sábado, 31 de dezembro de 2016

Quadro da Câmara pode mudar até aos dez minutos anteriores a votação.

O resultado das eleições pode ser definido através das cédulas
Acolhendo a tese do vereador Davi Cerqueira dos Santos (PMDB), presidente do legislativo por 05 (cinco) vezes, de que o candidato que dorme na véspera, perde a eleição, os fatos até instantes favoráveis ao vereador Osmar Calazans Berbert, parece ter mudado de lado após o anuncio de apoio do prefeito eleito e da oficialização do quadro de primeiro escalão. Se Man dormir hoje, ele perde, segundo Davi.

Alguns vereadores sentiram-se desprestigiados com a decisão do prefeito eleito em declarar apoio ao candidato do PTN, e por não ter tido seus interesses contemplados, estes fatores, segundo aliados de Dilsinho, influenciaram na debandada de alguns deles. Segundo, pessoas ligadas ao candidato de oposição, dos consultados, apenas um “mordeu o cartucho”, mas que para mostrar força política, Dilsinho está disposto a desistir da candidatura e apoiar este nome que não foi revelado pela fonte.

Há única possibilidade real de Man ganhar as eleições vai depender da cédula utilizada na votação. Se as chapas forem votadas por cores, em que o vereador deixa o voto e leva à cédula da cor contrária, esta pode servir de trunfo e barganhas futuras, pois haverá a prova de fidelidade do votante - quebra o sigilo da votação, mas se os nomes dos candidatos estiverem numa só cédula, Man corre risco, pois não haverá resíduo de provas da pretensa “traíragem”.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Ceteris paribus, Man será o presidente do Poder Legislativo, a partir de domingo.

As primeiras informações são de que houve uma política de consenso e os pré-candidatos a presidência da Casa, Professor José Jorge (PP) e Soninha de Gusmão (PSB), decidiram recuarem, ao menos até poucos instantes, para apoiarem o nome do vereador Osmar Calazans Berbert (PTN).

As primeiras informações são de que a prefeita Diane Brito Rusciolelli (PT) e o vereador Davi Cerqueira (PMDB) interferiram diretamente no processo e enfraqueceu os dois pretensos candidatos. Por outro lado corre o nome do vereador Dilsinho de Pedras (PSDB), defendida pelo grupo de ex-prefeito Zé Pretinho.

Tecnicamente falando, o vereador é, em tese, a melhor opção no momento para o chefe do Poder Executivo, tendo em vista a sua habilidade administrativa e política, e sem desmerecer os demais, ele carrega um currículo político de reputação ilibada. Por outro viés, Man tem na bagagem o prestígio político e a confiabilidade do irmão Oberval perante a família Birschner, do prefeito Tiago de Dejair (PP). 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Câmara compra, em dose extra, mais de 1,2 mil litros de gasolina.

Mesmo em período de recesso legislativo, o presidente da Casa do Poder Legislativo reajustou a aquisição de combustível no percentual de 17% (dezessete por cento), o que representa um acréscimo de R$ 4.920,48. O contrato foi assinado no dia 1º de dezembro, e foi publicado na edição de hoje (28) do diário oficial. 

O gasto extra com a aquisição de combustível representa o consumo de 1.233,20 litros de gasolina comum. Num carro popular (14 km/l) a quantidade representa uma viagem de 17.264,84 km. Isto seria, em tese, uma viagem de ida e volta à cidade Washington, capital dos Estados Unidos da América.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Tiago de Dejair ainda não anunciou a equipe, nem disse quem será seu candidato à presidência da Câmara.

A menos de uma semana da posse, o prefeito Tiago de Dejair (PP) ainda não fechou (divulgou) a sua equipe para caminhar com ele durante os próximos quatro anos. Porém, especulam-se diversos nomes, a exemplo do contador Oberval Berbert, para o Turismo e Meio Ambiente, que deve também abranger esportes e eventos; O professor José Nildo, que é vice-prefeito, deve controlar a pasta dos Transportes e da Agricultura, e a irmã do prefeito, Srª Gleiciane Birschner, para a Saúde.

