quinta-feira, 30 de julho de 2015

PM de Una joga bando de Canavieiras na jaula.


Quatro indivíduos foram conduzidos ao plantão da DP local no final da noite de ontem (29). Com o bando a PM encontrou 02 (dois) revolveres, 01 (um) calibre 38 e outro calibre 32, municiados; 103 (cento e três) buchas de maconha; 35 (trinta e cinco) pedras de crack; 13 (treze) papelotes de cocaína; 06 (seis) aparelhos celulares e R$ 207, 00 (duzentos e sete reais).

A operação aconteceu num prédio na Rua Presidente Kennedy, bairro da Usina, onde os indivíduos estavam homiziados. Os conduzidos foram: Juciara de Jesus, 20 anos; Leísa Conceição dos Santos, 24 anos; Gabriela Santos Cardoso, 18 anos e Rian dos Anjos Borges, 18 anos. Também foram conduzidos os menores J.S., 16 anos e A.S.S. 16 anos, apenas o último menor é do bairro da Marcel Ganem, os demais moravam em Canavieiras. 
Os indivíduos devem ser autuados em flagrante delito pela Autoridade Policial e enquadrados nos crimes de tráficos de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico. Esse bando atualmente estava comandando o tráfico de drogas no bairro da Usina, e, segundo os ditos, pertencem ao raio A.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Desembargador suspende pagamento de gratificações aos servidores.

O Desembargador Rui Eduardo Almeida Brito decidiu suspender a decisão do Juiz Mauricio Alvares Barra que reconheceu o direito dos servidores públicos municipais ao abono de ½ de férias e a gratificação de antiguidade. Com a decisão em agravo de instrumento de n.º 0016017-77.2015.8.05.0000 os servidores públicos de Una deverão aguardar o trânsito em julgado da decisão definitiva. 


O juiz prolator da sentença de primeiro grau recebeu o recurso de apelação do perpetrado pelo município de Una, apenas, com efeito devolutivo, ou seja, ele devolveu ao tribunal o direito de julgar novamente a ação, mas não reconheceu o efeito suspensivo da decisão. O município estaria obrigado a cumprir a sentença imediatamente, antes mesmo, da decisão da superior instância. 

Para o Desembargador, o magistrado de primeiro grau não poderia conceder o direito em sede de liminar, ainda que a mesma fosse confirmada em sentença, pois existe, segundo ele, uma proibição expressa na Lei 12.016/2009, quando a decisão liminar trata-se de reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.

Veja a decisão na íntegra clicando aqui.

PC prende Cristiano, em Colônia de Una.

Frio e calculista
Policiais civis lotados na Delegacia de Polícia de Una deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedida pela Justiça Criminal da comarca unense e prenderam na manhã desta terça-feira (28), no distrito de Colônia de Una, o indivíduo Cristiano Reis Santos, 25 anos. 

Cristiano responde por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ele também é apontado como um dos autores que roubaram um mercado no distrito de Colônia e ter disparado arma de fogo contra o proprietário (relembre aqui).

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Valmari: Uma nova forma de protesto.


O jovem Valmari Oliveira, figura bastante folclórica e conhecida nas redes sociais, descobriu uma nova forma de protestar contra a atual gestão. Onde tem um buraco na rua, ele simula um acidente, chama amigos para fotografá-lo caído ao chão ao lado de sua inseparável namorada (uma pequena bicicleta), e depois posta na rede social.

Sem dizer impropérios ou atacar quem quer que seja, o garoto Valmari vai fazendo história e adquirindo admiradores. O mais importante, ele sensibiliza as autoridades públicas para resolver as panes sociais. Valmari já vem fazendo este trabalho em relação á iluminação pública, tira foto do escuro e as posta em seu perfil.

Canavieiras viveu dia de guerra no domingo.

Revoltados com a morte do taxista Ricardo Santiago dos Santos, moradores decidiram manifestar sua indignação no sábado (25), interditando a BA001, que liga as cidades de Una e Santa Luzia. Porém, o estopim pegou fogo literalmente ontem (26), quando policiais militares e civis daquela cidade conseguiram localizar os suspeitos.

O primeiro indivíduo a ser preso foi o menor de iniciais DPC que foi encaminhado ao plantão da 7.ª COORPIN e lá confessou o crime, mas havia um segundo envolvido que seria o indivíduo de alcunha Negueba. Na manhã do domingo (26) os policiais encurralaram o indivíduo numa das ruas da cidade de Canavieiras.

