domingo, 30 de junho de 2013

“MÃOS AO ALTO, SENÃO PASSO FOGO”, DISSE O VELHINHO DE 91 ANOS



Do: Pimenta na Muqueca
Vejam só o que aconteceu na noite deste sábado, 29, com a jornalista Karoline Vital, em pleno centro de Ilhéus. Ela e o marido, Felipe de Paula, seguiam para um aniversário, por volta das 19 horas, e estacionaram o carro na Rua do Café. Neste local, foram surpreendidos por um idoso de arma em punho, que os ameaçou. “Não pode parar aqui, não. Já passei fogo em um e vou passar em vocês também!”, foi a advertência do ancião.

Karol e Felipe, que não são bestas, pediram calma e entraram no carro. Assim que o veículo arrancou, ouviu-se o disparo do revólver, que felizmente não atingiu ninguém.

As quase vítimas procuraram a polícia e o idoso foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento, teve a arma apreendida e foi preso em flagrante, tendo sido liberado mediante fiança de R$ 680,00. Detalhe: o franco atirador comprovou ter direito a porte de arma, é oficial aposentado da Marinha, chama-se Joaquim Araújo Bacellar e contabiliza…91 anos de idade!

Na delegacia, o vovô Charles Bronson contou inúmeras versões para o ato insano, que poderia ter tirado a vida de uma pessoa inocente. E o que mais espantou a todos foi como uma pessoa de idade tão avançada, com nítida limitação de discernimento, é capaz de ter direito a porte de arma.

Realmente, uma loucura.

Nossa história em fotos: Colaboração do ex-vereador Pedro Jervan

Pedro Jervan e seu irmão Buginganga (Papai Noel)

Pedro Jervan a esposa e Frei Silvério

Inauguração da água de Arataca

Do: Políticos Sul da Bahia. UNA: EX-PREFEITO ACIONADO PELO MPF

O ex-prefeito de Una, José Bispo dos Santos(PTB), conhecido como Zé Pretinho, foi acionado pelo Ministério Publico Federal (MPF), por utilizar-se das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sem comprovar a devida destinação, além de aplicação irregular de valores do mesmo fundo.

Em 2007, de acordo com parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), 17,9 mil reais do Fundeb foram utilizados sem qualquer documentação comprovando a aplicação da verba, e a justificativa para o uso de mais 17,6 mil reais apresentada pelo ex-gestor não foi aceita pelo órgão em razão de desvio de finalidade. Por diversas vezes, abriu-se prazo para a restituição dos valores aos cofres públicos, sem qualquer resposta do ex-gestor.

Do Jornal A Região: Itacaré e Una têm número recorde de dengue

O mosquito que mata.
e superaram o total de notificações feitas durante todo o ano passado. Um dos municípios turísticos mais visitados no Brasil, Itacaré está enfrentando uma epidemia de dengue, com 411 ocorrências no primeiro semestre. 


Esta quantidade de casos é cinco vezes maior que a registrada durante o ano passado, quando a Secretaria de Saúde da Bahia foi informada pelo município que 78 pessoas adquiriram a doença. Neste ano, nem o prefeito Jarbas Barbosa (PSB) escapou da dengue. 

Ele chegou a ficar, durante uma semana em abril, internado em uma unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital da Bahia, em Salvador, com os sintomas da forma hemorrágica da doença. 

Em Una, entre 1º de janeiro e sexta-feira, 28, foram notificados 834 casos de dengue clássica. De acordo com a Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, Una integra a lista dos 20 municípios baianos com maior percentual de crescimento de casos suspeitos da doença neste ano. 

Segundo os dados oficiais, durante todo o ano passado foram notificados 82 casos de dengue em Una. Os números mostram que cerca de 50% dos municípios do sul da Bahia registram aumento de casos em relação ao primeiro semestre do ano passado. 

Em Uruçuca, as notificações passaram de 50 para 127 e em Santa Luzia de 19 para 40. 
Epidemia 

Em Coaraci, o surgimento de novos casos foi ainda maior, de 159 para 334 neste ano. Outros municípios que registraram aumento entre 100% e 200% são Dário Meira, Floresta Azul, Firmino Alves, Gandu, Ibicaraí e Ibicuí. Juntos, já notificaram 1.150 ocorrências. 

Somente em Ibicaraí foram 444 pessoas com suspeita. Em Floresta Azul, 270 casos a mais que no mesmo período do ano passado, 28. Também enfrentam epidemia de dengue os moradores de Ibicuí, com aumento de 140 casos em relação a 2012, quando foram feitas cinco notificações. 

Foi registrado crescimento na quantidade de casos da doença em Itororó, com 263 a mais; Pau Brasil, com 110 e Uruçuca, com 36. Já municípios como Itabuna, Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Camacan, Barro Preto, Buerarema registraram queda na quantidade de notificações. 

