancar um empate com cabeçada de Ricardinho. Ainda com muitas oportunidades de gol, a seleção deu uma recaída só voltando ao ritmo normal após os 35min da etapa final. No outro jogo da chave Valença empatou em 0 X 0 com Itarantim.
As goleadas da rodada foi 8 x 0 aplicado por Araci em Xique-Xique, 4 x 1 de Coaraci em Santa Luzia, 5 x 2 de Jitaúna em Teixeira de Freitas e Conceição do Coité 4 x 0 em Senhor do Bomfim. Itabuna, Itambé e Porto Seguro perderam dentro de casa.
O jogo que foi transmitido ao vivo pela FM Itagibá que é uma radio comunitária, e foi assistido e ouvido por diversos torcedores unenses e principalmente da cidade de Itagibá. O próximo desafio de Una será contra a seleção de Valença naquela cidade no próximo domingo (30) e precisa vencer.

A falta de um torcedor assíduo

A torcida unense não compreendeu a falta do prefeito Zé Pretinho nas arquibancadas do Estádio Municipal, que ilegalmente leva seu nome. Nem com a presença do prefeito da cidade visitante o Sr. Gilson Manoel Fonseca, o prefeito teve a cortesia em recepcionar o colega, aliás a propósito o prefeito tem andado muito ausente nos últimos dias, possivelmente tenha sido pela divulgação por parte de seu próprio grupo de seu iminente afastamento pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Maria Lambadão solta o verbo em Pedras de Una

O que parecia uma reunião para escolha de um nome para representar Pedras na Câmara de Vereadores transformou-se num verdadeiro desabafo por parte de uma eleitora descontente com a atual administração do município e com o atendimento da Santa Casa de Una.

D. Maria pediu o microfone e passou a relatar para os presentes à situação critica que se encontra o município, adjetivando o prefeito de preguiçoso e traidor, uma vez que foi eleito com esmagadora votação e traiu o povo, principalmente de Pedras quando deixou a comunidade sem ambulância.

Lambadão também estendeu suas duras críticas ao provedor da Santa Casa que também é Secretario das Obras da PMU, D. Maria disse que ao levar um filho para ser atendido teve a decepção do menino retornar para casa sem atendimento médico. Outro que foi criticado pela eleitora foi Natanael do Sindicado, presidente do PMDB e um dos prováveis prefeiturável.

Estiveram presente na reunião, além de quase 150 moradores do distrito, o ex-prefeito Dejair e o vereador Nilton Nogueira, quando a comunidade optou pelo nome de Adonias como um pretenso representante do distrito, além de votarem no jovem Pepeta e em D. Rita, e outros nomes da comunidade.

O povo de Pedras disse que a administração de Zé Pretinho é considerada péssima em 57,1%, e rejeitaram o prefeito 64,3% dos entrevistados, já 57,1% dos pesquisados disseram que votariam a Dejair para prefeito. Na pesquisa foram ouvidos no distrito 3,45% das 408 pessoas entrevistadas.

O prefeito Zé Pretinho construiu um palacete no distrito onde faz as suas reuniões políticas, despacha como prefeito e muitas vezes repousa nos finais de semana. Todavia aquela comunidade bastante carente vive a mercê da sorte, pois o único carro que serve a comunidade, é particular e seu proprietário cobra R$ 50,00 por condução.

sábado, 22 de setembro de 2007

Zé Pretinho já está sendo linchado pelos seus próprios aliados

(Tá na hora de jogar a toalha)

O povo de Una tem sido intitulado como uns tremendo língua grande por ficar nas esquinas a criticar o prefeito trabalhador e honesto chamado de Zé Pretinho (PT do B), um homem que veio da baixa camada social e de caráter considerável, assegura seus poucos aliados que ainda lhes restam. Agora o prefeito está sendo vítima de comentários maldosos dentro de seu próprio grupo político, que anda dizendo pelas esquinas que o prefeito já foi até cassado e já perdeu até os direitos políticos.

Tem gente a quem supostamente Zé Pretinho deve um significativo recurso que vive a espalhar esses comentários, e até já se declara o candidato oficial do prefeito, este mesmo cidadão já jurou que jamais abandonaria o prefeito e se acaso tivesse um voto seria o dele. José Bispo vem sofrendo graves críticas do povo, que já declarou repúdio a sua administração e o rejeitou numa pesquisa da Sócio-Estatítisca com quase 60%.

Não só basta os desmando administrativo da administração trabalhando hoje para sorrir amanhã, como também o atual prefeito endividou o município, já o tornando praticamente inadimplente junto a União. Outro aspecto que assola a figura do prefeito são os constantes noticiários regionais e a nível nacional sobre a hipótese de seu envolvimento na Máfia do Crédito Consignado e o pagamento a empresas supostamente inexistentes.

Zé Pretinho ainda não foi denunciado perante a Justiça Pública, todavia já complicou a vida de dois funcionários públicos, uma professora e uma empresária, pois já foram denunciados pelo MP pelos crimes de falsidade ideológica e estelionato, todavia o prefeito vive a responder uma série de acusações junto ao Ministério Público Estadual, cujas incluem também supostas fraudes em contratos e licitações.

Outro aspecto que vem incomodando a sociedade unense foi à inclusão de nove religiosos, oito deles protestantes na relação dos beneficiários do empréstimo do Banco Matone, outrossim, existem diversas pessoas ligadas diretamente ao prefeito Zé Pretinho, inclusive assessores e secretários, que são religiosos também. O papel da igreja é possibilitar a melhora do ser humano para o seu encontro com a perfeição e não sustentar a imperfeição, declarou um católico a este blog.

De fato o prefeito tem andado meio borocoxô devido à enxurrada de prefeitos afastados, cassados e até presos, por denúncia do Ministério Público Estadual e Federal, alguns deles com fatos semelhantes aos apurados na comarca de Una. O MP tem cumprido um rito muito bom nos processos de agentes políticos e tem encontrado respaldo no Tribunal de Justiça do Estado em acatar as denuncias e os pedidos de afastamento preventivo. Os prefeitos são julgados por 31 desembargadores e 15 deles são mulheres.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Prefeito é acionado por utilizar veículo municipal para atender a interesses pessoais

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data: 21/09/2007 Redatora: Maiama Cardoso -MTb/BA 2335
Por fazer uso de bem público para atender a interesses pessoais, causando o prejuízo de R$ 19 mil ao erário municipal, o prefeito de Cipó, Jailton Ferreira de Macedo, está sendo acionado pelo Ministério Público estadual. Na ação civil pública ajuizada ontem, dia 20, o promotor de Justiça João Paulo Schoucair o acusa de utilizar um veículo municipal para, quinzenalmente, deslocar-se de Cipó a Salvador com a finalidade específica de freqüentar um curso de especialização em Marketing Político oferecido pela Universidade Católica do Salvador.

O prefeito, declara o promotor de Justiça, “instituiu, com exclusividade e às custas do sacrificado erário do Município, o 'Transporte Escolar Gratuito do Chefe do Poder Executivo'. Pelo visto, assim como muitos outros políticos brasileiros, ele insiste em conceber a coisa pública como a continuidade de seu patrimônio pessoal”. Jailton, explica Schoucair, “acreditando que o MP ficaria silente com tamanha imoralidade, bem como que seria premiado com o mantro da impunidade”, utilizou o veículo para comparecer às aulas mesmo depois do vereador José Leone apresentar o fato à Promotoria, que em procedimento administrativo atestou a veracidade da informação. Segundo João Paulo Schoucair, o prefeito praticou ato de improbidade administrativa, pois se valeu de veículo municipal para atender finalidade particular às expensas dos cofres públicos. Nesse sentido, o promotor de Justiça solicita a indisponibilidade dos bens de Jailton, requerendo também que ele seja condenado a perder os valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio e a ressarcir integralmente o dano causado ao Município.