Comentam-se também que a professora Soelma Silva Santos assumirá a Educação, Esporte e Cultura; E que o engenheiro civil Shinji Kitaoka, será testado mais uma vez, desta feita na administração e nas finanças do município, ele já esteve na equipe do prefeito Davi e da prefeita Diane Rusciolelli, mas na completou o ciclo da administração, em face de desandar com os interesses políticos e administrativos dos prefeitos. 

A esposa do prefeito, Srª Jaqueline Barone deve assumi o Desenvolvimento Social. Ziuender Zulmir será o tesoureiro, e Gusmão Neto deve ser o chefe de gabinete e Comunicação Social. Não se sabe quem assumirá a direção do Hospital Municipal Frei Silvério nem quem será o chefe da Atenção Básica na área da Saúde. Estes cargos são de segundo escalão, mas extremamente importante politicamente para o prefeito.

Mera semelhança ou mera coincidência?
Se identificando aos modus operandi da sua sucessora, o prefeito eleito marcou, por idêntica forma que ela, a posse para o período da tarde, e também está deixando para anunciar oficialmente a sua equipe nas últimas horas que antecederão a posse. Tiago Birschner tem insistido de que não apoiará candidato à presidente da Câmara, por idêntica forma que Diane em 2012. Esta de última decidiu abraçar Davi para presidente em detrimento de Ailton Pedreiro que até os dias atuais tenta se vingar do que ele chamou de “traição”. 

Tiago de Dejair tem em seu grupo três pretensos candidatos: O vereador Man (PTN), a vereadora Soninha (PSB) e o Professor José Jorge (PP), este com apoio nos bastidores do atual presidente. Há quem aposte que de última hora, o prefeito deva buscar apoiar ao vereador Man, em face do seu destaque como vereador na atual legislatura e da fidelidade aos Birschner, por parte do irmão dele, o Sr. Oberval Berbert.

Prefeita Diane refaz homenagem ao ex-prefeito Luiz Elias de Souza

Imagem da prefeitura em construção, no ano de 1981
Luiz Elias
A prefeita Diane Brito Rusciolelli sancionou a Lei Municipal n.º 943, de 23 de dezembro de 2016, a qual reconhece o nome do prédio do paço municipal com sendo Centro Administrativo Luiz Elias de Souza.

O prédio foi uma realização do ex-prefeito no início da década de 80, quando esteve prefeito pela primeira vez, mas no ano de 1997 seu nome foi retirado da sede do prédio da administração pública pelo ex-prefeito Dejair Birschner.

Luiz Elias passa o governo ao Bom Velhinho
O prefeito Luiz Elias de Souza não teve o privilégio de administrar, naquela época, na nova sede da administração pública, mas passou o governo ao seu sucessor Antonio Silva Andrade no novo gabinete. Luiz retornou ao prédio em 1992, após vencer as eleições dos candidatos Dejair e Itamar Setenta. Ele faleceu novembro de 2014.

Desde que Luiz passou a administração pública ao seu sucessor Antonio Silva Andrade, em março de 1982, o município não tem a cultura do prefeito que deixa o governo passar ao novo mandatário. Segundo informações, a prefeita Diane pretende entregar simbolicamente as chaves do município ao novo prefeito Tiago de Dejair.

Prefeitura divulga atração do réveillon 2016/2017

Local: Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida
Dia 29dez16 – quinta-feira
Show Gospel
20h Bandas locais
23h Fabiana Anastácia

Dia 30dez16 – sexta-feira
20h  - Ébano
22h – Buteco das Amigas
00h – Kaio Oliveira
02h – A Vingadora

Dia 31dez16 – sábado
20h – A definir 
22h – Tina Pinheiro
00h – Maria Breteira
02h - Ariedson

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Faleceu o empresário Paulo Gaúcho

Paulo a esposa, filhos, noras e genro
Vítima de um câncer, o empresário Paulo Luiz Mendes estava em tratamento desde o mês de setembro na capital do estado, e ontem (22), por volta das 21h, entrou em óbito no leito do hospital. 