Em Itabuna, a redução foi de mais de 60%, em parte graças à retomada com combate aos focos do mosquito, abandonado nos quatro anos anteriores. De janeiro até sexta-feira foram notificadas 2.339 ocorrências. 
Na Bahia 

Em todo o estado já são 69.735 casos suspeitos, dos quais 3.499 em Feira de Santana, que lidera o ranking, seguida de Teixeira de Freitas, com 3.275. Na lista das localidades com maior quantidade de casos estão, pela ordem alfabética, ainda Barreiras (2.282), Brumado (2.197), Eunápolis (1.082). 

Guanambi (2.590), Ilhéus, (1.892), Irecê (1.168), Itabuna (2.339), Itapetinga (1.063), Jequié (2.833), Mucuri (1.668), Porto Seguro (1.189), Salvador (1.191). 

Neste ano ocorreram 36 mortes causadas pela dengue, sendo seis óbitos em Feira de Santana e cinco em Porto Seguro. No sul da Bahia há notificações de mortes em Itabuna (1) e Ilhéus (2). 

A tendência é de que a Bahia feche o ano com mais casos de dengue que em 2012, quando foram registradas 74.721 ocorrências, das quais 2.644 em Ilhéus e 6.623 em Itabuna. 
Os demais casos foram notificados em mais de 300 municípios.

sábado, 29 de junho de 2013

Do: Isto é Notícia de Canavieiras. Peto quebrando as pernas da galera.


Em mais uma ação, agora com mandado de prisão, Policiais do PETO da Polícia Militar de Canavieiras, fechou nas primeiras horas da manhã deste sábado (29), um ponto de distribuição e venda de drogas que funcionava na conhecida “Favelinha” onde foi preso o traficante Jerry Vitor Silva de Oliveira, vulgo “Gerry”.

Os policiais ao fazer o cerco na casa, encontraram Jerry, que ainda tentou escapar do local mais foi pego. Com o mesmo foi encontrado e apreendidos (84) buchas de Maconha, (08) munições .40, mais um celular.

Na casa, além do material já mencionado, foram encontrados vários objetos e eletrodomésticos que podem ser produtos de furtos, como televisão, ventiladores, entre outros objetos.

Gerry, após ter recebido voz de prisão em flagrante foi conduzido juntamente com as drogas e objetos, para a Delegacia de Polícia, encontrando-se recolhido ficando à disposição da Justiça Criminal.

Canavieiras: Policiais do PETO prendem mais um traficante

Por volta das 22:00 horas de ontem (28), a Equipe de Policiais do PETO de Canavieiras, ao receber informações que o Suspeito denunciado, identificado por Elilson Nascimento Guimarães, 23 anos, vulgo “Cara Seca”, o mesmo estava nas imediações do poste 19 do bairro Sócrates Resende, quando ao avistar a Policia, saiu em fuga dispensando um objeto tipo tubo plástico onde continha 54 papelotes de cocaína. Mesmo depois de dispensar as drogas o indivíduo continuou correndo para o fundo de uma das residências próximo ao local onde foi pego pelos policiais.
Elilson Nascimento Guimarães, após ter recebido voz de prisão em flagrante foi conduzido juntamente com as drogas para a Delegacia de Polícia, encontrando-se recolhido à Cadeia Pública á disposição da Justiça Criminal.

Nossa história em fotos: Colaboração do ex-vereador Pedro Jervan

Fachada do Banco do Brasil

Comandatuba quando pertencia ao povo de Una.

Distribuição de presente de fim de ano. Governo de Luiz Elias.

Dr. Valter Amorim, Cap PM Raimundo Nonato (Chefe do Detran) e Pedro Jervan

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nossa história em fotos: Colaboração do ex-vereador Pedro Jervan

Promulgação da Lei Orgânica de Una - 1989. Davi Cerqueira, Val Dentine,
Fernando de Ariano, Getúlia Lavigne, Duda Costa, Orlando Rocha,
Pedro Jervan, Tadeu Versulotti, Nilton Nogueira, Ana Babu e Dr. Quinto
Funcionário: Célia, Natan e Nildo


Antonio Andrade entregando o prêmio da corrida rústica a Jorge de D. Zélia.
As crianças assistindo: Vilma Assis, Isa Conceição e Marivan Lima

Vereadores: Antonio Do Carmo, Pedro Jervan, Marcio Cardoso, S. Nailton, D. Núbia,
Marionilton, Chiquino da Goiaba e Antonio Andrade

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lentes mágicas de Alvinho Moraes. Beleza da nossa terra!

Itapororoca

Comandatuba
Comandatuba


Itapororoca


Barra de Itapororoca

Saúde promove mamografia para mulheres.

 ASCOM PMU. ERLON SANTOS. SEM ÔNUS PARA O ANUNCIANTE
Secretária ministrando orientações
Uma parceria do Governo do Estado da Bahia com a Prefeitura Municipal de Una, através da Secretaria de Saúde do município, realizará exames de mamografia gratuitamente em mulheres de 50 a 69 anos de idade, para rastreamento do câncer de mama. 

