segunda-feira, 20 de julho de 2015

Guarani faz justa homenagem ao craque Otto Calazans.

Otto foi campeão ibicaraiense de futebol no ano de 1973
A Diretoria do Guarani Esporte Clube, da cidade de Ibicaraí, resolveu reconhecer o título de cidadão honorifico ao ex-atleta do clube Otto Calazans dos Santos. Ao lado dos irmãos Zeca, Dade e João, Calazans fez história no clube e tornou-se um dos mais respeitados jogador de futebol daquela cidade. 

O time era dirigido pelo patriarca da família, O Velho Satu, e com apoio da matriarca, Dona Heremita. Raízes se criaram e os sobrinhos de Otto Calazans, Madalena e Aldilei, ainda permanecem na direção do clube. Clique aqui e vejam  as formações do Guarani em diferentes épocas.

A saga dos Calazans
Funcionário da CEPLAC, Otto Calazans mudou-se para Una, na década de 80, e aqui tentou formar o Guarani, mas encontrou o clube de mesmo nome dirigido pelo saudoso Rozalino. Amante das cores verde de branco, Calazans ajudou na formação do Cosmos, com a participação de todos os filhos, Oberval, Man, Quinho, Marcelo Pangaré, Márcio Labamba e Kauê.

Atualmente o Cosmos está desativado, mas Quinho toca a Escolinha de Futebol Bola Cheia, de cores idênticas, promovendo a integração sócio-esportiva dentre as crianças da comunidade de Una, principalmente a menos favorecidas economicamente.

Nossa história em fotos: Colaboração de Dona Ruth Smilda.

Almir Look, Emilinha Borba, Professora Conça e Doutor Valter. Todos in memorian. Micareta de Una do ano de 1982.

JEC tem oito títulos de campeão.



Repetindo a final de (08) oito dos 10 (dez) títulos disputados, o time de Colônia sagrou-se campeão mais uma vez do Campeonato Municipal de Futebol Amador, desta feita nas disputas de pênaltis. O JEC só perdeu duas finais a que disputou. Uma para antigo Joinvile e outra para o próprio Guarani, no final da década dos anos 80.

O Azulino de Colônia comandou o primeiro tempo, abriu e ampliou o placar ainda na primeira etapa de jogo. Mas, o segundo tempo, o jogo foi do Guarani que empatou e não conseguiu o êxito da vitoria, em face da incompetência de seu ataque que perdeu vários gols. Na disputa de pênaltis, dois jogadores do Guarani não convalidaram e perderam pelo placar de 4 a 3.

Quem visitou o estádio municipal pela primeira vez foi o ex-craque Antonio Sergio Aguiar, o Sergio Cagaraiva. Sergio teve o privilegio de, ao lado do ex-zagueiro Gabi e do meio campo da cidade de Ibicaraí, o craque Aldilei, presenciar uma excelente partida junto a quase 2000 pessoas presente no estádio. A liga informou um público presente de apenas 1200 pagantes. 

Aldilei tem raízes na cidade de Una é sobrinho de Carlito da Padaria e de Otto Contador. Primo de Oberval, atualmente é dirigente do clube do Guarani, na cidade de Ibicarai e faz parte da comissão técnica Seleção Ibicaraiense de Futebol. O Guarani foi fundado pelo patriarca dos Calazans e velho Satu e tinha como principais jogadores os filhos, Otto, Dade, João e Zeca, fato que se repetiu em relação ao Cosmos, em nossa cidade.