O sepultamento ainda não teve dia e hora definido pela família, mas deve ocorrer nesta cidade de Una. O corpo do empresário deverá ser transladado de Salvador no dia de hoje (23) para a sede deste município.

Erradicado no município desde o inicio da década de 80, onde esteve funcionário do Banco do Brasil por mais de (30) trinta anos, o empresário Paulo Gaúcho era bastante polêmico, mas deixou exemplos de perseverança e de empreendedorismo.

O Una Na Mídia se solidariza com a família enlutada e apresenta a sua solidariedade cristã, rogando ao Pai Celestial que conforte os corações de seus familiares e amigos.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Vida política do vereador Antonio da Piruna depende do Juiz Eleitoral

Tramita na 116ª Zona da Justiça Eleitoral, em Canavieiras, o processo movido pelo suplente de vereador Fabio Luz Guedes (PT) em que requer a cassação do Diploma do Vereador Antonio Silva dos Santos (PT). O processo foi tombado sob o número n.º 258667/2016 e pode ser consultado por qualquer pessoa (clique aqui).

A advogada Isabela Passinho Gonzaga argüi que o vereador Tonhe da Piruna foi condenado por colegiado do Tribunal de Justiça da Bahia por atos dolosos de improbidade administrativa, e desta forma o torna incapaz de assumir função pública com base na Lei da Ficha Limpa. A Lei Complementar n.º 135 diz que não há necessidade de esgotamento de instância judicial para que os efeitos da sentença condenatória de colegiado passe a ser cumprida.

O pedido foi protocolado no dia 13 de dezembro, um dia após o vereador ter sido Diplomado. O Art. 262, do Código Eleitoral prevê prazo de até três (03) para o interessado peticionar ao juiz para que julgue ou encaminhe pedido ao Tribunal para decidir sobre a cassação. Desde o dia 19 que processo encontra-se sob analise do juiz eleitoral.

Desabafo do parlamentar.
Vereador pode perder o diploma
Na última sessão plenária, o vereador, que se declara evangélico, falou por quase 15 (quinze) minutos no pequeno expediente sobre o tema, e relatou que tem um "Santanas" que anda fazendo publicações indevidas sobre a cassação do seu mandato, cujo fato tem lhe causado insônias (está sem dormir). A referência Satanás não se sabe a quem o vereador quis atribuir, porém a insônia deve ser reflexo de peso na consciência dele por conta dos malfeitos que praticou no ano de 2008, o quais culminaram com a sua condenação e penhora de seus bens. Por estes mesmos malfeitos ele também responde a uma ação penal na justiça criminal.

Prefeita Diane autoriza mais de R$ 2 milhões para pagamento dos servidores

Pagamento sempre em dia
O secretário municipal de finanças, Sr Mauricio Martins, informou a este blog de que a prefeita Diane Rusciolelli (PT) recomendou que a equipe econômica providenciasse pagar a todos os servidores o salário referente ao mês de dezembro e o 13º salário integral daqueles que fazem aniversário neste mês de dezembro. Segundo Maurício 100% da folha de competência do município já está disponível no banco a disposição do servidor.

Segundo a prefeita Diane, o total da folha pago dentro do mês, desde que assumiu o governo, representa a responsabilidade de uma equipe que sempre prezou pelo respeito ao erário público. Diane disse que montou uma equipe financeira e econômica altamente preparada para garantir a responsabilidade com o servidor. “O recurso creditado é na ordem de R$ 2.187.047,71 e vai aquecer o comércio local. Esse recurso já estava alocado desde o inicio do mês” Fechou a prefeita.

Diferente do retrato administrativo encontrado pela atual prefeita no ano de 2013, o futuro prefeito Tiago de Dejair (PP) encontrará uma administração saneada, com uma frota nova e sem aluguéis absurdos. O custo operacional da máquina pública foi drasticamente reduzido nos últimos quatro anos. “A nova administração não encontrará pendências com o servidor”, é que garante Maurício Martins. Ainda assim, o futuro prefeito pretende reduzir 90 (noventa) cargos comissionados, e desonerar os contratos dos prestadores de serviço em índices superiores a 10%.