A representante da SESAB Srª Vejane, esteve hoje 26/06/2013 em Una juntamente com os agentes comunitários, equipe da Saúde da Família que já possuem um contato mais próximo de mulheres, comunidade e a Secretária de Saúde Marucia Bahia para firmar o compromisso. 


Servidores recebendo instruções.
A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores, onde houve diversos esclarecimentos acerca da campanha. Os exames acontecerão a partir do dia 01 ao dia 17 de Julho (salvo os domingos) para tratar das ações referentes ao rastreamento, detecção ou não, tratamento e combate ao câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Serão disponibilizados dois pontos móveis de atendimento no Centro de Saúde de Una, com dois mamógrafos e profissionais da área. O atendimento do público da zona urbana será por ordem de chegada e da zona rural por ser mais distante, já está sendo desenvolvida uma logística de transporte para acolher este público através de agendamento em loco que serão realizados pelas equipes envolvidas. 

A secretária de Saúde Marucia Bahia, enfatizou o empenho da Prefeita e sua preocupação em cada vez mais melhorar e trazer mais saúde para a nossa cidade. Já Diane Rusciolelli ressaltou a importância das equipes de saúde no processo de busca ativa desses pacientes para a realização dos exames. 

O Programa do Governo do Estado da Bahia juntamente com a Secretaria de Saúde de Una, pretende atingir um público feminino de 2.718 mulheres, meta esta que será atingida com a parceria de todos os agentes de saúde.

Tiraram os veículos da porta da Prefeitura.


Paço municipal. O centro do Poder unense.

Quem esteve na praça Dr. Manoel Pereira de Almeida teve a grata surpresa de ver a praça voltar o brilho de antes. Uma equipe da Secretária de Viação, Obras e Transportes retirou os veículos inservíveis à administração, que estavam no pátio do paço municipal.

Por falta de pneus e uma turbina, dois micro-ônibus e um ônibus da Educação estavam parados na praça desde 1.º de janeiro deste ano. Ao lado dos veículos estavam uma par carregadeira e uma patrol. 

Vereadores protestaram por diversas oportunidades na Casa do Povo e este blog reportou o problema também, mas após seis meses, o chefe da pasta resolveu tomar providências. Esperamos que os equipamentos não sejam despojados no lixo, como fizeram em março de 2008.
   

Nem droga, nem passional, nem nada. Latrocínio (matar para roubar).

O menor que atirou sem dó no fotógrafo.
Menor infrator que assassinou Moacyr Fotógrafo conta detalhes do assassinato ao Juiz.

O menor, C.S., 17 anos, acusado do homicídio do fotografo Moacyr Vieira Souza, 59 anos, ocorrido em 24 de junho do ano passado, foi interrogado ontem pelo Juiz Substituto da Vara Crime da Comarca de Una. O magistrado aplicou uma medida de internação preventiva por 45 dias, numa casa de albergado em Salvador. Dia 10 de julho o juiz deve anunciar a sentença do menor. O menor envolvido em crime não pode ultrapassar mais de 03 anos em regime de internação e não pode ficar até mais de 21 anos de idade recolhido. Ele deve ser avaliado a cada 06 meses. 

A vítima sem defesa.
O menor contou que esteve no bairro da Usina, nesta cidade, em companhia do indivíduo de alcunha Tatai, onde fizeram uso de vários entorpecentes, maconha, crack e cocaína. No retorno ao distrito de Colônia eles viram a vitimas catando umas folhas para fazer chá, quando desceram da moto, uma POP 100, e anunciaram o roubo.

A vítima relutou em entregar a chave da moto, quando foi determinado por Tatai que o menor atirasse na vítima que disparou duas vezes. Eles esconderam a moto numa fazenda e depois a pegaram, pintaram e passaram a utilizá-la. Tatai é de Ibirapitanga e estava na casa de Márcio, acusado de trafico e roubo, na Rua da Jaqueira, em Colônia de Una.

O menor C.S. foi apreendido por policiais militares de Canavieiras; Interrogado pela Delegada de Polícia de Una e encaminhado ao MP, que representou contra o dito. Já Tatai encontra-se foragido.

Acaso você tenha sido vítima deste menor infrator, favor procurar a Polícia Civil.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Após nove mortes, moradores da Maré tentam ocupar a Avenida Brasil.

Do: Jornal O Globo
RIO — Depois da morte de pelo menos nove pessoas, sendo dois moradores, um policial militar e seis suspeitos por envolvimento com o tráfico, um grupo de moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte da cidade, protestou e tentou ocupar a pista lateral da Avenida Brasil, sentido Zona Oeste, na altura da Favela Nova Holanda. Os manifestantes chegaram a deitar no chão da via expressa, mas foram dispersados com bombas de efeito moral lançadas por policiais. A comunidade é alvo de uma operação desde a noite de segunda-feira.

