quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Canavieiras: Polícia Civil deflagra Operação “Vulcão” e cumpre 7 mandados de busca e prisão, que culminam com a prisão de 4 elementos

Do: Isto é Noticia de Canavieiras
Depois de dias de investigações para combater o tráfico de drogas na cidade e região, na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Civil de Canavieiras com o apoio de mais 18, agentes, da polícia civil de Ilhéus, deflagram a Operação “Vulcão”, em três bairros da cidade.
Os trabalhos resultaram no cumprimento de 7 mandados de prisão e de busca e apreensão, além de 3 autos de prisão em flagrante. No total, 4 pessoas foram presas, por tráfico de drogas, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo e comprimento de mandado.
Entre os presos estão; Joneilsom da Cruz Rocha, vulgo “Vulcão”, o qual foi dado o nome da operação. Com ele também foram presos; José Carlos Santos Ribeiro “Zé Patinha”, Ravelleda Cruz Rocha “Fi”, e Delmário Luiz de Souza “Del”.
Os trabalhos foram coordenados pelos Delegados Izael Fiterman da DEPOL Canavieiras, e André Aragão Lima, Coordenador da 7ª Coorpin de Ilhéus. 

Participaram da Operação mais de 20 Policiais Civis das Divisões de Investigações Criminais de Canavieiras e Ilhéus. 

Canavieiras: Viatura da Polícia Militar sofre acidente durante perseguição


Após perseguição policial ocorrido na manhã desta quinta-feira (30), um carro da Polícia Militar da 71ª Batalhão acabou derrapando e entrando no mangue.

De acordo com informações a Policia Militar estava fazendo ronda pelas ruas da cidade, quando percebeu que uma moto com dois elementos fugiu ao avistar a viatura. Ao observar a atitude suspeita, os policiais saiu em perseguição por uma das ruas de acesso a praia. 

Ao aproximarem dos indivíduos, foram surpreendidos por tiros contra a viatura, mesmo assim continuaram a perseguição, quando ao tentar cercar os elementos, a viatura derrapou em uma posa de água e acabou entrando no mangue. Os dois suspeitos conseguiram fugir sem serem identificados.

Rainha do Pó foi condenada por tráfico.

Kelly vai aguardar a sentença para pagar seu erro em cana.




Karen Kelly Nascimento Santos, a Kelly Ciclone, 19 anos, foi condenada a 06 anos, 11 meses e 8 dias de prisão, além de 700 dias-multa, com regime inicial da pena, fechado. Ela foi condenada por tráfico de drogas, conforme o artigo 33, parágrafo 1.º, inciso III , da Lei 11.343/2006 - Lei de tráfico de drogas.  

Farto material encontrado na casa.
Kelly Ciclone foi presa por policiais militares do Terceiro Pelotão, em data de 14 de julho do ano passado no bairro da Urbis. Ele estava em companhia da mãe e do namorado Edson de Jesus Santos. Com o trio a PM encontrou R$ 404,00 e 16 papelotes de cocaína e farto artefatos para embalar o pó maldito (relembre aqui).

Dinheiro e droga. Ela disse: É para consumo.
A sentença não é definitiva, pois cabe recurso e ela vai aguardar o transito em julgado da sentença, em liberdade. Após cumprir um período na cadeia Kelly foi solta por arguir que a droga encontrada com ela era para consumo próprio, mas o Ministério Público recorreu e a justiça, desta feita entendeu que o material configurou o crime de tráfico de drogas e não de consumo.    

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Prefeitura foi contemplada com mais dois ônibus escolar.

Mais dois iguais a esses chegaram.
O transporte escolar é fruto de um convênio firmado entre o município e a União. O município de Una foi contemplado com 06 veículos do Governo Federal e 01 do Governo Estadual, este graças ao empenho da deputada Ângela Souza, junto ao Governo da Bahia.

O Programa Caminho da Escola visa oferecer melhor segurança e conforto ao estudantes da zona rural, além de representar economia ao município com os contratos firmados entre a municipalidade e as empresas terceirizada.
O marrom, agora, mora na 7 de setembro.