Nome de estádio contraria a Lei Federal.

O Ministério Público do Estado da Bahia vem levantando uma campanha semelhante a do Nepotismo, para combater as praticas utilizadas por políticos para se auto promoverem ou promover padrinhos e afilhados políticos, intitulando logradouros público com nomes de pessoas vivas.

A Lei Federal 8.625/93 veda a promoção pessoal dos indivíduos vivos, e por gostar de auto se promover, o prefeito Zé Pretinho (PT do B) não excitou em colocar seu nome no Estádio Municipal. Ao que se sabe o MP deverá promover um Termo de Ajustamento de Conduta com o prefeito para que retire efetivamente seu nome do patrimônio público.

A prática abusiva não se consuma apenas na atual gestão, uma vez que no município existem ruas, logradouro e até escolas com nomes de pessoas vivas. Escola Maria da Paz, Escola Humberto Rusciolelli, Rua Nilton Nogueira, Bairro Castilho Andrade, Colégio Fabio Souto, Colégio Paulo Souto, dentre outros.

Existem diversas pessoas que poderiam ser homenageadas que já faleceram, todavia não estão sendo lembradas pelos políticos. Um exemplo é nome de Rosalino que seu nome foi colocado no vestiário do estádio a pedido de Ocimar Barbosa com o estádio lotado, e o prefeito Dejair Birschner, ficou numa corda curta. O velho Rosa ainda estava vivo quando recebeu a homenagem.

Vereadores denunciam e blog constata,

A construção de um galpão onde se encontravam duas casas populares construída com recurso do estado da Bahia. Os Vereadores Nilton Nogueira da Silva (DEM) e Antonio Silva dos Santos (PR), denunciaram na sessão do dia 18 de setembro o fato de que o sogro do prefeito Zé Pretinho teria derrubado as casas e construído um galpão.

A Secretaria de Transportes e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Una ao tomar conhecimento da denuncia prontamente embargou a construção do aludido galpão. O recurso para a construção das casas populares foi liberado pelo estado para a construir moradia a pessoas de baixa renda no bairro Marcel Ganem.

Vereadores denunciam e blog constata,

A construção de um galpão onde se encontravam duas casas populares construída com recurso do estado da Bahia. Os Vereadores Nilton Nogueira da Silva (DEM) e Antonio Silva dos Santos (PR), denunciaram na sessão do dia 18 de setembro o fato de que o sogro do prefeito Zé Pretinho teria derrubado as casas e construído um galpão.

A Secretaria de Transportes e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Una ao tomar conhecimento da denuncia prontamente embargou a construção do aludido galpão. O recurso para a construção das casas populares foi liberado pelo estado para a construir moradia a pessoas de baixa renda no bairro Marcel Ganem.

Está definido o quarteto arbitral para o jogo de domingo,

Onde a seleção de Una enfrentará a seleção de Itagibá no Estádio Municipal as 15:00 horas. Apitará a partida o Sr. Rosalvo da Silva Mota da Liga de Vitória de Conquista, auxiliado por Robson Ferreira de Jesus de Camacan e Roberto Queiroz Santiago de Ilhéus, o árbitro reserva será José Leandro Oliveira dos Santos, desta cidade.

A seleção de Una precisa vencer o jogo em casa uma vez que perdeu no domingo passado pelo placar de 2 x 1 para a seleção de Itarantin naquela cidade. A zaga precisa está atenta aos atacantes da seleção de Itagibá, uma vez que vem sendo bastante criticada pela torcida. Ricardinho é o nosso artilheiro com 04 gols, seguido por Egidio, Danilo e Moréia cada um com dois gols.

Os próximos jogos de Una será dia 30 joga em Valença e dia 07 de Outubro em casa contra a mesma seleção, dia 14 em Itagiba e encerra a fase jogando em Casa contra Itarantin no dia 21 de Outubro.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Zé Pretinho está acuado pelo MP, pela Justiça, e rejeitado pelo povo.

Ao que se sabe a situação do prefeito José Bispo Santos (PT do B) não tem sido nada boa nos últimos dois dias, um assessor do prefeito que preferiu não se identificar passou a informação a um partido político de esquerda, de que chefe do executivo teve ciência de alguns de seus advogados, que o Ministério Público que havia ingressado com denúncia no Tribunal de Justiça da Bahia com pedido de afastamento preventivo.

Durante todo o dia de ontem houve diversos comentários na cidade de que o TJB já havia decretado o afastamento preventivo de Zé Pretinho, todavia esta informação não se confirmou ainda. Procurado por este blog o Promotor Titular da Comarca não foi encontrado uma vez que atende também na comarca de Ilhéus, e em informação ainda não confirmadas o mesmo se encontra a serviço na capital do Estado.

De fato o prefeito teve de fazer uma viagem de emergência à Salvador para tratar assuntos de interesse do município e particulares, são as informações colhidas na portaria da Prefeitura. O prefeito Zé Pretinho vem sendo rejeitado pelo povo conforme demonstrou uma pesquisa da Sócio-Estatística, registrada no Cartório Eleitoral sob o nº 230/07, na amostra constatou-se baixa nas intenções de voto, e um elevado grau de rejeição do prefeito.

Prefeito perde autorização na Câmara de Vereadores

Zé Pretinho (PT do B) na ultima terça-feira perdeu o direito de assinar convênio sem autorização direta da câmara. Conforme votação em plenário na sessão do dia 18 o placar de 4 x 3, representou uma derrota ao prefeito, mesmo com o voto vencido do presidente Juvenal Trindade. A informação é da direção da Casa Legislativa, e da Assessoria Jurídica, assegurou o vereador Nogueira, que já foi encaminhado ao Secretário da Administração do município, para que tome as devidas providências.

O Projeto de Lei de autoria do executivo dava o direito ao prefeito de assinar convênios pelo período de seis meses, todavia o relator vereador Antonio Silva (PR) reduziu o tempo para quatro meses e ainda contestado pelos vereadores Nilton Nogueira da Silva (DEM) e Roberval Pereira Pinto (DEM), uma vez que o prefeito não vem prestando conta dos convênios anteriormente assinados.

O projeto chegou a sair de pauta a pedido unânime dos parlamentares até que o gestor prestasse conta dos convênios já assinados, retornado a pauta no dia 11 e com a falta da bancada de oposição foi aprovado o parecer e o projeto em primeiro turno, todavia foi rejeitado no segundo turno.

A aludida Lei daria amplo poderes ao prefeito para assinar qualquer tipo de convênio sem anuência da Câmara, ele facilita a vida administrativa do gestor, todavia após as assinaturas o chefe do Executivo é obrigado prestar conta junto ao parlamento, o que não vem ocorrendo com o atual prefeito deste o seu primeiro ano de mandato.