Ao tomar conhecimentos da prisão, moradores revoltados permaneceram na porta da casa onde os policiais estavam junto com o indivíduo detido e teve de haver muita negociação e uso da força para conter a revolta dos presentes que queriam linchar o preso. Mas, a PM conseguiu evacuar à área e retirar o indivíduo do local, a salvo.

Com a retirada de Negueba da cidade, populares se revoltaram e começaram a tocar terror na pacata cidade de Canavieiras, insatisfeito interditaram novamente a única entrada da cidade e incendiaram um ônibus que fazia a linha intermunicipal até a cidade de Itabuna.

Histórico de revolta 
Fato idêntico aconteceu em junho de 2009, quando populares tentaram invadir a Delegacia de Polícia daquela cidade para linchar um criminoso que que estava preso. Na época os indivíduos Alexandre Santos Araújo, o "Peba"; Tiago Nascimento Silva e Washington dos Anjos Perelo, o "Tarso" estavam presos acusados de matar um motoboy de nome Neguinho. O povo quebrou toda a delegacia e danificou as viaturas.

sábado, 25 de julho de 2015

PM de Una recupera veículo roubado.

Uma guarnição da PM acaba de apreender uma moto de placa policial JSU-4007 (Ilhéus-Bahia) com registro de roubo. O veículo estava em poder de Rauberio José dos Santos, que não quis delatar quem tem teria lhe vendido a motocicleta. A ação policial aconteceu no bairro da Usina por volta das 10h da manhã deste sábado (25).

Rauberio disse que mora na Fazenda Maristela, região do Km 26, da rod. Una Arataca e que trocou a moto por uma kombi/VW. Ele será apresentado a autoridade policial e deve ser flagranteado pelo crime de receptação. A pena para esse crime varia de 1 a 4 anos e multa.

O Ministério da Justiça disponibiliza um aplicativo para celular denominado SINESP CIDADÃO (clique aqui e acesse) em que qualquer pessoa pode acessa-lo e adquirir informações de veículos roubados/furtados e de indivíduos com mandado de prisão, em aberto. Ao tomar conhecimento da situação irregular a pessoa aciona a polícia.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Justiça para na quinta, sem prazo para retornar.

Foto e informações do SINPOJUD
Os serventuários do Poder Judiciário baiano decidiram nesta sexta-feira parar a suas atividades a partir de quinta-feira (30) sem prazo para retornar aos trabalhos. Eles protestam contra o Tribunal de Justiça da Bahia, que não está pagando direitos adquiridos.

A partir de quinta-feira (30), a categoria inicia a greve, cumprindo prazo de 72 horas conforme determinado na Lei de Greve. Também ficou agendada uma nova Assembleia a ser realizada no dia 07/08.

Os pontos de pauta são: reposição inflacionária 2015, pagamento dos 5% do Planos de Cargos e Salários, pagamento da Gratificação de Atividade Externa (GAE) dos oficiais de justiça.

Organizadores comemoram o Dia de Campo na CEPLAC.

Prefeita Diane e os agricultores ouvem atentamente as instruções do engenheiro
Segundo o Coordenador do Dia de Campo promovido na Estação Experimental Djalma Bahia – EDJAB/CEPLAC, o Técnico Agrícola Paulo Sergio Sousa Barreto, o evento atingiu o seu principal objetivo que foi promover conhecimento aos pequenos agricultores. Além das aulas práticas, os participantes puderam adquirir uma cartilha auto-explicativa do cultivo e o melhor aproveitamento da terra e o cultivo apropriado. 
Agrônomo Ênio Coelho em instrução  

Mesmo em dia de chuva, 198 agricultores da agricultura familiar dos municípios de Una, Canavieiras, Ilhéus, Arataca, Santa Luzia e Itabuna, aprenderam com os técnicos da CEPLAC o manejo SAFs – Sistemas Agro Florestais: Seringueira X cacau X Banana X aipim; Seringueira X citrus X abacaxi X maracujá e Seringueira X café.



O evento foi promovido pela CEPLAC na última quinta-feira (23), e teve amplo apoio da Prefeitura Municipal de Una, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e da Secretaria de Viação, Obras e Transportes, a prefeita Diane Rusciolelli, inclusive marcou presença acompanhada dos secretários no local do evento.

Meliantes furtaram o CMAFA.

Na madrugada desta sexta-feira (24) dois elementos invadiram a área interna do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida – CMAFA e furtaram duas câmeras filmadoras e algumas lâmpadas.