É lamentável que dos dois ônibus abandonados, numa área federal, desde janeiro de 2013, um deles foi remanejado para uma oficina na Rua 07 de Setembro e continua na mesma situação. Este dito veículo funcionou até dezembro de 2012 transportes alunos universitários.


Professores de Una receberam 50% de férias.

Por: Erlon Santos - ASCOM da PMU, sem ônus para o anunciante.
NOTA RETIFICADORA DA ASCOM PMU

A categoria dos professores receberam ontem 28/01 os valores correspondes à 50% de férias. A lei de número 775/08 - Plano de cargos, Carreira do magistério público do município de Una garante aos professores o recebimento de 1,3 (um terço) de férias dos vencimentos. Porém a PMU - Prefeitura Municipal de Una apoiada na Lei Orgânica dos servidores públicos do município, resolveu fazer valer o direito do Servidor Público pagando 1,2(um meio - 50% ). Vale ressaltar que este é um fato inédito de reconhecimento do direito do servidor. É a primeira vez que um gestor unifica o terço para 1,2( um meio) de férias no nosso município. A Prefeitura através de sua gestora Diane Rusciolelli autorizou ontem 28/01 o pagamento de 1/2 de férias do salário do professor. “Compromisso, responsabilidade, honestidade e transparência são características de uma Gestão de Sucesso que desdobra em um município referência em atendimento ao bem coletivo”.



A categoria dos professores recebeu hoje 1,5 DE FÉRIAS. A lei de número 775/08 - Plano de cargos, Carreira do magistério público do município de Una garante aos professores o recebimento de 1,3 (um terço) de férias dos vencimentos. Porém a PMU - Prefeitura Municipal de Una apoiada na Lei Orgânica dos servidores públicos do município, resolveu fazer valer o direito do Servidor Público pagando 1,5(um meio). Vale ressaltar que este é um fato inédito de reconhecimento do direito do servidor. É a primeira vez que um gestor unifica o terço para 1,5 um meio de férias no nosso município. A Prefeitura através de sua gestora Diane Rusciolelli autorizou hoje o pagamento de 1/5 de férias do salário do professor. “Compromisso, responsabilidade, honestidade e transparência são características de uma Gestão de Sucesso que desdobra em um município referência em atendimento ao bem coletivo”.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Valdeci e Laerte comemoraram aniversário ontem.

Os aniversariantes do dia e a família
O futuro prefeito de Una, Valdeci Birschner, era só alegria.
Os amigos reunidos
Regada a um suculento churrasco e uma geladíssima cerveja, Laerte Frisso e Valdeci Birschner recepcionaram os amigos na fazenda de Valdeci, na região do Rio Aliança.

De presente o filho de Laerte e o genro de Valdeci, Marcio Frisso, presentou a família com o título de Bacharel em Ciências Jurídicas, conquistado pela Faculdade de Ilhéus.  

Família Frisso reunida
Parabéns ao trio, pai, genro e sogro pelas conquistas. Laerte conviveu muitos anos por aqui, na década de 90, casou-se com Daniela, filha do saudoso Antonio Veneno, eles moram atualmente no Belém do Pará. 

Já Valdeci é irmão do ex-prefeito Dejair e pretende ser um dos concorrentes ao candidato de prefeito nas próximas eleições, já que o irmão não pretende, a princípio, concorrer ao cargo do executivo local. 

sábado, 25 de janeiro de 2014

Nossa história em fotos: Seleção de Una no Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus.

Em pé: Gabi, Mussum (in memorian), Rege Galeota, Zel, Neto (in memorian) e Aldilei. Agachados: Bigia, Nildo, Ronaldo Lambança, Zé Berola, Neguinho. Foto de fevereiro de 1985. Foto: Colaboração de Wallace Santos

Doutora Norma não é mais delegada de Una.

Dr.ª Norma deixará saudades.
A decisão do Governador está publicada no Diário Oficial de hoje (25). Dr.ª Norma de Freitas Santos prestou relevantes serviços a comunidade de Una, durante os seis anos que esteve a frente da Delegacia local. 