Vice Azevedo toma posse na segunda

Fonte: Jornal ARegião (www.aregiao.com.br)
Depois de uma reunião com os vereadores, o vice-prefeito José Nilton Azevedo acertou de tomar posse como prefeito de Itabuna na segunda-feira. Ele substituirá Fernando Gomes, afastado por 180 dias pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

Durante todo o dia, prepostos do prefeito afastado soltaram boatos na cidade de que ele não foi afastado. Outro grupo alegava que ele foi afastado mas já tinha conquistado o direito de voltar. A verdade era outra.

Fernando Gomes tinha sido afastado em 2006 pela Câmara Especializada, por unanimidade. Na época uma liminar do presidente Gilberto Caribé suspendeu o afastamento imposto pela CE e garantiu a permanência do prefeito no cargo.
Justamente esta decisão de Caribé foi anulada pelo TJB, fazendo com que passe a valer a decisão da Câmara Especializada, de afastar Fernando Gomes por seis meses. Voce pode confirmar a íntegra da decisão neste link (em PDF).

Os advogados do prefeito afastado ainda entraram com um Recurso Especial nesta quarta-feira, mas ele foi negado pelo TJB como "inadmissível". Depois disso, Fernando Gomes terá que apelar ao STJ, em Brasília. Afastado.

Além da ação de superfaturamento do Terrasamba, que deu origem ao afastamento, Fernando Gomes tem mais nuvens negras pela frente. Outros três processos serão julgados nos próximos dias e um deles pode impedir até a posse do vice.

O processo em questão, que pode ser julgado nesta sexta-feira, pede a cassação da chapa Fernando/Azevedo na eleição de 2004. Ou seja, Azevedo pode ser cassado antes mesmo de tomar posse como prefeito de Itabuna.

Caso isto aconteça, a cidade será governada pelo presidente da Câmara, Edson Dantas.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Santa Casa de Una sofre Ação Civil Pública,

Por parte do Ministério Público Estadual. Peticionada pelo Promotor de Justiça Dr. Marcio Clovis Bosio Guimarães, a ação foi tombada no Cartório de Registro Civil da Comarca de Una sob o número 1684358-7/2007.

A entidade vem atravessando momentos dificeis na atual adminsitração, com a falta constantes de médicos plantonistas, atraso de pagamento aos funcionários e diversas questões trabalhistas, além de débitos juntos aos fornecedores, enfrentará mais essa crise.

A Comunidade tem se queixado abundantemente sobre a situação crítica que vive a instituição, outrora o Secretário de Saúde do Município Dr. Jailson Santos Muniz, assumiu o pagamento dos médicos plantonistas, todavida ao que parece isso não vem sendo mantido devido a contínua falta do profissional.

Vereadores se reuniram na noite desta terça-feira (18),

Distribuindo críticas e elegoios ao prefeito José Bispo Santos (PT do B). Já no pequeno expediente o vereador Antonio Silva dos Santos (PR) destacou serviços sociais praticados pela Igreja Assembleia de Deus, e criticou o desmando que se acham as ruas e avenidas da cidade com diversos buracos espalhados pela cidade e em completa escuridão.

O vereador Nilton Nogueira da Silva (DEM) lembrou o decréssimo da população do município e frisou o apoio à Associação Ranca Lama do Asfalto, criticou também a situação em que se encontram as luminarias da cidade e a notada falta do desfile de 07 de Setembro, todavia elogiou o Prefeito e o Presidente da Liga Desportiva de Una, pelo apoio a seleção de futebol que se classificou para a segunda fase do campeonato.

A discussão calorosa foi o tema referente a autorização para o prefeito assinar convênio e a liberação do terreno para a SSBahia. No que se refere à assinatura de convênios, ficou empatado em segundo turno, embora o vereador Alfeu Oliveira dos Santos (PT do B), tenha votado contra no primeiro turno mudou seu voto mais uma vez no segundo turno.

O censo foi tema do discurso do vereador Roberval Pereira Pinto (DEM) que criticou a falta de apoio do Poder Executivo e chamou atenção com relação ao terreno à SSBahia. A empresa teve um terreno doado pela prefeitura e precisa de maior firmeza na doação para que empenhe junto a Banco do Nordeste para adquirir financiamento.

Outro tema foi à questão de nomes de pessoas vivas em longradouros públicos, que foi sugerida pelo Vereador Nogueira orientar ao prefeito para que providencie a retirada imediata sob pena de ações judiciais. O edil Nilton criticou a segurança do município e frisou a rejeição altíssima do prefeito na última pesquisa produzida pela Socio-Estatísticas.

Antonio da Piruna, ainda denunciou a situação crítica do Transporte Escolar, inclusive noticiou a retenção de um ônibus de Universitários por parte da AGERBA devido a falta de pagamento ao órgão.

Promotora recomenda retirada do nome do ex-prefeito de Ilhéus de bens públicos

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data: 18/09/2007 Redator: Bruno Matos (Estagiário de Jornalismo)
A promotora de Justiça Karina Cherubini recomendou que o atual prefeito de Ilhéus, Newton Lima, determine a retirada do nome do ex-prefeito, Valderico Luiz dos Reis, de bens públicos. Segundo a representante do Ministério Público, o ex-prefeito de Ilhéus (município localizado a 465 km de Salvador) batizou com seu nome uma praça, situada na avenida Itabuna; duas creches, localizadas nos bairros de Teófilo Vilela e Nossa Senhora da Vitória; além do Shopping Popular.

A recomendação, afirma Karina Cherubini, atende à Lei Federal 8.625/93, que determina que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos. A promotora de Justiça alertou que o descumprimento da recomendação acarretará a propositura de uma ação civil pública, para a defesa dos princípios constitucionais lesados e por ato de improbidade administrativa.

Ex-secretária de Saúde é acionada por contratar sem licitação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data: 18/09/2007 Redatora: Maiama Cardoso -MTb/BA 2335
A ex-secretária de Saúde do Município de Salvador, Aldely Rocha Dias; o ex-coordenador Administrativo, Ênio Alves; e a empresa Cobra Tecnologia S/A estão sendo acionados pela prática de ato de improbidade administrativa pelo Ministério Público estadual. Na ação civil ajuizada pela promotora de Justiça Celia Boaventura, ela os acusa de terem celebrado contrato com dispensa de licitação, sem a devida justificativa, no valor de R$ 200 mil. Segundo a promotora de Justiça, a ex-secretária de Saúde optou pela contratação direta da empresa, mesmo havendo uma licitação em curso na modalidade carta convite. Aldely contratou a Cobra Tecnologia alegando tratar-se de uma sociedade de economia mista sem, no entanto, justificar a presença do interesse público para a contratação dos serviços de digitalização de todas as prestações de contas, contratos e convênios celebrados por ela entre os anos de 1997 e 2004, período correspondente às suas duas gestões, informou Celia.

Na ação, a promotora de Justiça questiona ainda a contratação direta feita por Aldely porque, segundo ela, a ex-secretária constituiu um grupo de trabalho para proceder a revisão, análise e acondicionamento dos documentos que iriam ser encaminhados para o processo de digitalização, mas, ao manuseá-los, o grupo percebeu que o arquivo estava totalmentte desorganizado, o que comprometeria o resultado do trabalho. Além disso, explica Celia Boaventura, haviam inúmeros processos de pagamento faltando notas fiscais, notas de empenho e com documentos soltos, que, “embora a ex-secretária tivesse o dever de guarda e conservação, nunca dispensara atenção, preocupando-se em fazê-lo no apagar das luzes de sua gestão”.