Com cartazes pedindo justiça, os manifestantes atiraram pedras contra os policiais, que se defenderam com escudos. Cerca de 85 policiais militares fizeram um cordão de isolamento em todas as entradas das favelas Nova Holanda e Parque União para evitar que os manifestantes tomassem a via expressa. Segundo Rodrigo Sanglard, comandante do 22° BPM (Maré), os moradores ficaram reunidos em frente a uma ONG dentro da comunidade. O diretor do Observatório de Favelas, o geógrafo Jaílson de Souza e Silva, disse que as equipes da PM agiram com excessos de força e violência durante a operação.

O comércio e as escolas ficaram fechados. Na operação, outras nove pessoas ficaram feridas. Todas foram atendidas no Hospital Federal de Bonsucesso. Nove suspeitos foram presos e um menor foi apreendido.

Além do sargento do Bope Ednelson Jeronimo dos Santos Silva, de 42 anos, e do morador Eraldo Santos da Silva, de 35 anos, outro morto foi identificado: José Everton Silva de Oliveira, de 21 anos. Entre os detidos, está o homem acusado de ter matado o policial militar e o morador. O titular da Divisão de Homicídios (DH), Rivaldo Barbosa, afirmou que ainda fará novas perícias na comunidade para averiguar o número exato de mortos. As armas apreendidas, de acordo com Barbosa, serão periciadas.

Moradores que não quiseram se identificar relatam que o cenário na comunidade é de guerra. Pelas redes sociais, contam ainda que estão sem luz e telefone. De acordo com a PM, durante o dia ainda houve registro de confrontos no interior da favela.

Cerca de 7,4 mil alunos ficam sem aulas na Maré

Nove escolas, sendo oito municipais e uma estadual, suspenderam as atividades nesta terça-feira, assim como projetos sociais que atuam na região. De acordo com a Secretaria municipal de Educação, 6.422 alunos ficaram sem aulas na rede da prefeitura. Outras mil foram prejudicadas na escola do estado, segundo a Secretaria estadual de Educação. Além das escolas, três centros municipais de saúde não abriram as portas na região.

Cerca de 400 policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do 22º BPM (Maré), além de equipes da Divisão de Homicídios (DH) e da Força Nacional, estão na Favela Nova Holanda nesta terça-feira. O Bope montou uma base na Avenida Brasil, próximo à Passarela 9, de onde as equipes partem para operações na comunidade. Já os policiais da Força Nacional de Segurança atuam nos acessos ao complexo, mas esta não é a primeira vez que tropa atua em favela.

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, antes da atuação no Complexo da Maré, os policiais da Força Nacional já haviam sido convocados para o policiamento da Favela Santo Amaro, no Catete, que está ocupada pelo efetivo desde o ano passado. Os policiais também foram acionados para atuar nos grandes eventos que o Rio recebe este ano, como a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude. A pedido da Polícia Militar, eles estão reforçando o policiamento da Linha Vermelha e Avenida Brasil, além de estarem de prontidão para atuarem no Maracanãzinho, desde o último dia 14.

Um dos suspeitos de matar policial do Bope é preso

Encontrado durante a manhã, um dos suspeitos de matar o sargento do Bope e o morador é Edvan Ezequiel Bezerri, conhecido como Ninho, de 29 anos. Ele foi preso com o comparsa em uma casa na favela. Outros três suspeitos de envolvimento no crime são procurados. A polícia conseguiu identificá-los por meio do Serviço de Inteligência, que detectou que estes bandidos se vangloriavam em uma rede social de terem matado o policial.

Ednelson era casado, tinha dois filhos e estava há 17 anos na Polícia Militar, sendo 13 no Bope. O corpo dele será enterrado nesta terça-feira às 16h no Cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, na Zona Norte. O relações-públicas do Bope, major Ivan Blaz, afirmou que conta com informações de moradores, seja por meio do Disque-Denúncia (2253-1177) ou pelo perfil do Bope no Twitter (@Real_Bope_RJ) para encontrar os outros suspeitos de envolvimento na morte do sargento Ednelson.

Com os suspeitos mortos, a polícia encontrou um fuzil e duas pistolas. Outro fuzil, calibre 5.56, de fabricação americana, e uma submetralhadora calibre 40 AK, de origem africana, mais quatro pistolas, uma granada e 2.327 trouxinhas de maconha também foram apreendidas. Segundo a PM, o menor levava drogas e uma pistola 380, além de um caderno de anotações do tráfico e um radiotransmissor. Segundo policiais do Bope, um dos presos tentou fugir, invadindo a casa de um morador, mas acabou capturado, com um ferimento no braço. Paramédicos do Bope fizeram o primeiro atendimento ao ferido ainda no interior da comunidade. Em seguida, o suspeito foi levado para o Hospital Federal de Bonsucesso. As ocorrências estão na 21ª DP (Bonsucesso) e 37ª DP (Ilha do Governador).

Tiroteio logo após arrastão deixa PM e morador mortos

A operação começou na noite desta segunda com o objetivo de buscar criminosos que fizeram um arrastão na Avenida Brasil após o fim de uma manifestação pacífica em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Durante um confronto, o sargento do Bope Ednelson Jeronimo dos Santos Silva, de 42 anos, e Eraldo Santos da Silva, de 35 anos, que seria um morador e não teria envolvimento com o tráfico de drogas do local, morreram.