O sistema interno de filmagem mostra os indivíduos, a polícia já solicitou as imagens para identificar os meliantes. O diretor da Unidade de Ensino registrou uma ocorrência policial junto a Delegacia de Polícia.

O perfil do homem público atual.

Na atual conjuntura política não há mais espaço para políticos que tentam a todo custo inibir o eleitor através de pressão ou do abuso do poder. Atualmente o meio de comunicação aberta possibilita que as pessoas transmitam suas ideias em questão de milésimo de segundo, claro que esta liberdade de expressão tem um contraponto qual seria o respeito a intimidade e a vida privada do alheio.

O homem público tem de usar e abusar do poder, mas do poder de convencimento, pois com este é muito mais fácil conquistar os seus eleitores ao invés de afastá-los. Por idêntica forma, o político deve usar e abusar da força, porém a força da argumentação, pois a força física é para os rudes e estes não tem mais espaço no meio moderno. Aqueles que querem repugnar a utilização de uso de sua imagem na mídia, acaba por criar animosidade e antipatia do povo.

Os eleitores, pobres mortais, precisam refutar as ações dos rudes e dos opressores que sabem usar apenas a argumentação para plantar o medo e a ameaça. É preciso que o eleitor diga não as pressões, a opressão e ameaças físicas e psicológicas. Nós precisamos deixar essa gente isolada do meio social e político, pois a Lei Maior é clara, todos são iguais perante a Lei. Portanto, devemos tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Danilo vai a júri no dia 19 de agosto.

Apontado como autor de diversos homicídios e tentativa de homicídio, a conduta de Danilo Marques dos Santos Lima deve ser analisada pela sociedade no dia 19 de agosto de 2015. Ele é apontado pela morte de Manoel Trindade dos Santos, em maio de 2013 (relembre aqui).

Danilo é o principal líder do tráfico no bairro da Usina. Ele estava morando em Ilhéus, mas no ano passado foi preso por policiais militares quando fazia compras no comércio daquela cidade (veja aqui).

Grupo Renova Una. Beto Careca já mostra indicativos de seus interesses.

Foto: Unanews
Essa turma só quer o bem da nossa gente e expulsar o povo de Ilhéus.
Ao ouvir criticas dessa foto composta por pessoas comprometidas e de boas intenções representativas dos futuros interesses ao desenvolvimento de Una, o pré-candidato a prefeito Beto Careca se espinhou e bradou em alto e bom som que para tomar o poder da prefeita Diane (acompanhado de outro adjetivo, que não me ouso dizer), ele, Beto Careca, é capaz de qualquer coisa. Vejam: QUALQUER COISA! Beto acrescentou que o maior proposito desse grupo é expulsar o povo de Ilhéus da Prefeitura de Una (mas, tem memória curta esse rapaz)

Ou o desespero bate a porta dos políticos de oposição ou eles estão famintos pelo Poder. Beto Careca saiu pelas portas dos fundos da vizinha cidade de Santa Luzia, no ano de 2012. Naquela cidade era o prefeito de fato. Aqui em Una, José Roberto de Almeida é funcionário público com um bom salário (veja aqui), mas não presta um dia de serviço ao município desde que se envolveu em política no ano de 2004, quando recuou da candidatura de prefeito para apoiar Zé Pretinho (e por debaixo dos panos).

Em 2012, cuspiu no prato que comeu, e expulsou literalmente de seu palanque eleitoral seu líder político Dejair Birschner, prefeito na época e ele vice. Beto contava que a sua desastrosa ação teria sustentação na mão amiga de Zé Pretinho, que para Beto, abandonaria a candidatura natimorta para apoiá-lo. Mas, Beto Careca, malhou em ferro frio. Nem teve o abraço de Zé Pretinho, nem teve o apoio de boa parte do grupo de Dejair, que se revoltou com a traição de Beto e também abandonou a barca do 17. Ele perdeu até para os votos nulos e ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral.

Grupão quer derrubar a prefeita Diane. Nasceram juntos, mas podem morrer abraçados, ou não.

Ailton não sai do lado de Zé Pretinho

Foto: Silas Omena
Isolado de seu líder
Numa previa reunião ficou decidido que dos lideres políticos de Una, um será o candidato a prefeito do grupo. No Estádio Municipal no domingo (19) foi possível ver o grupo do ex-prefeito Dejair, composto pelo seu filho Tiago e seu Irmão Valdeci, junto da liderança do também ex-prefeito Zé Pretinho. O Presidente da Câmara, Vereador Ailton Nunes Dias, e o ex-vice prefeito de Dejair, Beto Careca, não se afastaram um só segundo de Zé Pretinho.