“Aldely agiu de forma açodada, temerária e inconseqüente quando o bom senso recomendava a desistência de processar a microfilmagem dos documentos já no seu nascedouro”, afirma a promotora de Justiça, alegando que, a despeito do relatório de conclusão dos trabalhos deixar registrado que não encontrou uma base sólida de dados, a ex-secretária insistiu em realizar a digitalização das prestações de contas, dos contratos e convênios celebrados nos oito anos de sua gestão. “Uma atitude desnecessária, baseada em dados incompletos e que aconteceu por motivos inconfessáveis, causando o prejuízo de R$ 200 mil ao erário”. A ex-secretária, acrescenta Celia Boaventura, “celebrou o contrato cerca de 30 dias do final do seu mandato, contraditoriamente, para proteger documentos que, de forma negligente, omitiu-se em guardar e conservar”.

Para a promotora de Justiça, a responsabilidade da Cobra Tecnologia S/A também é clara, pois a empresa firmou o contrato mesmo percebendo a desorganização do arquivo de documentos da Secretaria de Saúde. A Cobra, informou Celia, teve até o cuidado de fotografar o ambiente, visando prevenir futura responsabilidade. Entretanto, como a empresa visa unicamente o lucro, não se preocupou com a qualidade ou resultado do trabalho, vislumbrando somente o quanto iria lucrar às expensas do erário municipal. Na ação, o ex-coordenador administrativo Ênio Alves é responsabilizado porque “a destempo, justificou a necessidade de realizar a microfilmagem dos documentos, quando, na verdade, a ex-secretária já havia decidido processar a digitalização quando constituiu o grupo de trabalho para tal fim”. Ele, afirmou a promotora, ingressou no processo apenas para dar aparência de legalidade à posterior contratação. Além disso, alegando falta de recursos, Ênio direcionou o contrato para a empresa Cobra Tecnologia S/A. Mesmo direcionamento dado por Aldely ao prescindir da licitação na modalidade carta convite, acrescentou.

MP denuncia ex-prefeito que emitiu 90 cheques sem fundo

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data: 18/09/07 Redatora: Maria Alcina Pipolo (MTb915)
Por ter emitido, no ano de 2003, noventa cheques da Prefeitura de Taperoá para pagamento a credores sem suficiência de fundos, o ex-prefeito do município (localizado a 282 km de Salvador), Paulo Roberto Saldanha Viana foi denunciado pelo Ministério Público estadual, por intermédio da promotora de Justiça Cláudia Didier, que solicitou à Justiça a deflagração de uma ação penal pública contra o ex-gestor. Antes do oferecimento da denúncia, a representante do Ministério Público estadual ingressou com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra Paulo Roberto Viana, qualificando sua atitude como “uma verdadeira afronta à moralidade, honestidade, probidade e legalidade inerentes à administração pública, demonstrando completo descontrole da movimentação das contas bancárias da comuna, expondo a imagem da Prefeitura perante a comunidade e o comércio local”.

Oriundos de duas contas correntes do Banco do Brasil de Taperoá e de uma terceira conta corrente da agência do Bradesco no município vizinho de Nilo Peçanha, os noventa cheques somam o valor total de R$ 275.085,73 (duzentos e setenta e cinco mil, oitenta e cinco reais, setenta e três centavos) de lesão a terceiros, além de onerar o Município de Taperoá com despesas decorrentes do pagamento de tarifas, taxas e multas bancárias que atingiram o montante de R$ 709,40 (setecentos e nove reais, quarenta centavos), informa Cláudia Didier. Agindo assim, frisa a promotora de Justiça, além de ter perpetrado o crime de estelionato, o ex-prefeito praticou também ato de improbidade administrativa por ter causado prejuízo ao erário, tendo em vista a emissão de cheques sem suficiente provisão de fundos, acarretando a imposição de taxas bancárias.

Na ação civil pública, a promotora de Justiça da comarca de Taperoá pede a condenação de Paulo Roberto Viana, com ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três a cinco anos. Na denúncia, ela requer o julgamento e a condenação do ex-prefeito com base no artigo 172, parágrago 2º, inciso VI (fraude no pagamento por meio de cheque), combinado com o artigo 69 (prática de dois ou mais crimes, mediante mais de uma ação ou omissão), ambos do Código Penal.

PP promete grande festa para a filiação do ex-prefeito Dejair

O Partido Progressista, regionalmente liderado pelo ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro vem conquistando terreno em toda a região sul da Bahia, em cidade de grandes, médios e pequeno porte, a exemplo de Itabuna, Jequié, Ipiaú e outras da região. O PP tem recebido adesão de renomados nomes na política baiana, por ter livre acesso aos gabinetes em Salvador e Brasília.

Em Una Jabes decidiu assediar o ex-prefeito Dejair líder absoluto numa pesquisa realizada pela sócio-estatística e registrada no Cartório da 116ª Zona Eleitoral através do nº 230/07, em que aparece com 48,5% das intenções de votos distante 36,5% do segundo colocado o prefeito Zé Pretinho.

Birschner vem sendo insistentemente convidado por partidos de esquerda a fazer parte dos quadros de filiados, porém ele tem se mantido fiel ao grupo de Paulo Souto, embora seja filiado ao PR de José Carlos Araújo, praticamente da base do Governador Jaques Wagner. A saída do ex-prefeito representará menos um nome para disputar prefeituras no sul da Bahia pelo DEM, que vem sofrendo uma grande evasão de nomes importantes no cenário baiano.

Dejair já apoiou Joabes em 2002, irmão de Jabes Ribeiro para Deputado Estadual dando-lhes uma expressiva votação de 2.044 votos que representou 20,46% da votação em Una, e em 2006 Jabes foi apoiado pelo ex-prefeito e obteve 11,58% dos votos validos, o que possibilitou um vínculo bastante afetuoso e íntimo entre os ex-prefeitos.

Jabes Ribeiro aproveitou um evento que acontecerá no dia 29 de setembro em Itabuna com a comitiva do partido, e encaminhará todo diretório liderado pelo Deputado Federal Mario Negromonte à Una, para consolidar a filiação de Birschner. Além de Negromonte, se fará presente o deputado João Leão, diversos prefeitos, ex-prefeitos, e outras personalidades políticas.

Dejair que se destacou por seu grande trabalho a frente do município de Una durante seus 8 anos de governo está numa situação privilegiado, devido a sua pouca rejeição que não chega a 10%, entretanto por ser fiel ao ex-Governador Paulo Souto, vem tendo dificuldade em fazer uma composição política junto aos partidos de esquerda no município, e a sua ida para o PP poderá abrir as portas e facilitar esta conjuntura partidária.

Acaso ocorra uma linha de acesso de Birschner a base esquerdista o deixará ainda mais forte, uma fez que a pesquisa indicou sua liderança absoluta em todos os seguimentos da sociedade. Após a divulgação da pesquisa a adesão ao nome de Dejair tem crescido bastante dentre os pretensos candidatos, principalmente a vereadores, ele que já conta hoje com apoio indiretos dos vereadores Antonio da Piruna, Luciene Cerqueira, Nilton Nogueira e Roberval, além do Vice-Prefeito Davi Cerqueira.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Roland Lavigne que entrar na corrida eleitoral em Una a qualquer custo.