Com um discurso moderado, o novo prefeito enfrentará alguns desafios de ordem política, a exemplo da negociação salário de 2017 com os servidores públicos e adequação do piso salarial dos professores, tendo em vista que diversos sindicalistas o apoiaram justamente para buscar guarida na sua administração. Tiago também terá problemas a discutir no que tange a gratuidade do transporte universitário, já que houve uma aspiração dos estudantes e uma promessa dele durante a campanha.

Outros aspectos que terão de ser bem geridos pelo novo prefeito, são os tradicionais eventos festeiros e culturais, já que as festas nos distritos alusivas aos santos católicos foram tímidas e quase imperceptíveis nos últimos quatro anos. A festa da micareta  da cidade também foi aniquilada nos últimos tempos. A atual gestão apostou em dois festivais musicais que ficou gravado na história do município que não deve retroagir na futura administração. O custo operacional de uma micareta é bem superior ao custo de num festival, pois este atrai investimentos do estado da Bahia e da União.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Lúcifer mata uma pessoa na zona rural

Em liberdade desde o mês de novembro, o indivíduo Wellington dos Santos Carvalho, 23 anos, vulgo Lúcifer, é apontado como principal suspeito da morte de uma pessoa conhecida por Cosmão, morador da Zona Rural, na região do Rio da Serra. O crime aconteceu na noite de ontem, por volta das 23h, mas só hoje pela manhã a policia foi comunicada do crime. Junto à Lúcifer, estava outro elemento conhecido na região como Chico de Itabuna.

Lúcifer responde por crimes de incêndio criminoso, homicídio e roubo. Ele foi preso em flagrante no dia 23 de dezembro do ano passado por policiais militares do Pelotão da cidade de Arataca (lembre aqui), e desde que foi liberado pela Justiça está na região do Rio da Serra infernizando a vida dos moradores da comunidade. 

Segundo as primeiras informações colhidas no local, eles invadiram a casa da vítima atiraram dentro de casa e seqüestrou Cosmão na frente de seus dois filhos menores. Numa ponte próxima a casa da vítima, eles a executaram friamente a tiros de revolver e espingarda calibre 12. A Polícia Civil foi comunicada do crime e o Departamento de Polícia Técnica/Ilhéus foi acionado para promover as perícias.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Homens invadem casa e mata Sidnei Magal

Policiais militares e uma equipe do SAMU foram acionados para se deslocarem a rua 07, no bairro Marcel Ganem, por volta das 20h30 de ontem (18), tendo em vista que havia uma vítima de disparo de arma de fogo. No local, os policiais e os socorristas encontraram o corpo de um homem sentado no sofá e sem sinais vitais.

Ao ser identificado, a companheira da vítima informou que o mesmo tem o nome de Sidnei Magal Silva do Espírito Santos e que o dito veio de Porto Seguro. Segundo ela, eles estavam dentro de casa quando dois homens encapuzados arrombaram a porta e atiraram na vítima.

Testemunhas contaram aos policiais que a vítima era envolvida no tráfico de drogas na localidade e, supostamente teria participado de algumas investidas criminosas contra a gangue do bairro Sucupira, mas que Sidnei Magal pode ter sido vítima dos próprios parceiros.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

PM apreende veículo roubado

Após cometer o crime de roubo na praça Dr. Manoel Pereira de Almeida, dois meliantes que estavam numa motocicleta foram perseguidos pela Polícia Militar até a rodovia Una Ilhéus, defronte ao estádio de futebol, onde eles abandonaram o veículo e fugiram num matagal sentido bairro Sucupira. 