Outras seis pessoas ficaram feridas na troca de tiros. Uma delas é um PM do 22ª BPM (Maré) e as outras cinco seriam moradores da comunidade. O confronto começou depois da perseguição policial a um grupo de bandidos que tentava praticar assaltos em série numa das pistas sentido Zona Oeste da Avenida Brasil, na altura de Bonsucesso, após a manifestação que saiu da Praça das Nações e chegou a fechar uma faixa da Avenida Brasil. Na confusão, 16 pessoas foram detidas e levadas para a 21ª DP (Bonsucesso).

O protesto foi convocado pelo Facebook, que chegou a divulgar uma mensagem de cancelamento do ato. Com informações desencontradas, a Polícia Militar enviou 250 homens e até um blindado para garantir a segurança e coibir saques e atos de vandalismo. As lojas da região fecharam as portas por volta das 14h. Já o centro universitário Unisuam encerrou as atividades acadêmicas e administrativas perto das 15h.

Rota de aeroporto, região é dominada pelo tráfico de drogas

Cortada por duas das principais vias expressas da cidade — a Avenida Brasil e a Linha Vermelha —, a região é passagem obrigatória do turista que deixa o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) rumo ao Centro e à Zona Sul. Dominada pelo tráfico de drogas, o Complexo da Maré é conhecido também por reunir usuários de crack. Agentes da Secretaria municipal de Assistência Social vêm realizando operações sucessivas para acolher dependentes. No dia 19 de fevereiro deste ano, a prefeitura fez, pela primeira vez, internações involuntárias de adultos dependentes de crack.

No entanto, a prefeitura não tem obtido muito sucesso, porque os usuários de crack permanecem circulando na região do Parque União. É comum flagrá-los se arriscando na travessia da Avenida Brasil, que é de alta velocidade, para fugir dos agentes. Em janeiro, uma criança de 10 anos morreu atropelada próximo à favela Nova Holanda ao fugir de equipes da prefeitura que realizavam uma operação para reprimir uma cracolândia.

No início de março, a PM iniciou o processo de pacificação de favelas da região. A ocupação começou com as favelas do Complexo de Caju e Barreira do Vasco. A ocupação foi rápida e sem resistência de traficantes. Vinte e cinco minutos depois da entrada das forças de segurança, os policiais já estavam no interior das favelas. Segundo a Secretaria de Segurança, os policiais conseguiram realizar a ação sem um disparo.

Regime proprio da previdência na visão de um servidor público

Ex-secretário de Adm  municipal
Instituir o RPPS imaginando fugir de uma alíquota patronal de 22% para 11% é uma situação enganosa.

Como não tenho como prever se é esta a intenção da prefeita por não saber quais estão sendo os critérios dela para a alteração do regime geral para o próprio, vou tentar reforçar a sua informação no blog.

Após a idéia de instituir o RPPS, o município deverá realizar estudos com a contratação de um profissional conhecido como “calculista atuarial” com a finalidade de adequar os índices de contribuição para o custeio (sustentabilidade) dos benefícios previdenciários futuros.

O cálculo atuarial leva em consideração o valor que deveria ser despendido, caso todos os servidores tivessem que se aposentar simultaneamente, além da ponderação da expectativa de vida dos futuros beneficiários municipal. Sabemos muito bem que diversos servidores já estão em idade de se aposentarem além de vários outros que a curto e médio prazo também entrarão neste benefício.

Estudo realizado pelo IPAM – Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul (RS) que publicou em sua Cartilha do FAPS, a análise de custeio para o exercício representou uma contribuição ao Fundo Previdenciário na ordem de 36,01% representado pelos seguintes índices:

Servidor - 11,00% (todos os servidores contribuem com 11%) 
Município (patronal) - 11,73%
Passivo Atuarial* Município (patronal) - 13,28%
Total 36,01%
*Passivo atuarial é a contribuição financeira mensal do ente empregador referente ao percentual estipulado atuarialmente para financiamento das aposentadorias e pensões concedidas antes da criação do FAPS, bem como para complementação de alíquota dos servidores ativos.

Sendo assim, a idéia inicial de que passaria dos 22% para 11% na parte patronal não condiz com a realidade após a emissão de laudo do calculista atuarial pelos diversos fatores de sexo, idade, salário, tempo para aposentadoria e expectativa de vida do servidor.

No ano de 2009 eu estive juntamente com Ziuender, Ciele e Oberval no município de Itabela que tem em execução o RPPS e após uma verdadeira “AULA DE RPPS” da presidente do CaixaPrev daquela cidade, voltamos convencidos de que não valeria a pena instituir tal regime próprio tamanha a falta de benefícios (ou insignificância) com a mudança, sem falar no risco de que, como bem citado em sua postagem, a previdência poderia cair em mãos erradas e falir o Instituto Previdenciário do Município e consequentemente prejudicar o servidor.