Pelo Radialista Renê Sampaio – DRT 6319

Roland Lavigne, ex –Deputado, ainda encontra-se indeciso com relação a seu domicílio eleitoral, desistente da campanha eleitoral de prefeito em Ilhéus, apoiou Dr. Ruy e recentemente nomeado ao cargo de Secretario de Governo por dois dias do Governo Valderico Reis, que foi deposto pela Câmara de Vereadores nos meados do mês de agosto. Lavigne tenta a todo custo retornar sua base política para o município de Una, onde tudo começou.

Até uma casa o ex-Deputado já alugou em Una para conseguir provas de residência e conseguir adeptos, para poder mudar definitivamente o seu domicílio eleitoral. O nome de Roland vem sendo rejeitado pelas atuais lideranças políticas do município, a exceção de parte da turma do PT, Lavigne até blefou em busca de apoio político, todavia sem êxito.

O diretório do PT demonstrando democracia tem sentado com todas as lideranças para formalizar uma conjuntura política, e a Profª Jane foi a que mais se balançou em busca do apoio, ela que vem sendo assediada também pela base do atual prefeito e do ex-prefeito Dejair Birschner. A professora insiste em ser candidata na cabeça chapa majoritária, e aparece com 11% da pesquisa.

Lavigne não descarta a hipótese de ser candidato mesmo aparecendo com 5% na última pesquisa estimulada, todavia ele sabe que será difícil reunir um novo grupo de correligionários, salvo alguns dissidente de Zé Pretinho, então o PT pode usar o nome da Profª Jane para dar injeção no nome do ex-Deputado, se assim caminharem juntos, e nas convenções baterem chapa para ver quem será o cabeça de chapa.

A professora Jane obteve 28,20% dos votos da última eleição de prefeito, ele que recebeu o apoio de Dejair Birschner e já foi uma das vereadoras mais bem votada do município, na última eleição conseguiu apenas 6,98% dos votos para a Deputada Luciana Reis e 6,82% para ACM Neto. Servidora do Judiciário de conduta ilibada foi uma parlamentar de destaque na Câmara de Vereadores, tornando-se assim interessante no palanque de todos os pré-candidatos.

O peso de uma campanha eleitoral é sustentada pelos requisitos do coletivo, peso do candidato e fator financeiro, e esses requisitos não vem sendo encontrado no nome da professora, todavia a sua garra e sua luta na política tem sensibilizado consideravelmente outras lideranças. É por isso que ela vem sendo consultada, servirá de uma escada política à outros nomes.

O povo de Una guarda uma mágoa muito grande de Roland no que se refere ao desprezo deixado por ele junto às questões sociais e no que se refere principalmente, à saúde do município. Outro aspecto negativo é forma arrogante e prepotente de alguns de seus familiares. A Santa Casa que hoje praticamente encontra-se abandonada, é uma herança hereditária do ex-Deputado e por isso ele aparece apenas com 0,5% na pesquisa espontânea.

De fato seu nome preocupa as bases políticas uma vez que é considerado um mestre na arte de fazer política. Médico e articulador, nesse momento que pode possibilitar um retorno ao topo da política baiana, irá tentar curar a ferida social deixada pelo atual prefeito, a todo custo e isso pode lhes assegurar uma subida significativa na escala dos prefeituráveis. A comunidade unense é formada por uma boa camada de analfabetos políticos.

MPF/BA denuncia ex-prefeito de Santa Cruz Cabrália (BA)

Fonte: Assessoria de Comunicação Gladys PimentelTelefone: (71) 3336 2026 E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br
O Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis (BA) ofereceu denúncia contra o ex-prefeito do município de Santa Cruz Cabrália, Geraldo Scaramussa, e o ex-tesoureiro, Vanderlei José Louzada, por desvio e aplicação indevida de 668 mil reais repassados ao município pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) por meio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). O dinheiro deveria ser empregado na recuperação ambiental do Rio Acuba, com a aquisição de equipamentos e materiais relacionados com a execução das respectivas obras a fim de sanar sérios problemas da região que emergem no período das chuvas.

Por meio de procedimento administrativo, o MPF apurou que o ex-gestor, no entanto, causou prejuízo ao erário e desrespeitou princípios da administração pública ao não empregar os recursos nas obras previstas e deixar de prestar contas de todo o valor recebido da SRH. Fato que foi admitido pelo próprio ex-prefeito. “O ex-prefeito de Santa Cruz Cabrália admite que não se desincumbiu do mister de prestar contas dos recursos repassados simplesmente porque não realizou um único ato visando a consecução do objeto previsto no convênio em exame. É a pura confissão do ilícito”, disse o procurador da República Paulo Augusto Guaresqui, responsável pela denúncia.

Scaramussa e Louzada estão sujeitos a penas de dois a 12 anos de prisão e já respondem a uma ação de improbidade administrativa proposta pelo MPF em Eunápolis. Nesse caso, podem também ser condenados às sanções previstas no artigo 12 da lei de improbidade administrativa: ressarcimento integral do dano, cassação dos direitos políticos por até cinco anos, o pagamento de multa e a proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais e de crédito.

domingo, 16 de setembro de 2007

Una perde em Itarantim,



Pelo placar de 2 x 1, e agora precisa vencer Itagibá no próximo domingo (23) para ficar bem na tabela de classificação da 2ª fase do Campeonato Intermunicipal de Seleções. No outro jogo da chave a seleção de Itagibá venceu Valença pelo placar de 1 x 0.

Já na chave confrontante da terceira fase Itabuna perdeu por 2 x 1 para a seleção de Santaluziense, na cidade de Santa Luzia, e Ibirataia venceu por 1 x 0 a seleção de Coaraci, em Ibirataia. A goleada da competição coube a Porto Seguro que ganhou pelo amplo placar de 5 x 1 em Teixeira de Freitas, assumindo a liderança do grupo 23.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Careca está com o PC do B

Ao visto parece que os fatos das eleições de 2004, possivelmente se repita no que tange ao candidato Beto Careca, uma vez que a essa altura do campeonato ainda não se decidiu de que lado realmente estar. Beto já havia anunciado a sua adesão ao PMDB, inclusive assumindo a direção do partido no município e agora o pretenso candidato já está de namoro com o PC do B de Roberto Carlos.

Sábado (15) haverá uma convenção partidária com a presença da Deputada Alice Portugal e outras personalidades políticas, e vem sendo anunciada a consolidação de Beto, numa filiação ao Partido Comunista. Roberto Carlos, presidente do diretório do partido, que já foi acusado de vender a sigla ao irmão do prefeito Zé Pretinho se defendeu em dois impressos do município, esteve presente em reunião do PP na fazenda do ex-prefeito Dejair Birschner.

Na reunião do dia 29 de agosto Roberto Carlos se comprometeu com Dejair Birschner em dar sustentação a sua possível candidatura, inclusive assumindo a responsabilidade de convidar os partidos de esquerdas a uma reunião em prol da candidatura Dejair Birschner, todavia desistiu no dia seguinte.

A ida de Beto Careca ao PC do B pode representar mais uma linha de acesso ao Governo do PT por parte do Prefeito Zé Pretinho, uma vez que Careca além de amigo íntimo do prefeito José Bispo, também é funcionário da Prefeitura Municipal, está de licença assumindo a Secretaria das Finanças na Prefeitura de Santa Luzia e sua empresa a Transporte Comandatuba está sub-locada prestando serviços a Prefeitura de Una, o que lhes causa uma certa subordinação direta ao prefeito.

