segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Una em novos rumos e novos horizontes.

Pelo Radialista: Renê Sampaio – DRT 6.319


Davi Cerqueira dos Santos (PSB) abdicou os bons dotes da política para se dedicar ao egoísmo de meia dúzia de pessoas que diziam serem seus amigos e com isso conseguiu resgatar o grupo do prefeito afastado Jose Bispo Santos (PTB) que já estava adormecido.


Cerqueira teve diversas propostas para compor a chapa do prefeito eleito Dejair Birschner (PP), porém preferiu caminhar sozinho numa campanha que praticamente que lhes renderia nada, ainda corroborado pela incompetência de seus assessores, que preferiram evidenciar o nome de Birschner a divulgar o nome de Davi. A esposa de Davi, Srª Luciene Cerqueira, mesmo impugnada no TSE conseguiu apenas 147 votos validos para vereador.


Ainda com a derrota Cerqueira demonstrou força nas urnas, principalmente em seu reduto no distrito da Colônia, onde sobressaiu à frente de Birschner com pouco mais de 100 votos, e alcançou 4.325, evidentemente que a garra da sua vice Profª Maria Jane Ferraz da Silva (PDT) contribuiu o bastante para a diferença dos 7.871 de Birschner não ser ampliada.


A verdade é que o prefeito afastado Zé Pretinho ainda demonstrou força política e conseguiu eleger 05 vereadores cujos partidos estão em seu controle, portanto a maioria que possivelmente deva aprovar as suas contas de 2006 rejeitada pelo TCM, e desses eleitos pelos menos a Tia Nara (PHS) e Romualdo (PTdoB) são amigos íntimos do prefeito afastado.


Birschner por sua vez está com três nomes eleitos sobre o controle de seus partidos, DEM e PP, que são Nogueira (DEM), Maria (PP) e Bico Fino (PP), já a enfermeira Vânia (PMN) está sob o controle partidário do vereador Nogueira, cujo filho é presidente da sigla da vereadora.


Dejair deve retornar ao comando com uma nova filosofia de governo, vez que existe novos pensadores a seu redor, seu filho Tiago que surge como um exímio controlador, carismático e esta preste a se formar em Administração de Empresas e a sua filha Gleciane que foi secretaria da saúde estando hoje formada em Enfermagem e se pós-graduando em Gerenciamento de Saúde Pública, sem esquecer, contudo a fiscalização por parte do Ministério Público em relação ao nepotismo.


Uma lição tirada nessas eleições foram a quantidade de votos nulos que chegou ao percentual de 10,04%, enquanto os brancos 2,63%, uma prova de que o povo esperava uma segunda opção na briga pelo Executivo, portando se existisse essa terceira via, possivelmente o quadro seria bem diferente, cuja tese posse ser confrontada com os números de vereadores em branco 1,5% e nulos 3,72%, considerando a maior dificuldade para os que não sabem votar.


Venceu a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.