Também estavam ao lado de Zé Pretinho, dois representantes do PT, o Vereador Professor José Jorge e Helvécio Rufino, além do vereador Tanda. Já o Professor José Nildo (ex-PT) aparece isolado de qualquer grupo, por idêntica forma, o vereador Man e o ex-vereador Romualdo Cardoso, estes apoiados pelo pretenso candidato Capitão Carlos, que também estava afastado do grupão.

O entendimento é que qualquer alusão ao pleito de 2016 é prematuro, mesmo por que, líder que é líder não admite vice liderança, e Zé Pretinho provou isso nas eleições passada, quando ele sabia que não era candidato e ainda assim não abriu mão da pré-falecida candidatura em prol de outro nome (sou candidato sim!). Mas sem demonstrar pessimismo, o grupão não vai decolar, há muitos diferentes interesses e diversos desejos e aspirações hilárias.

Nildo Som isolado no meio do povo
Dejair já provou que não se mistura ao grupo de Zé Pretinho, isso já foi provado por duas oportunidades, a primeira em 1997, o qual Zé Pretinho disse ter sido traído por Birscnher, e, este, diz que seu vice, à época, estava deixando seu governo inseguro e instável economicamente, por isso expulsou todo grupo da prefeitura. Mas, em 2008, eles novamente se uniram e no ano seguinte Zé Pretinho novamente já pintava Dejair, de traidor. 
Dejair em apoio do filho

Por via de regras, só quatro está apto a concorrer ao cargo de prefeito pela oposição, por preencherem os requisitos da Lei da Ficha Limpa, trata-se do Professor José Nildo, Tiago Birschner, Beto Careca e Valdeci Birschner. Os demais estão todos encrencados na Justiça, tanto os ex-prefeitos Dejair e Zé Pretinho, quanto o presidente da Câmara, Vereador Ailton Nunes, respondem a processo por improbidade administrativa, mas eles podem barganhar cargos em troca de apoio.

Tiago quer apoio de Rode do Futebol
No cenário atual, a oposição tem ciência de que, acaso, eles espalhem os votos, a única beneficiada é a prefeita Diane Brito Rusciolelli, que detém o poder do convencimento, uma administração imaculada de qualquer denuncia de imoralidade administrativa e a máquina na mão. Portanto, eles querem engendrar a qualquer custo um grupo para que absolva o maior número de votos possível para fazer frente ao atual governo e vencer as eleições de 2016, ainda que algum deles saiam vencidos do pleito. 

Veremos se irão seguir e conseguir...

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Guarani faz justa homenagem ao craque Otto Calazans.

Otto foi campeão ibicaraiense de futebol no ano de 1973
A Diretoria do Guarani Esporte Clube, da cidade de Ibicaraí, resolveu reconhecer o título de cidadão honorifico ao ex-atleta do clube Otto Calazans dos Santos. Ao lado dos irmãos Zeca, Dade e João, Calazans fez história no clube e tornou-se um dos mais respeitados jogador de futebol daquela cidade. 

O time era dirigido pelo patriarca da família, O Velho Satu, e com apoio da matriarca, Dona Heremita. Raízes se criaram e os sobrinhos de Otto Calazans, Madalena e Aldilei, ainda permanecem na direção do clube. Clique aqui e vejam  as formações do Guarani em diferentes épocas.

A saga dos Calazans
Funcionário da CEPLAC, Otto Calazans mudou-se para Una, na década de 80, e aqui tentou formar o Guarani, mas encontrou o clube de mesmo nome dirigido pelo saudoso Rozalino. Amante das cores verde de branco, Calazans ajudou na formação do Cosmos, com a participação de todos os filhos, Oberval, Man, Quinho, Marcelo Pangaré, Márcio Labamba e Kauê.

Atualmente o Cosmos está desativado, mas Quinho toca a Escolinha de Futebol Bola Cheia, de cores idênticas, promovendo a integração sócio-esportiva dentre as crianças da comunidade de Una, principalmente a menos favorecidas economicamente.

Nossa história em fotos: Colaboração de Dona Ruth Smilda.

Almir Look, Emilinha Borba, Professora Conça e Doutor Valter. Todos in memorian. Micareta de Una do ano de 1982.

JEC tem oito títulos de campeão.