Nas eleições de 2004, Beto Careca desistiu da sua candidatura a prefeito as vésperas das eleições, possibilitando uma ampla subida na escala por parte do atual prefeito Zé Pretinho, e isso causou uma grande macula em seu nome, o pretenso candidato afirma que a sua desistência à época foi devido a problemas financeiros. De fato Beto é um técnico em administração pública, face à sua longa caminhada em setores de contabilidade de diversas prefeituras.

O pretenso candidato que saiu na frente na nova modalidade de fazer política produziu recentemente uma pesquisa de opinião pública para detectar suas qualidades e seus defeitos, e de uma coisa o candidato ficou convicto, de que o seu tímido relacionamento com a população vai lhes atrapalhar, apesar de fazer um assistencialismo já mesmo antes de ser candidato.

Numa pesquisa produzida pela Sócio Estatística e registrada em cartório da 116ª Zona Eleitoral sob o número 230/07, Beto aparece com 2,2% das intenções de voto e em segundo lugar na rejeição com 11,8%. Entre os jovens de 22 a27 anos o candidato aparece melhor colocado e nos bairro da Urbis e Castilho Andrade, com pouco mais de 5% dos votos.

Toyota da Prefeitura de Una circula o Brasil.


A cidade de Una tem sido palco de grandes descobertas durante a atual administração, lançou a primeira sucata flex, um ônibus velho abandonado sendo abastecido com gasolina, e o restaurante Toca do Bisouro inativo no cadastro da Receita Federal emitindo nota fiscal, e agora uma Toyota do município circulou o Brasil em um mês viajando 10 horas por dia, de domingo a domingo.

Os empenhos de pagamentos que se encontra na Inspetoria do Tribunal de Contas do Município figuram processos tombados sob o nº 3181, 3489, e 3491, com pagamento ao Auto Posto Cachoeirinha em Una, no valor correspondente a R$ 12.500,00, de abastecimento das Toyotas de placa policial JPZ-1645 e JLE-0797, da Secretária da Saúde. A segunda Toyota é particular, não pode ser abastecida com recursos públicos.

O valor de R$ 12.500,00 reais corresponde exatamente a 6.313,14 litros de Óleo Diesel para abastecimento dos veículos. Em dois equívocos nítidos nota-se uma possível fraude a olho nu primeiro o cheque de nº 740174 pagou dois processos de nº 3489 e 3491, Notas Fiscais número 0230 e 0231 e ambos os processos são idênticos também na quantidade de litros. Exatos 1.262,63.

Vereadores de Una também denunciaram ao TCM em Salvador inúmeras faltas de processos nas pastas das prestações de contas, possivelmente sejam os processos que se encontrem com pagamentos as empresas fantasmas que a Prefeitura de Una paga uma boa quantia, uma delas é a Caline Construtora e a Vulcano que fica em Itapé.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

MPF e MP/BA pedem afastamento de prefeito e secretários de Itabela (BA)

Fonte: Assessoria de Comunicação Gladys Pimentel Telefone: (71) 3336 2026E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br



Na manhã desta quinta-feira, PF realizou busca e apreensão na Secretaria de Integração do Município e nos setores de licitação e engenharia da prefeitura.

Este da foto é Junior Dapé Prefeito de Itabela

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Eunápolis, a Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira, 13 de setembro, busca e apreensão na Secretaria de Integração do Município de Itabela, localizado a 668 km de Salvador, e nos setores de licitação e engenharia da prefeitura. A ação resultou na apreensão de computadores e documentos e foi realizada, ainda, na sede da Construtora Odebran, no município, e na casa dos sócios dela, Marcelo Ferreira Aragão e Eduardo Martins Borges Santos.


O prefeito do município, a empresa e seus sócios são alvos também de ações de improbidade administrativa proposta pelo MPF e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) no último dia 6. Por meio de duas ações, o Ministério Público pede o afastamento cautelar do prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva, e de três membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da prefeitura, Marilene Maria Côvre (ex-presidente), Josiel Nunes Carvalho e Gutemberg Quirino Lacerda por desvio e apropriação de recursos federais destinados a programas sociais do governo voltados à erradicação do trabalho infantil, saneamento básico, saúde e educação no município.

Em uma das ações, além do afastamento e da condenação por improbidade administrativa, o Ministério Público pediu também que a Justiça decrete a indisponibilidade dos bens, o bloqueio dos ativos financeiros e a quebra do sigilo fiscal do prefeito, dos membros da comissão e dos secretários municipais de Obras, Laurito Neves de Almeida, e de Saúde, Lúcio de Oliveira França. O MPF e o MP/BA requereram, ainda, a quebra do sigilo bancário da construtora Odebran.

Os dois órgãos apuraram que a CPL da prefeitura de Itabela transformou-se em um frente comissionada para servir a interesses do grupo que tem utilizado a administração municipal em benefício próprio. A comissão e os secretários municipais são acusados, dentre outras irregularidades, de burlarem a Lei de Licitações para beneficiar a construtora Odebran em quatro contratos para prestação de serviços de construção de 150 casas populares; de reforma e ampliação do Posto de Saúde da Rua Duque de Caxias; de obras de conclusão do Hospital Regional na Rua Nova (bairro Bandeirantes) e de construção de 118 banheiros no distrito de Monte Pascoal. Os contratos envolvem recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), do SUS e da Funasa.

De acordo com o procurador da República Paulo Augusto Guaresqui e com o promotor de Justiça Bruno Gontijo, além de frustar o caráter competitivo das licitações na administração pública ao direcionar o procedimento licitatório e habilitar uma empresa não qualificada, a CPL preencheu notas fiscais da construtora. “A Odebran foi constituída em 1992, declarou-se como inativa entre 2002 e 2006, seus sócios são/foram servidores públicos com salários relativamente baixos e, de uma hora pra outra, sem nenhuma estrutura, capital, sede, quadro de funcionários, passou a ganhar todas as licitações que participou no município de Itabela, qualificando-se técnica e econômico-financeira em todos os certames ”, disseram na ação.

Peti Bolsa e Peti Jornada – Em uma outra ação de improbidade administrativa além do prefeito e da CPL são acusados também o secretário de Assistência Social, Rogério Costa Lima, a mãe e dois irmãos dele por fraudes, desvios, falsificação de documentos e recebimento indevido de bolsas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Itabela. Foram comprovadas diversas irregularidades no Peti Bolsa, que trata do pagamento efetuado diretamente às famílias em situação de risco, e no Peti Jornada, cujo objetivo é a manutenção das crianças o maior tempo possível em ambiente escolar.


No Peti Bolsa foi constatada apropriação de valores pelo secretário de Assistência Social; inclusão de seus familiares como beneficiários do programa e falsificação das assinaturas nas fichas de controle de pagamento. No Peti Jornada houve direcionamento da licitação em que a empresa Diene Distribuidora de Alimentos, pertencente à irmãos do secretário, foi contratada e emprego de familiares de Lima na Escola Peti, onde era realizada a jornada ampliada.