Ao verificar o veículo, os policiais militares descobriram que a moto de placa policial NZU-8560 (Itabuna-Bahia), HONDA/CG150 FAN ESDI, tinha restrição de roubo. O veículo foi apreendido e apresentado na Delegacia Territorial de Una. Diligencia foram realizadas sem o êxito na captura dos meliantes.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Governador Rui Costa anuncia abertura de concurso para a PM e BM

O governador do estado da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou em cerimônia oficial da abertura da Operação Verão a contratação de empresa para a realização de concurso público para preenchimento 2.810 vagas para ocupantes das carreiras militares do estado. 

Segundo Rui, na edição de amanhã (15) do Diário Oficial da Bahia será publicado edital para que o estado contrate 2000 mil vagas para soldados e 60 vagas para Oficial da Polícia Militar, além da contratação de 750 homens para o corpo de bombeiro.

Prefeitura fará reveillon 2016/2017

A prefeita Diane Rusciolelli (PT) mandou licitar empresa especializada na prestação de serviço de execução das festividades do réveillon 2016/2017. A empresa contratada deverá fornecer estrutura, equipamentos, mão de obra e materiais necessários para a execução do evento. O governo ainda não divulgou o local do evento.

Ineditamente, é primeira vez que o município promove uma festa de final de ano. Segundo o secretário de finanças, a festa não vai comprometer o pagamento dos servidores, considerando que o dinheiro da folha já está devidamente alocado no banco e a prefeita marcou o compromisso de pagamento para no dia 22 de dezembro. 

Neste mês de dezembro a Prefeitura licitou várias empresas para a manutenção da frota veicular e continua oferecendo serviços públicos para a comunidade, a exemplo de inaugurações de novos postos de saúdes e reformas dos existentes, calçamentos no distrito de Colônia e implementação de iluminação pública em diversas comunidades. 

Diferente de outros gestores, a prefeita Diane pretende transmitir o cargo ao prefeito Tiago Birschner de forma democrática e com a situação financeira do município de forma equilibrada. Deste que assumiu a gestão, a atual prefeita jamais atrasou o salário de servidores ou pagamentos aos prestadores de serviço e fornecedores.

A prefeita conseguiu cortar gastos com excessos aluguéis de veículos e imóveis, além da redução drástica na aquisição de combustíveis e com comidas em restaurantes. Diane teve as contas financeiras de 2014, com parecer pela rejeição no TCM, em face do excesso com o gasto de pessoal, fato que foi corrigido no exercício financeiro de 2015. As contas de 2014 estão com os efeitos suspensos por uma ordem judicial.

Diane também ganhou destaque nos dois badalados festivais do mangustein, nos anos de 2015 e 2016, cujas festas tiveram repercussões positivas, inclusive na imprensa internacional e recebeu diversos elogios dos participantes e foliões do evento. As duas festas atraíram um grande público de outros municípios, além de gerar emprego e renda durante os acontecimentos.

Posto São José inaugura novas bombas.


O Posto São José colocou em funcionamento 12 (doze) bicos de combustível, a partir desta semana. O Posto São José é uma empresa que vende o combustível mais barato da cidade, tem o melhor atendimento e qualidade nos produtos é incontestável. 

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Indivíduos presos com arma e carro roubado no centro da cidade.


Confirmando informações de que dois indivíduos estariam de posse de um veículo roubado na cidade de Itabuna, policiais militares do Terceiro Pelotão diligenciaram no final da noite de ontem (12) até a sede de uma pousada, no centro da cidade, onde os indivíduos estavam hospedados e encontraram as pessoas de Cleriston Almeida da Silva e Herbert Pereira da Silva, ambos com passagem pela policia. 

Com os indivíduos foram encontrados o veículo gol de placa policial JMJ 0585 (Itabuna-Bahia), tomado de assalto no pontalzinho, na noite do último sábado, além de um 01 (um) revolver calibre .38, 12 (doze) cartuchos de igual de calibre, sendo um picotado.Também foram apreendidos R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais), em espécie, 02 (dois) celulares da marca Samsung, e uma 01 (uma) trouxa de maconha prensada.