Ela deve assumir a Delegacia de Polícia de Itaju do Colônia ou de Santa Luzia, onde foi substituta por um bom período. Ainda não foi anunciado o nome do substituto da delegada. Ficam aqui as respeitosas homenagens do Una Na Mídia e desejo de sucesso na nova delegacia.

Nota de esclarecimento.
 
Após a divulgação desta matéria, o blog foi procurado pela Dr.ª Norma de Freitas, que disse que ela não saiu de Una, nem pretende sair, enquanto não se aposentar. Na realidade a exoneração constada no Diário Oficial é por conta de uma solicitação de implantação da estabilidade econômica, feita por ela junto ao Governo do Estado. 

O símbolo (DAS) solicitado pela delegada não se enquadra ao cargo de delegado titular da circunscricional de Una, que na realidade é DAI-4. A estabilidade ecônomica é um direito assegurado aos servidores estaduais que desempenhe função gratificada por período superior a 10 (dez) anos.

Sucupira também está invisível aos olhos da administração municipal.

Trav. Magno Faustino, só de jegue.



O que era uma rua virou recantos dos animais.

Rua Magno Faustino
Trav. Raimundo Madureira
É que garante o vereador Martan Maciel. Segundo o parlamentar, há diversas ruas na comunidade inacessível a veículos e dificulta o acesso das ambulâncias e viatura policial no local. A travessa Rafael Pinheiro e algumas travessas da rua principal são exemplos nítidos de desmantelo da atual administração.

A Rua Carlos Dias, por exemplo, está completamente acabada em razão da falta de compromisso do setor de obras do município, pois um simples fato, que não deram importância, atualmente tornou inviável a circulação de veículos na localidade. A rua Raimundo Madureira é outro logradouro entregue ao mato e entulhos, um verdadeiro criadouro e ratos e cobras é o que garante seu Manuel, morador de uma das ruas.

Membros da equipe de Viação, Obras e Transportes da Prefeitura dizem que os serviços de limpeza urbana não é realizado, em virtude da prefeita não liberar recursos para que as maquina sejam utilizadas.

Empresário não quer a construção do abrigo
Abrigo cai, mas dono de posto não quer a reconstrução. Disse Ailton Pedreiro.

O abrigo do ponto de ônibus do bairro caiu a cerca de seis meses e nenhuma providência foi tomada pela administração. Segundo o vereador Ailton Pedreiro, o ponto não foi restaurado devido ao fato do dono do posto de combustível ter pedido a prefeita para não reconstruir, todavia o vereador disse que está levantando recurso financeiro e vai fazer um mutirão para erguer o abrigo dos passageiros.

Leitor denuncia falta na Secretaria de Educação


Veja o comentário na íntegra do leitor

É meu caro, o atendimento é de segunda a sexta das 8:00 às 14:00, fui ate a SEC as 13:00 hs já não tinha mais ninguém, esse é o retrato do descaso que ocorre no nosso município. *NÃO IDENTIFICAR, GRATO. em MATRÍCULAS ABERTAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COM NOVIDADES

Com a palavra a Senhora Secretária de Educação.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Juiz que passou por Una nos anos 80, agora é desembargador do TJBA.

A Medalha do Mérito Judiciário

Por: Magali Paterson e Laís Nascimento / Fotos: Agência TJBA de Notícias
Os desembargadores Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos e Osvaldo Almeida Bomfim receberam, no final da tarde desta quinta-feira (23/1), em sessão solene, as Medalhas do Mérito Judiciário e os diplomas correspondentes. A condecoração, realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), foi conduzida pelo presidente em exercício, desembargador Eserval Rocha.

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos novos membros da Corte, desembargadores, advogados e diversas autoridades.

O procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e o secretário do Judiciário Adalberto de Figueiredo Rocha Neto compuseram a mesa de honra ao lado do presidente em exercício do TJBA.
Durante a cerimônia, a desembargadora Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos foi conduzida pela segunda vice-presidente do TJBA, desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho; pela corregedora geral da Justiça, desembargadora Ivete Caldas; pelo corregedor das Comarcas do Interior, desembargador José Olegário Monção Caldas e pelos desembargadores Silvia Carneiro Santos Zarif, Daisy Lago Ribeiro Coelho, Gardênia Pereira Duarte e Augusto de Lima Bispo. 