A cada final de bimestre, o município prestará contas à Receita Previdenciária em Itabuna dos recursos aplicados ao Fundo, tendo o seu gestor (indicado pelo prefeito e aprovado pela câmara segundo uma série de critérios) responsabilidades civil e criminal e de prestação de contas perante os órgãos superiores.

Aliado a tudo isso, o Município não conseguirá fugir do regime geral tendo em vista que os comissionados, agentes políticos e contratados não poderão participar do regime próprio e sim obrigatoriamente do regime geral, ou seja, o município teria os dois regimes instituídos.

Se necessário estarei agendando com os vereadores (se estes acharem conveniente) uma visita ao Município de Itabela ou outro em nosso Estado para que possam conhecer melhor esta BOMBA.

Quem se interessar em maiores detalhes poderá acessar a cartilha do FPAS de Caxias do Sul através do site http://www.ipamcaxias.com.br/faps/CARTILHA%20DO%20FAPS.pdf.

Rony Cláudio Sertório – Servidor Municipal

Festança da Colônia terminou em paz

Claubert e Raí. Presos pela CIPE-Cacaueira. 
Às 02h desta madrugada encerrou o primeiro evento festivo promovido pela atual administração. Apesar da falta de atração regional, os músicos locais não decepcionaram o público com o repertório genuinamente junino. Parabéns a todos os músicos que se apresentaram.

A equipe organizadora esteve presente no evento e fez com que tudo ocorresse dentro das normalidades. O único contratempo da sexta-feira, que foi a sonorização, foi ligeiramente corrigido. No domingo e nesta segunda não houveram mais criticas.
Armas e drogas apreendidas.
O Una Na Mídia se rende ao sucesso do evento, que teve índice de violência 0, graças ao empenho da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A CIPE-Cacaueira fez o serviço de preventivo e tirou cinco elementos que portavam duas armas e boa quantidade de drogas, na sexta-feira. 
Traficantes do Marcel Ganem. Se ferraram com a CIPE

Os elementos presos pela CIPE-Cacaueira foram João Carlos Soares Aguiar, José Ricardo de Souza  Cardoso, Diego Maradona dos Santos Figueiredo, Claubert Guimarães dos Santos e Raí dos Santos Gusmão. Foi apreendido um revolver 38 e outro 32, além de 26 pedras de crack.

A grande expectativa é para a micareta em 02 de agosto, onde o público festeiro aguarda a data com bastante entusiasmo. 


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Temos que admitir que a nossa prefeita é mão de ferro. Quando quer resolver, resolve.

Prefeita mão de ferro.
Após a prefeita dar uns esbregues nos organizadores do São João da Colônia, quem teve o privilégio de ir ao distrito ontem, notou o ajuste considerável na sonorização do evento. Não teve microfonia nem os graves embolaram.

Os Guardas municipais também disseram que o lanche oferecido à quem estava de serviço melhorou consideravelmente. Na noite anterior ofereceram pão dormido e frio, ao pessoal da segurança. Sábado cachorro não comia o lanche por que estava ruim. Ontem, também não comia, por que não sobrou nem um fanisquinho para o gato.

É preciso a prefeita chamar o povo na “chincha” para acertarem o passo?

Prefeita pode cair no conto do vigário e servidor ficar chupando dedo.

Caminha pelo gabinete a maquete de um projeto de lei que cria o regime próprio de previdência social. A prefeita está sendo induzida a acreditar que o município vai deixar de contribuir com 22% para 11%, mas a contrapartida da prefeitura faz com que a contribuição retorne aos mesmos 22%.

Por outra forma, os nomeados e os contratados não podem participar do regime próprio e tem que contribuir através do regime geral, ou seja, o município vai ter que arcar com os dois regimes. Ademais, os servidores correm o risco da prefeitura cair em mãos erradas, como já aconteceu, e surrupiarem o fundo prejudicando a aposentadoria do empregados.

Acaso o gabinete encaminhe o dito projeto de lei à Casa do Povo, os vereadores têm que se manifestar contra a aprovação do “projeto suicida”, pois o dito é viciado e vai prejudicar o servidor. O mais sensato seria que Gabinete consultasse os servidores para ver se encaminha o dito projeto.

Há liminares que suspendem o pagamento do INSS em alguns municípios, todavia o recurso é para ser depositado em uma conta poupança, mas os prefeitos não cumprem a sentença judicial e gastam o dinheiro. Fato que pode se repetir com o regime próprio da previdência.

Esta praxe que estão querendo implantar no município de Una vem sendo incutida na cabeça de outros prefeitos da região, visto que há um político influente da região que está uma empresa montada para fazer as transferências dos regimes. Interesse econômico na jogada.

Verdade começa a aparecer. Povo denuncia grupo que se vendeu para vaiar.