A dupla foi presa e encaminhada ao plantão da 7ª COORPIN/Ilhéus, onde foi autuada em flagrante delito pelos crimes de receptação, porte ilegal de arma, e de entorpecente. Aos policiais, um dos indivíduos disse que estaria em Una para “fazer uma fita”. Suspeita-se de que eles estivessem aqui para assassinar algum rival, já que eles pertencem a uma facção criminosa da cidade de Ilhéus.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Eleitos tomarão posse às 16h do dia 1º.

Noticias são de que a posse do prefeito eleito, e agora diplomado, Tiago Birschner (PP) deve acontecer às 16h, na sede do Poder Legislativo unense. O ato de posse deve acontecer após a eleição do Presidente do Poder Legislativo. Há uma comissão cuidando dos preparativos. Além de Tiago, devem tomar posse, seu vice, Nildo Som (PSB), os novos vereadores Rose do Futebol (PSD), Fabio Enfermeiro (PT), Gilvan do Açougue (PMDB) e Tita de Davi (PSD). Devem manter-se nos acentos, os vereadores Professor José Jorge (PP), Soninha (PSB), Man (PTN), Dilsinho (PSDB), Tanda (PHS), Juvenal (DEM) e Antonio da Piruna (PT).

O vereador Tonho da Piruna pode ter o diploma cassado por ter sido condenado no Tribunal de Justiça por atos de Improbidade Administrativa. Segundo a Lei da Ficha Limpa, quem for condenado em segundo grau teve sofrer imediatamente os efeitos da sentença condenatória. Antonio não recorreu da decisão do desembargador Gesivaldo Nascimento Brito que manteve a sentença do Juiz Mauricio Alvares Barra. A sentença foi publicada no Diário Oficial da Justiça, do dia 03nov16. 

Quando esteve vereador no ano de 2008, Antonio da Piruna, o atual presidente da Câmara e suplente na próxima legislatura, Ailton Pedreiro, e mais cinco vereadores aprovaram uma lei que beneficiava servidores, em período eleitoral. Segundo a sentença do magistrado, o ato teria a finalidade de adquirir benércias eleitorais. O juiz relatou que o ato foi “uma afronta a alegação de que havia preocupação com servidores públicos, quando ao certo o único e exclusivo fim da mencionada concessão era angariar votos e prestígio para a eleição”.

Os vereadores e o ex-prefeito, da época, tiveram os direitos políticos suspensos por (06) seis anos e devem ressarcir os prejuízos causados ao erário público em duas vezes o valor do dano. Eles também não poderão contratar com o serviço público nem ter benéficos fiscais pelo período de (05) cinco anos (veja aqui). Nas eleições deste ano, o filho do vereador Antonio da Piruna foi preso e autuado em flagrante por crime eleitoral.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Diplomação dos eleitos em Una será em Canavieiras.

O Juiz Eleitoral da 116ª Zona Eleitoral decidiu diplomar os eleitos e suplentes de Una, na cidade de Canavieiras, sede da Zona Eleitoral. O evento inicia-se às 16h30, do dia 12dez16, no salão do Júri, no Fórum daquela cidade.

Devem ser diplomado o prefeito eleito, Tiago Birschner (PP), e seu vice, Nildo Som (PSB), além dos 11 (onze vereadores) eleitos e os primeiros suplentes das coligações. Os novatos, Fabio Enfermeiro (PT), Gilvan do Açougue (PMDB), Tita de Davi (PSD), Rose do Futebol (PSD) e os veteranos Juvenal (DEM), Tanda (PHS), Dilsinho (PSDB), Tonho da Piruna (PT) e Man (PTN). Completam a equipe, o Professor Jorge (PP) e a vereadora Soninha (PSB).

Também serão diplomados os suplentes, Fabio Bomba, pela coligação (PT/PDT/PR/PEN/PCdoB e PTdoB), Puba (PSDB/PV/PSL/PHS), Bico Fino (PSD/PSC), Ailton Pedreiro (DEM/PDT/SD) e Di Rusciolelli (PP/PTN/PR/PSDC/PTC/PSB).