O esposo da desembargadora Ivone Bessa Ramos, Carlos Henrique Magnavita Ramos e os filhos, genros e netos fizeram a entrega da Medalha do Mérito Judiciário. “Meu desejo é somar junto à Presidência do TJBA, juntamente com meus pares, para oferecer uma melhor prestação jurisdicional que atenda aos anseios da sociedade”, declarou a magistrada.

Para conduzir o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim ao salão da solenidade foram indicadas as desembargadoras Lícia de Castro Laranjeira Carvalho, Heloisa Pinto de Freitas Vieira Graddi e Ilona Márcia Reis.

A entrega da Medalha do Mérito Judiciário foi realizada pela irmã e filhos do desembargador. O diploma correspondente foi entregue pelos desembargadores aposentados Mário Albiani Alves e Luiz Pedreira e pelas senhoras Oneide Maria Mota da Silva, Simone Sepúlveda Valverde Gonzaga e Maria de Lourdes Resende da Rocha.

“Sinto-me também responsável por dar cumprimento aos desejos da instituição, que é atender às necessidades da população que tanto precisa das decisões judiciais”, afirmou o desembargador.
Os magistrados foram eleitos em sessão do Tribunal Pleno no dia 16 de outubro de 2013. A desembargadora Ivone Bessa foi escolhida pelo critério de merecimento, determinado pela Resolução nº 106 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o desembargador Osvaldo Bomfim foi eleito pelo critério de antiguidade.

Trajetórias

Osvaldo Bomfim é natural da cidade de Castro Alves e graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1973. Advogou durante oito anos e ingressou na magistratura em 1982. Atuou nas Comarcas de Una, Coaraci, Ilhéus, Amargosa e Santo Antônio de Jesus. Promovido para a capital em dezembro 1992, atuou em varas cíveis e como juiz auxiliar da Corregedoria. Foi titular da Vara de Auditoria Militar, do primeiro juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri e da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP). Tem sido juiz convocado para substituir desembargador desde 1995.

Ivone Bessa graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) em 1980 e entrou para a magistratura em 1989. Atuou nas Comarcas de Laje, Mutuípe e Cachoeira, sendo promovida para a capital em 1997 como titular da 1ª Vara Criminal. Foi juíza do TRE e assessora especial da Presidência do TJBA por duas vezes. Tem sido juíza convocada para substituir desembargador desde 2009.

Do Una Na Mídia: Parabéns ao Dr. Osvaldo, um verdadeiro juiz incorruptível. Merece os devidos respeitos do povo de Una que o conheceu e sabe que, jamais, ele se curvou ao sistema político da época e nem se dobrou aos interesses econômicos dos latifundiários que imperava em alguns órgãos público naquela ocasião.

Dois roubos simultâneos em Colônia.

Maquito. Suspeito dos roubos.
Dois elementos armados de revolver invadiram, na tarde desta quinta-feira (23), dois estabelecimentos comerciais no centro do distrito de Colônia de Una e roubaram dinheiro, roupas e calçados. Os indivíduos, supostamente, são de Canavieiras e estão homiziados no distrito a cerca de um mês.

A Polícia Militar esteve no local e diligencia no sentido e prender os delinguentes. Na semana passada uma operação foi desenvolvida por policiais do Terceiro Pelotão, nas primeiras horas da manhã, porém os meliantes não foram encontrados.   A PM, porém prendeu o procurado da justiça Elenilton Canuto Ribeiro, o vulgo Nicolau.

Qualquer informação dos meliantes devem ser informadas imediatamente a PM através do telefone 9959-2002; 3236-1400 ou 3236-1336 e Polícia Civil 3236-1013.

Canavieiras: Traficantes são presos pelo “PETO”,com crack e maconha

Redação: ISTO É NOTÍCIA


Dois traficantes foram presos na tarde desta sexta-feira, (17), com eles foram encontrados, crack e maconha.