ESCLARECIMENTO A SENHORA PREFEITA DIANE
Prefeita,
Tenho parente que mora em Colônia e estou aqui com eles. Mas eu moro em Una. Estava na festa ontem, sábado, quando a senhora fez o seu discurso e algumas pessoas vaiaram. 

MEU ESCLARECIMENTO É QUE AS PESSOAS QUE VAIARAM NÃO SÃO MORADORES DE COLÔNIA, MAS SIM DE UNA. Eles estiveram aqui na sexta e na tarde de sábado para formar um grupo para vaiarem a senhora a noite e estavam pagando 30 reais por pessoa. Muita gente recebeu o dinheiro e só apareceu na festa depois que a senhora falou no palanque. Por isso que na hora que era para vaiar só eles fizeram (umas 10 pessoas que estavam juntas perto do galpão).

Colônia é um lugar onde as pessoas se respeitam e respeita também quem chega para visitar. Temos nossas reclamações assim como muitos moradores de Una que querem o melhor para sua cidade, mas nunca fariam papel de moleques, faltando com respeito a ninguém.

Agente quando quer falar, fala na cara, olhando no olho. Todo mundo sabe a fama do povo de Colônia que não leva desaforo para casa. Por exemplo, mesmo valorizando as Bandas locais e regionais como a senhora falou e que são boas, poderia ter trazido outras bandas mais famosas, nós gostamos e merecemos!

E DEPOIS  “O GRUPINHO” CONTINUOU LÁ  FALANDO MAU DA SENHORA JUNTO COM 02 VEREADORES...muita gente viu e hoje é o comentário.
MAIS UMA VEZ ESCLAREÇO QUE AQUELE GRUPINHO NÃO SÃO PESSOAS DE COLÔNIA.

E depois tinha gente se encarregando de espalhar que foi todo mundo. Bando de gente sem o que fazer e que se diverte em bagunçar a diversão do outro. Agora uma coisa é certa: TODOS ELES GOSTARIAM DE ESTAR NO SEU LUGAR OU NO PODER JUNTO COM OS PARCEIROS.

domingo, 23 de junho de 2013

Democracia brasileira. Isto é ditadura pura.

Rad. Renê Sampaio
DRT 6.319
Vivemos numa democracia. Jornalistas suspensos de redes de televisão, a pedido do governo. Corrupção eleitoral, através de geladeira nova, bolsa família e cestas básicas. Estado tolerando direitos de liberdade, sem sanção aos excessos. Cidadão preso em suas próprias casas, por causa da bandidagem. Direito de propriedade invadido pelos índios e sem terras. Condenados legislando contra os condenadores. Poder Executivo legislando através das Medidas Provisorias. Poder Legislativo cumprindo ordens do Executivo. Legislativo limitando o poder do Judiciário, a pedido do Executivo. É melhor fechar o Congresso Nacional, mandar o Judiciário condenar, apenas, policiais e tornar a imprensa estatal. Isto é democracia? 

Nada diferente do 1964 a 1985, pelo menos neste período, alguns dos corruptos eram presos ou expulsos do país, mas hoje possuem cargo no governo. Quero direito de liberdade de expressão, prisão aos corruptos e liberdade dos poderes (check balance)!!!!

Osteval disse que as vaias contra a prefeita é dor de cotovelo de quem perdeu a mamata.

Jhow sem papas na língua.
Defende o Diane de unhas e dentes.
Jhow disse que os políticos que perderam a mamadeira promoveram as vaias contra a prefeita, e que Diane está no caminho certo. Ele alerta que o município não vive um de seus melhores momentos e sem está em dia com as contas não tem ajuda do governo federal nem do governo estadual. Os mesmos que arregimentaram as vaias são os responsáveis pelo endividamento do município.

Osteval, bastante indignado, disse que o povo tem a mente curta e esquece que as festas de arromba de outrora promovidas por administradores irresponsáveis, custava caro aos munícipes, em especial aos servidores que passavam até três meses sem receber o pagamento, e ainda era dividido em 10 parcelas sem juros. Choro de crocodilo.

Ele lamenta o fato da prefeita não contar com uma equipe experiente, a fim de promover os atos positivos da administração em fatores políticos a favor da sua imagem, mas que a prefeita precisa se livrar de alguns malfeitores que rodeiam o seu governo, pois, jamais na história do município, Una teve uma pessoa mais comprometida com o bem estar da sociedade do que Diane.

Raí volta à casa de origem.

Bons filhos à casa retornam.
Um trabalho preventivo da CIPE-Cacaueira, na noite de ontem, retirou de circulação cinco elementos do bairro Marcel Ganem. Os ditos estavam em um veículo se deslocando para o distrito de Colônia de posse de dois revolveres e uma boa quantidade de droga.


Os indivíduos Raí dos Santos Gusmão, José Ricardo Souza Cardoso, Claubert de tal e João Carlos Santos e um outro foram encaminhados ao plantão da 7ª COORPIN em Ilhéus onde foi flagranteado pela Autoridade Policial. Raí já foi preso por porte ilegal de arma e recentemente teve o benefício da suspensão condicional do processo.