Para o Ministério Público, o conjunto das duas ações propostas demonstra que a prefeitura de Itabela está sendo gerida por uma organização criminosa especializada em desvio e apropriação de recursos públicos, mesmo os destinados a programas caros à sociedade como a erradicação do trabalho infantil, saneamento básico, saúde e habitação.
Confira a relação dos acusados na ação relativa a irregularidades na execução de programas de saneamento básico, saúde e habitação (n.º2007.3310.000.752-8):
- Paulo Ernesto Pessanha da Silva, prefeito do município de Itabela;- Laurito Neves de Almeida, secretário municipal de Obras; - Lúcio de Oliveira França, secretário municipal de Saúde;- Os integrantes da comissão permanente de licitação do município, Marilene Maria Côvre (ex-presidente), Josiel Nunes Carvalho e Gutemberg Quirino Lacerda e Maria Senhora de Jesus Oliveira (ex-membro);- As empresas Odebran Construtora Ltda e Singer Construtora Ltda.;- Valdirlando Soares de Oliveira, contador da Odebran;- Os empresários Marcelo Ferreira Aragão, sócio da Odebran e Eduardo Martins Borges Santos, sócio da Odebran e da Singer.


Relação dos acusados na ação relativa a irregularidades no Peti (n.º2007.3310.000.753-1):
- Paulo Ernesto Pessanha da Silva, prefeito do município de Itabela;- Os integrantes da comissão permanente de licitação do município, Marilene Maria Côvre (ex-presidente), Josiel Nunes Carvalho e Gutemberg Quirino Lacerda;- O secretário municipal de Assistência Social de Itabela, Rogério Costa Lima;- A mãe do secretário, Maria Neci Costa Lima;- Os irmãos do secretário, Robemilton Lima de Sena e Diene Costa Lima;- A empresa Diene Distribuidora de Alimentos LTDA., pertencente aos irmãos do secretário;- Jorge Bonfim Souza Filho, ex-servidor municipal lotado na Secretaria de Assistência Social;- Sabrina Manzoli, ex-servidora municipal comissionada lotada na Secretaria de Assistência Social.

Tribunal Pleno decide amanhã pelo recebimento de ações contra 13 prefeitos

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data: 13/09/2007 Redatora: Maiama Cardoso -MTb/BA 2335
Ações contra treze prefeitos municipais estarão na pauta de apreciação da sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de amanhã, dia 14. Todos eles foram denunciados por meio de ações penais ajuizadas pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Reaiche Britto, que os acusa de crimes de responsabilidade que vão desde o descumprimento de ordem judicial ao desvio ou utilização indevida de recursos públicos. Na sessão, os desembargadores do Tribunal de Justiça decidirão pelo recebimento ou não das ações propostas contra os prefeitos de Vitória da Conquista, Itapetinga, Gandu, Licínio de Almeida, Jiquiriçá, Itambé, Mutuípe, Jandaíra, Glória, Jeremoabo, São Miguel das Matas, Fátima e Nova Canaã, sendo que, para que as ações sejam levadas a julgamento, faz-se necessário que 21 desembargadores votem em favor do recebimento delas.

Comunidade comemora iminente queda do prefeito Zé Pretinho,


E festeja com fogos de artifício. Quem estava presente nesta noite em Una, pode observar de perto o clamor da população que denunciou a sua satisfação pela recente pesquisa produzida pela Sócio Estatística que apontou uma rejeição do prefeito em torno de quase 55%.

Outro aspecto que a pesquisa apontou foi que no confronto direto Zé Pretinho chega a ser derrotado por todos os pretensos candidatos, o prefeito aparece em segundo colocado tecnicamente empatado com a Profª Jane, na casa dos 12%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo nº 230/07.

O ex-prefeito Dejair aproveitou da oportunidade para se reunir em sua fazenda com correligionários e anunciar a sua posição na casa dos 49% na preferência do eleitorado, distante mais de 37 p.p. do segundo colocado. A pesquisa apontou também que 47% dos entrevistados afirmaram que já tem um juízo formado em relação a seus candidatos e que jamais mudariam os seus voto.

Birschner ainda não afirma ser candidato a prefeito, uma vez que segundo ele ainda podem surgir novas lideranças no cenário político unense, todavia deva ser o candidato natural de oposição, uma vez que atende aos melhores requisitos para um enfrentamento ao atual prefeito Zé Pretinho.

Com a publicidade da pesquisa, que certamente deva ser amplamente divulgada haverá uma possibilidade de uma revoada de nomes importantes da política local em ascensão ao grupo do ex-prefeito Dejair. Birschner promete um grande ato político a ser realizado nos próximos dias, com a presença de políticos importantes da região.

Em um relatório apresentado por Agenor Gasparetto, existe uma subjetiva análise de que o quadro do prefeito Zé Pretinho seja praticamente irreversível devido a sua grande rejeição. Ademais o prefeito tem recebido uma enxurrada de denuncias na imprensa regional, o que de certa forma causa-lhe um grande desgaste político.

José Bispo Santos (PT do B) vem ao longo da suas administração demonstrando uma inaptidão para a administração pública, uma vez que desequilibrou as finanças do município, endividando-o por gastar mais do que arrecada, além de desmontou toda a maquina administrativa e transformando a patrulha mecânica numa tremenda sucata.

Outro fator que negativa a imagem do prefeito são as denuncias que vem sendo apuradas pelo Ministério Público Estadual, Federal e pela própria Polícia Federal, sobre suposta fraudes em licitações e desvio de recursos do FUNDEF, apontadas em relatório do TCM referente às contas de 2005.


Além do relatório do TCM o prefeito Zé Pretinho também foi denunciado pelos Vereadores Nilton Nogueira da Silva (DEM), Antonio Silva dos Santos (PR) e Luciene Cerqueira dos Santos (PT do B), e pelo Vice-Prefeito Davi Cerqueira dos Santos (S/ Partido), sobre supostos pagamentos a empresas fantasmas e fraude nos empréstimos consignado do Banco Matone/RS.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Povo de Una demonstra rejeição à Zé Pretinho em pesquisas de opinião pública

Após ter endividado o município de Una e praticado as maiores barbaridades administrativas o prefeito José Bispo Santos (PT do B), parece que está sendo completamente abandonado pelo povo. Com uma votação histórica de mais de 8.000 nas ultimas eleições o prefeito agora tem uma rejeição muito alta conforme algumas pesquisas realizadas no município, Zé Pretinho já figurou até quarto lugar e uma das pesquisas.

A última pesquisa produzida pela Sócio Estatística, ouviu 408 moradores de Una entre os dias 08 e 09 de setembro na sede e nos distritos do município. Confirmando as pesquisas anteriores o prefeito aparece como um mau gestor e com uma altíssima rejeição. Dejair ex-prefeito do município aparece disparado na frente com mais de 30 pontos percentuais no critério estimulado do segundo colocado.

No segundo lugar existe empate técnico entre a Profª Jane e Zé Pretinho, ficando o terceiro lugar também empatado tecnicamente, entre Roland Lavigne, Davi Cerqueira e Beto Careca, isto no critério estimulado. Profº Gilberto e Natanael do Sindicato figura em quarto lugar. No critério espontânea Beto Careca e Profº Gilberto aparecem nos piores índices. Zé Pretinho perderia as eleições na disputa direta para todos os candidatos figurantes na pesquisa.

Zé Pretinho vem acumulando ao longo de sua gestão uma serie de envolvimentos em investigações no Ministério Público Estadual, Federal e na Polícia Federal, correndo o risco inclusive de ter suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Um só procedimento no MP já soma quase 2000 folhas de provas contra os atos equivocados do prefeito.