De acordo com a Polícia Militar, Júnior Pereira Souza, de 18 anos, e Jorge Luiz Silva Souza, também de 18, foram abordados em uma casa próxima ao poste 13, do bairro Sócrates Resende, na cidade de Canavieiras.

Após buscas pessoais, os policiais do PETO encontraram várias pedras de crack e maconha com os suspeitos, sendo que parte da droga estava escondida dentro de um vaso sanitário. Já o restante foi achado em muro do local da abordagem, assim como celulares.

Os elementos foram interrogados pelo escrivão de plantão do DEPOL Canavieiras, e encaminhados ao presídio de Ilhéus.

Cidadão já pode solicitar segunda via de certidões pelo portal do TJBA

Texto: Laís Nascimento - Agência TJBA de Notícias
Sistema de Controle de Certidões (SCC), implantado nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais da capital, possibilita que cidadãos solicitem a emissão da segunda via das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, pela internet, no site do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). As comarcas do interior que tiverem estrutura para implantar o sistema, começam a operar em 40 dias.

A novidade foi implantada nesta terça-feira (14/1) após publicação da Instrução Normativa Conjunta da Corregedoria Geral de Justiça e Corregedoria das Comarcas do Interior, divulgada no Diário de Justiça Eletrônico do dia 10 de janeiro. 

Para ter acesso ao serviço, o cidadão precisará ter um login e senha, que podem ser cadastrados no próprio Portal do TJBA. Após informar alguns dados de identificação (nome, CPF ou RG e e-mail), é possível escolher em qual cartório deseja que seja impressa a 2ª via da certidão. 

Ao requisitar o documento, também serão fornecidas informações de como proceder para a geração do Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial (DAJE), localização do cartório escolhido e número de protocolo da solicitação. O sistema garante ainda, a emissão de uma notificação, convidando o cidadão a comparecer ao cartório para retirada do documento, com o DAJE pago, em mãos. 

Ainda de acordo com o provimento das Corregedorias, caso o registro não seja localizado na base de dados do SCC e o cidadão não saiba qual o cartório de origem do seu registro, ele será apresentado a um link. Neste endereço, o requerente preencherá um formulário, em que informará alguns dados de identificação que auxiliem na localização do cartório de origem. Nestes casos, o sistema notificará o cidadão quanto às orientações futuras para a emissão do documento.

Peça a certidão clicando aqui.
Habilitação de Casamento clicando aqui.

MATRÍCULAS ABERTAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COM NOVIDADES

A prefeitura de Una através da Secretaria de Educação informam: Já estão abertas as matrículas na rede municipal de ensino. 

Este ano a rede municipal tem muitas novidades é o Programa Mais Educação, com atividades pedagógicas e esportivas em turno oposto. Judo, capoeira,atletismo, xadrez, tênis de mesa, aulas de inglês, informatica, aula de percussão, dança, teatro, e diversas atividades recreativas.

No CMAFA, os alunos terão esporte na escola: Voley, handebol,futsal, xadrez judo, capoeira, atletismo e informatica pelo mais educação com profissionais da área. Matricule seu filho na rede municipal de ensino, na escola mais próxima da sua casa.

RECADASTRAMENTO DE UNIVERSITÁRIOS

Estão abertas as inscrições e recadastramento dos universitários.

Procure hoje mesmo o departamento de transportes na secretaria da educação.

Atendimento de segunda a sexta feira das 08h00 às 14h00.

Documentos necessários:
Comprovante de residencia;
Rg e comprovante de matricula.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Balanço do Recadastramento Biométrico - Canavieiras‏

Informamos o total de eleitores recadastrados biometricamente na 116ª zona eleitoral de Canavieiras, que abrange também a cidade de Una. Os dados foram apontados na terça-feira (21/01/2014), pela Seção de Cadastro Eleitoral do TRE-BA. Dos 43.621 eleitores alistados no Cartório, 7.359 passaram pelo procedimento, desde o dia 29 de outubro, quando iniciou o recadastramento.

Confira abaixo o total de eleitores recadastrados por município.

  

Cidade


Atendimentos

Canavieiras
6.849
Una
510
Total: 7.359

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do TRE-BA