Este rádio tem o som mais nítido da região. Anos 60. Da Inglaterra para o Brasil.

Se os organizadores do Arraiá da Colônia soubessem,
certamente o teria contrato para a sonorização do evento.

Ninguém entende o povo. Vaia em quem não merece e aplauso para quem merece vaia.

Pelo radialista: Renê Sampaio – DRT 6.319
Meia dúzia de desavisados vaiaram a prefeita na abertura oficial da festa de São João da Colônia, e em dose dupla. Para o bem da verdade, parece que foi uma cena arregimentada por políticos de oposição ou da situação, haja vista que o presidente da Câmara, quem também anda desgastado, devido as suas praxes na Casa do Povo, falou e nada aconteceu. Com respeito aos que pensam ao contrário, a medíocre festa, sim, é quem merecia uma boa vaia, e não a prefeita. Meu rádio de pilha dos anos 60 tem uma qualidade de som muito superior a sonorização do evento.

Parece que o povo gosta é de gente que rouba o erário público, pois o governo de Diane, ainda não se viu falar em desvio de recurso. Ouve-se dizer de gente incompetente na equipe, e não é pouco, a própria festa demonstra isso; Gente que usa sua própria casa para marcar exames e a faz também de farmácia popular; Gente que usa o consultório público para cobrar consultas; Gente que mantém o maquinário público a serviços de fazendeiros ricos; Prejuízo ao erário, através de erros grosseiros em documentação de certame licitatórios. Estes fatos existem sim, mas desvio, como acontecia em outros governos, não se ouve dizer, ainda.

A prefeita de fato tem confundido o público com o privado. A iniciativa privada visa o lucro, enquanto os recursos da entidade pública é para ser gasto no bem estar da sociedade e promover o benefício popular, mas aos poucos as coisas vão se ajustando. Que a medíocre festa merece repúdio da população, disto não tenha dúvidas, que sim, mas a prefeita, com respeito aos que pensam ao contrário, não.

As pessoas esqueceram dos seis anos passados, onde o servidor comia no litro preto para não ver o tanto, onde a arquibancada do estádio custou o triplo do valor real, o dinheiro do leite das crianças e das casas populares sumiu dos cofres públicos, as estradas estavam acabadas, o empréstimo do Matone que o povo de Una arcou com os danos. Os 3.300 eleitores esqueceram que ainda ontem foram mais uma vez enganados, por terem sido induzidos a anularem os seus votos. Gente deste quilate anda de dente aberto no meio do povo, roubando a mente da população através de uma dose de cachaça. Tem gente que depois que deixou o poder, jamais deu um dia de serviço para alguém.

Entendemos perfeitamente o repúdio de alguns, porém a nosso entender, a melhor forma de protestar pelo maldito evento, seria não ter ido prestigiar, eu garanto que a ação sensibilizaria mais os organizadores, para procurar a melhorar a qualidade dos futuros. As pessoas parecem não compreender que os municípios brasileiros estão em crise, com a queda do FPM e o aumento de suas responsabilidades promovidas pelas políticas administrativas do governo do PT que está instalado no país. O PSF é bom sim, mas onera a municipalidade, o governo federal manda R$ 8 mil e o município investe mais de R$ 36 mil; Redução do IPI aquece a economia, mas derruba o repasse do FPM. Ademais, a maioria dos municípios estão endividados junto ao INSS, que os irresponsáveis que andam cantando de galo, deixaram de pagar.

Acreditamos fielmente no Governo da prefeita Diane, por entender que onde há honestidade, a mão de Deus opera com fervor. Com certeza alguns malfeitores que rodeiam a administração de Diane vão sofrer as drásticas conseqüências pela própria natureza; Que os incompetentes irão se acertar ou vão pedir para sair. Teremos um futuro promissor em nossa comunidade. Baixe a cabeça não prefeita, Deus está no comando. 

sábado, 22 de junho de 2013

Quadrilha fora de circulação. São João em cana.

O futuro à Deus pertence. 
Juventude a serviço do crime
Jirlan - O boca quente do Sucupira
Joabson - O fera 













Policiais militares desta cidade e da cidade de Canavieiras apreenderam aproximadamente 0,300 kgs de crack e de cocaína. A diligência ocorreu na Favelinha na cidade de Canavieiras quando dois integrantes do bando se deslocaram àquela cidade a fim de apanhar a droga. Segundo os ditos, a droga era para um indivíduo de nome de vulgo Márcio, residente no distrito de Colônia.


Na cidade de Canavieiras foram presos os indivíduos Jirlan dos Santos Lopes e Joabson Nascimento Lima, vulgo Tchê. Já em Una os policiais apreenderam os menores J.S.R., 17 anos e o menor L.C.S., 16 anos. Três dos integrantes do bando foram encaminhados a DP de Canavieiras, onde estão sendo flagranteados, um outro menor foi entregue ao Conselho Tutelar. A diligência aconteceu durante esta tarde.