Os vereadores Antonio da Piruna e Ailton Pedreiro devem ser diplomados, com titular e suplente, respectivamente, mas seus diplomas podem ser cassados pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. A dupla foi condenada no Tribunal de Justiça da Bahia por atos de improbidade administrativa, quando esteve vereador em 2008. Os interessados terão até quinta-feira (15) para pedir que o Tribunal Regional Eleitoral casse o Diploma deles. Fabio Bomba e Budi, são os suplentes dos condenados.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Tiago de Dejair terá R$ 56,7 milhões para gastar em 2017.

O Poder Legislativo publicou na edição do Diário Oficial de hoje (08) a previsão orçamentária para 2017. A LDO do município prevê uma receita de R$ 56.700.000,00, o que significa uma média mensal acima de R$ 4,7 milhões.

Com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, o novo presidente do Poder Legislativo deve gerir durante o ano de 2017, a receita de R$ 2.200.000,00, isso significa uma receita mensal de R$ 183 mil. Já o o prefeito terá a disposição para gastar com o gabinete, recurso na ordem de R$ 460.500,00.

O maior gasto do Poder Executivo será com a Saúde e com a Educação. R$ 14.657.600,00 e R$ 25.804.800,00, respectivamente. A menor previsão de investimento será para a comunicação e para o distrito, ambos devem ter R$ 21.000,00 de investimento. Confira mais detalhes clicando aqui.

Um dos grandes desafios a ser enfrentado pelo novo prefeito serão os reajustes salariais de janeiro/2017, em que o prefeito deve sofrer pressões por parte dos sindicatos e dos servidores, especialmente, os profissionais em educação, no que tange ao reajuste da infração e ao piso nacional. 

Tiago já demonstrou preocupação com a falha de pagamento e, a propósito, convidou os dois líderes sindicais para fazer parte da sua equipe de transição, possivelmente, para que estes tomem conhecimento da realidade financeira do município e convençam seus afiliados a dar freios nas pressões por melhorias salariais.

DISCRIMINAÇÃO
TOTAL
GASTO/MÊS
PERC.
Secretaria Municipal de Educação
 R$ 25.804.800,00
 R$ 2.150.400,00
45,51%
Secretaria Municipal de Saúde
 R$ 14.657.600,00
 R$ 1.221.466,67
25,85%
Secretaria de Viação, Obras e Transportes
 R$   4.770.000,00
 R$    397.500,00
8,41%
Secretaria Municipal de Administração
 R$   4.055.100,00
 R$    337.925,00
7,15%
Câmara Municipal
 R$   2.200.000,00
 R$    183.333,33
3,88%
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
 R$   1.964.000,00
 R$    163.666,67
3,46%
Secretaria Municipal de Finanças
 R$   1.674.000,00
 R$    139.500,00
2,95%
Secretaria Municipal de Agricult. Indust. E Comércio
 R$     640.000,00
 R$      53.333,33
1,13%
Gabinete do Prefeito
 R$     460.500,00
 R$      38.375,00
0,81%
Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente
 R$     202.000,00
 R$      16.833,33
0,36%
Controle Interno
 R$     182.000,00
 R$      15.166,67
0,32%
Procuradoria Jurídica
 R$       48.000,00
 R$        4.000,00
0,08%
Administração Distrital
 R$        21.000,00
 R$        1.750,00
0,04%
Assessoria de Imprensa e Comunicação
 R$        21.000,00
 R$        1.750,00
0,04%
Total Geral
 R$ 56.700.000,00
 R$ 4.725.000,00

Poder Legislativo Unense continua a gastar em restaurante.

Segundo dados colhidos no sítio do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM (veja aqui), o Poder Legislativo de Una vem incessante desobedecendo uma instrução normativa do próprio tribunal em que veta o gasto com comidas em restaurantes. No mês de outubro foi pago a quantia de R$ 1.460,00, pelo fornecimento de 85 refeições, acompanhadas de 45 refrigerantes e 45 sucos. Segundo, as informações do empenho, essa alimentação é fornecida aos servidores daquele Poder, embora todos eles, inclusive os 14 (quatorze) assessores residam no município e cumpram apenas meio expediente. O poder Legislativo funciona das 07h às 14h. 