A grande rejeição do prefeito não só se reflete nas suas ações investigadas pelas autoridades institucionais, todavia o reflexo das últimas pesquisas reflete a má administração e o desmando administrativo em que Zé Pretinho e sua equipe colocaram o município. Nem água mineral tem no posto de saúde, os pacientes consomem água da torneira e em copo de massa de tomate, que serve coletivamente aos usuários, colocando todos em riscos.

A revolta do povo é mostrada nas ruas pela comunidade ainda a poucos dias o prefeito sofreu sérios constrangimentos em uma festa de casamento, que inclusive foi sem convite, e em um baile funk que ocorria no bairro da Urbis. O povo está decidido se acaso o prefeito não sofra sanção judiciária, nem através da Câmara de Vereadores em expulsá-lo do Poder e o levarão execração pública e terá seu nome banimento da política.

O maior índice de rejeição do prefeito está concentrado nos distritos que chega até ao percentual de 91,7% e apenas no distrito de Comandatuba ele conseguiu o índice de aprovação um pouco melhor com 14,3%, nem no distrito de Pedras onde o prefeito construiu seu palacete para ancorar sua pequena chalana, ele conseguiu ser aprovado pelos vizinhos.

Este blog tem contribuído para que a comunidade fique atenta aos gravíssimos e irreparáveis erros de Zé Pretinho, procurando denunciar de forma disciplinada, ordeira e responsáveis os fatos verídicos que envolvem o prefeito e a sua equipe política e administrativa. Todavia o prefeito é insensível as críticas, preferindo o uso da força e da repressão a absolve-las e procurar melhorar, e errar menos.

MP quer cercar prefeitos corruptos

Fonte: Jornal A Região
O Ministério Público Estadual promete apertar o cerco aos prefeitos do sul da Bahia que vêm desviando recursos públicos. Promotores de diversos municípios se reúnem quinta e sexta-feira para debater estratégias de combate à corrupção.

O encontro reúne os promotores de Justiça de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Una, Uruçuca, Camacan, Aurelino Leal, Buerarema, Coaraci, Barro preto, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itajuípe, Itapetinga, Pau Brasil, Ubaitaba e Ubatã.

O encontro será aberto pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Brito. Moralidade administrativa, ações por improbidade administrativa e saúde pública estão entre os temas a ser debatidos. O evento acontece no Resort Tororomba, em Ilhéus.

Combate às maquinas caça-níqueis em Uruçuca

Uma operação desenvolvida pela Polícia Federal e coordenada pelo Dr. Samuel Martins, coordenador da Delegacia em Ilhéus, fechou comércio e fez a apreensão de diversas maquinas caça-níqueis na cidade de Uruçuca. A operação foi realizada em cumprimento a um mandado da Justiça Federal e durou todo o dia de ontem (11).

Às operações da PF tem se desenvolvido em todo o país no combate as praticas criminosas, através de cumprimento de Mandado Judicial. O serviço de Inteligência faz o trabalho de colheita de dados e posteriormente desenvolvida a operação, com a Polícia Judiciária Federal e Polícia Ostensiva Federal.

Houve alguns comerciantes que fecharam seus pontos, todavia de nada adiantou uma vez que os agentes já andam prevenidos com alicates mecânicos apropriados para quebrar cadeados e fazer o arrombamento das portas dos estabelecimentos.

Índios invadem mais uma fazenda

Cerca de 80 índios Tupinambás de Olivença ocuparam mais uma fazenda no sul da Bahia. Desde às 5 horas de ontem eles estão acampados na Fazenda Santa Luzia, que fica no quilômetro 34 da rodovia que liga Ilhéus a Una.

Os Tupinambás alegam que ocupação ocorreu porque a propriedade estava abandonada e vinha tendo a área de preservação ambiental desmatada. Os índios cobram a imediata demarcação e posse das terras.

A Fazenda Santa Luzia tem cerca de 100 hectares e pertence ao empresário Cásar Pitanga, que mora em Salvador. Esta é a segunda ocupação promovida pelos índios em menos de vinte dias.

No dia 23 de agosto eles ocuparam a Fazenda Itapoã, de 250ha, a 30km de Ilhéus. Os índios usaram a mesma alegação de hoje: a propriedade estava abandonada e o desmatamento vinha ocorrendo sem nenhuma fiscalização do Ibama.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Prefeito faz reunião política nesta noite (10)

Para definir a estratégia das eleições do próximo ano. Com pouco mais de 20 carros, a reunião ocorreu na casa oficial do prefeito Zé Pretinho (PT do B) na rua Liberalino Barbosa Souto sendo marcada pela falta de alguns secretários e amigos mais chegados do executivo.

O ato estava programado para acontecer no Distrito de Pedras no pequeno palacete do executivo, todavia devido às chuvas e as péssimas condições da estrada prontamente foi transferida para a sede do município. A reunião que ocorreu nos fundos da casa do prefeito contou a presença de alguns dos seus correligionários.

Durando pouco mais de uma hora não se destacou nenhum assunto concreto, salvo as filiações partidárias e a definição dos partidos políticos que estarão na base futura da política de re-eleição do prefeito. O atual gestor chega a aparecer em até em quarto colocado em algumas localidades numa pesquisa guardada a sete chaves pelo PT.

Sim, são iguais

Qual é o país de democracia autêntica e civilização avançada, onde o presidente do Senado, envolvido em falcatruas e mazelas, resiste impassível, agarrado à sua cadeira? Haveria ali outro Renan Calheiros? O nosso Renan é o símbolo vivo de uma terra medieval, o seu comportamento transcende a política, abarca, em todos os aspectos e em todas as direções, um modo de vida mafioso. Leitores de jornais e revistas, em boa parte filiados ao clube do privilégio, desprezam Renan e o apontam à execração geral e irrestrita da nação. Não percebem o quanto ele representativo da classe a que pertencem. Sem meias palavras, Renan é elite.
Em condições normais, não hesitaria em participar de um desses eventos organizados por João Dória Jr., o iconoclasta-mor, para a diversão da fina flor do empresariado e até de alguns ministros, com direito a uma conferência de Fernando Henrique Cardoso, o nosso Clinton. Digo mesmo que Renan, enlevado, envergaria o uniforme de Indiana Jones para dançar à beira da piscina em Comandatuba. Vivemos uma quadra de escassa reflexão e baixo quociente de inteligência. A capacidade de raciocínio está em xeque, e neste pântano a questão moral afunda, à tona sobram apenas as bolhas do desastre. Algo é certo, a Máfia é mais competente e menos hipócrita.

domingo, 9 de setembro de 2007

Acidente grave na ponte sobre o Rio Aliança

Dois jovens de 20 anos que residem no bairro do Sucupira, caíram da ponte que liga o Centro ao bairro Santa Rita, por volta das 21:00 horas desta noite (09). Renato Bispo Leite que dirigia o veículo um Chevette de cor azul PP KUO – 5106, perdeu o controle do veículo na cabeceira da ponte, ultrapassando o guarderreio e caindo as margens do rio, e capotando em seguida.

O motorista e o seu acompanhante de nome Wagner Soares Santos, também residente no bairro Sucupira não sofreram nenhuma lesão. A ocorrência policial foi realizada pelos Soldados PM Erinaldo França dos Santos e Pedro Cidra de Cidra Filho, lotados no 6º Pelotão da PM em Una.