domingo, 1 de setembro de 2013

DIREITO DE RESPOSTA. NOTA DE ESCLARECIMENTO – THASSYANE SILVA DOS SANTOS

Diante da citação feita pelo Blog “Una na Mídia”, em meu nome: Thassyane Silva dos Santos, com intenções dúbias, venho esclarecer que o o recurso que recebo do PET-saúde é referente ao “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde” que é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, disponibilizando bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, que recebem um valor de 400 reais mensais durante 2 anos, para incentivo à pesquisa na comunidade. Portanto os 2.800 reais citados na reportangem, correspondem ao valor recebibo nos últimos 7 meses. O Programa é uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde - SUS, de acordo com seus princípios e necessidades.

O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior – SESu, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/GSI/PR).

Sendo assim, não há ligação alguma com o repasse na verba da Saúde do Município de Una, pois sou graduanda do curso de Fisioterapia, pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, campus de Jequié/BA, uma universidade pública, onde tive aprovação através do vestibular no ano de 2010.1. Assim, como obtive aprovação no PET-Saúde em 1º lugar, por mérito próprio, através de análise curricular. 


Segue aqui o link do meu currículo e uma foto da classificação do programa.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432948T6

Como também é de conhecimento público – basta acessar o site de consultas do FNS – aparece o nome de todos os bolsistas do programa PET-SAÚDE, onde consta o nome da cidade referente a origem do bolsista. Vejam abaixo uma imagem printada do site onde consta o nome de uma de minhas colegas de curso – JESIELLEN DE ALMEIDA DAMACENA.

Exigo uma retratação do Blogueiro responsável pela matéria, onde esclareça esse “mau entendido”. Bem como a retirada imediata de meu nome da postagem,sob pena de um pedido de indenização por danos morais através do ministério público.

Não há motivos para tantas inquietações. O recurso é licito e transparente. 

Una Na Mídia mata a cobra e mostra o pau e a cobra. Não há motivos para tantas inquietações.
Em nenhum momento houve referência dúbia, no que tange ao nome da dita senhora incomodada (sem motivos). O blog apenas disse que a dita recebeu recurso do PET-Saúde na ordem de R$ 2.800,00, a qual a mesma já confirma.

Não iremos retirar o nome da incomodada (sem motivo) da matéria, em face de que, quem recebe recurso público, tem que admitir o princípio da transparência contido no texto constitucional. Ademais, não apenas o nome da incomodada, mas o nome de centenas de milhares de pessoas, que recebem recurso público, de forma lícita, estão a disposição público no portal da transparência do governo federal. 

No portal da transparência do Governo Federal, ainda consta o CPF do beneficiário, o qual não publicamos em consequência dos possíveis prejuízos que podem causar aos ditos.

Por fim, não conhecemos pessoalmente a dita senhora incomodada, nem fazemos ideias de quem se trata. Soubemos que recebeu recurso público através do próprio sitio do sistema datasus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.