O repasse da Prefeitura a Câmara Municipal no mês de outubro foi de R$ 164.797,39. Este recurso serviu para pagar dentre outras despesas do Poder Legislativo, a quantia de R$ 900,00 de diária para o presidente se deslocar a cidade de Itabuna e R$ 4.182,00 pela locação de dois veículos. A Casa do Povo também pagou R$ 4.509,54 de combustível para abastecer 855 litros de gasolina e 332 de álcool. Os carros a serviço do Poder Legislativo consumiu basicamente um tanque de combustível a cada dia. No mês de Outubro, foram 20 dias úteis.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O Magnânimo Jailson Muniz se safa de processo, enquanto o ex-prefeito Zé Pretinho continua ficha suja no TCU.

Os conselheiros do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro e André Luis de Carvalho, entenderam que o ex-secretário de Saúde do governo de Zé Pretinho, o magnânimo Jailson de Souza Muniz, deva ser isento do processo que apurou desvio no recurso da Saúde durante o período em que ele esteve à frente da pasta. Os auditores do Ministério da Saúde encontraram um rombo de R$ 1.053.802,76, durante o período de janeiro de 2005 a 27 de fevereiro de 2008.

O ex-secretario havia sido condenado para ressarcir o prejuízo junto com o ex-prefeito e ao pagamento de multa, mas ele ingressou com um recurso no TCU alegando que não teve direito de defesa, sendo acolhido pela corte que resolveu num segundo julgamento o isentar da responsabilidade no desvio. José Bispo dos Santos deve pagar a União uma multa de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), além de ressarcir o prejuízo que corrigido gera em torno R$ 2 milhões. Esse rombo nas finanças, rendeu ao ex-prefeito um processo na Justiça Federal, por ato de improbidade administrativa.

Segundo o relatório do TCU, o ex-prefeito Zé Pretinho autorizou pagamento na ordem de R$ 501.824,47, de pagamento em cheque, sem a documentação comprobatória da despesa, além de transferir recurso na ordem de R$ 302.350,00, sem a identificação da destinação dos recursos e sem a documentação contábil e financeira respectivas. R$ 125.000,00 foram transferidos para a antiga Santa Casa mediante cheques sem apresentação de documentos capazes de comprovar integralmente as despesas, posto que nas notas fiscais não estão especificados quais os atendimentos foram realizados, bem como quais os pacientes beneficiados.

Vejam outras despesas e leia o relatório na íntegra clicando aqui

Valor-R$
Irregularidade
R$ 501.824,47
Pagamento de cheques sem a documentação comprobatória da despesa.
R$ 85.713,64
Débitos referentes à Folha de Pagamento sem a devida documentação comprobatória da despesa.
R$ 17.827,15
Aviso de débitos sem a justificativa da destinação dos recursos e sem a documentação contábil e financeira respectiva.
R$ 302.350,00
Transferência a débito sem a identificação da destinação dos recursos e sem a documentação contábil e financeira respectivas.
R$ 125.000,00
Pagamentos de Notas Fiscais emitidas pela Santa Casa Mater Misericordiae de Una, correspondente à prestação de serviços médicos para atendimento em casos de urgência e emergência, nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e obstetra, pagas mediante cheques sem apresentação de documentos capazes de comprovar integralmente as despesas, posto que nas notas fiscais não estão especificados quais os atendimentos foram realizados, bem como quais os pacientes beneficiados.
R$ 1.187,50
Locação de veículo Gol, placa policial JOE-9503, para prestação de serviços diversos na Secretaria de Desenvolvimento Social, no período de 1º/12 a 31/12/2006.
R$ 19.900,00
Emissão de TED sem cobrança de CPMF, sem identificar a destinação dos recursos e sem a documentação contábil e financeira respectivas.
R$ 1.053.802,76
Total