Repetindo a final de (08) oito dos 10 (dez) títulos disputados, o time de Colônia sagrou-se campeão mais uma vez do Campeonato Municipal de Futebol Amador, desta feita nas disputas de pênaltis. O JEC só perdeu duas finais a que disputou. Uma para antigo Joinvile e outra para o próprio Guarani, no final da década dos anos 80.

O Azulino de Colônia comandou o primeiro tempo, abriu e ampliou o placar ainda na primeira etapa de jogo. Mas, o segundo tempo, o jogo foi do Guarani que empatou e não conseguiu o êxito da vitoria, em face da incompetência de seu ataque que perdeu vários gols. Na disputa de pênaltis, dois jogadores do Guarani não convalidaram e perderam pelo placar de 4 a 3.

Quem visitou o estádio municipal pela primeira vez foi o ex-craque Antonio Sergio Aguiar, o Sergio Cagaraiva. Sergio teve o privilegio de, ao lado do ex-zagueiro Gabi e do meio campo da cidade de Ibicaraí, o craque Aldilei, presenciar uma excelente partida junto a quase 2000 pessoas presente no estádio. A liga informou um público presente de apenas 1200 pagantes. 

Aldilei tem raízes na cidade de Una é sobrinho de Carlito da Padaria e de Otto Contador. Primo de Oberval, atualmente é dirigente do clube do Guarani, na cidade de Ibicarai e faz parte da comissão técnica Seleção Ibicaraiense de Futebol. O Guarani foi fundado pelo patriarca dos Calazans e velho Satu e tinha como principais jogadores os filhos, Otto, Dade, João e Zeca, fato que se repetiu em relação ao Cosmos, em nossa cidade.

domingo, 19 de julho de 2015

Nota de pesar: Una perde D. Maria de seu Diorne.

Dona Maria Freire Queiroz nos deixou na madrugada deste domingo (19). Uma personalidade que deixará uma grande lacuna na nossa comunidade. Ela e seu companheiro residem por mais de 5 (cinco) décadas na Rua Dades Queiroz, ao lado da casa paroquial.

Esposa de Seu Diorgenes (Diorne), ela criou com o esposo, 05 (cinco) filhos de sangue e 03 (três) por amor e carinho. Aos filhos, o casal dedicou extrema educação doméstica e intelectual.

O Blog Una Na Mídia, através de seu idealizador, deixa essa nota de profundo pesar ao tempo que roga a Deus que abençoe toda família e conforte o coração de cada um de seus amigos e familiares. Descanse em paz Dona Maria. Meus respeitos, meus sentimentos.

sábado, 18 de julho de 2015

Justiça atenua pena de homem que matou mulher na porta da CEPLAC.

Busca pela impunidade.
O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu reduzir a pena ao condenado José Arnóbio de Almeida Filho para 07 (sete) anos e 06 (seis) meses de reclusão e modificou o regime de cumprimento de pena para semi-aberto. Não reconhecido pelo juízo de primeiro grau, o indigitado ingressou com um recurso de apelação no TJBA, arguindo de que ele procurou por sua espontânea vontade e com eficiência, logo após o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqüências e isso deveria ser levado em consideração pela justiça como forma de atenuar a sua pena. Juliana morreu, portanto os esforços do réu não evitaram, nem minoraram o resultado, essa, talvez tenha sido as causas do juiz não reconhecer o art. 65, inc. III, alínea "b" do Código Penal. 

José Arnóbio foi condenado pelo Tribunal de Júri no dia 29 de novembro de 2013 e foi reconhecido de que ele matou a esposa Juliana dos Passos Nascimento com dois tiros de pistola .380, no dia 09 de dezembro de 2004, próximo ao portão de entrada da CEPLAC (relembre aqui). O juiz presidente aplicou uma pena de 10 (dez) anos e 06 (seis) meses de reclusão em regime fechado, pela pratica de homicídio simples. As testemunhas disseram em juízo que Arnóbio maltratava e ameaça a esposa, antes de assassiná-la, e tinha o costume de andar armado, fato ratificado pelo mesmo em seu depoimento. 

Os advogados também pleiteavam anular a sessão de julgamento, mas foi indeferido pelos desembargadores. Com a decisão do TJBA, os defensores do condenado ingressaram com dois recursos, um Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal Federal - STF, e, um Recurso Especial para o Superior Tribunal de Justiça - STJ, mas foi negado seguimento pelo relator do processo, Des. Carlos Roberto Santos Araújo. Os advogados agravaram da decisão junto ao SFT e ao STJ. Veja a decisão na íntegra clicando aqui.

Após o bárbaro crime que comoveu a comunidade unense, José Arnóbio de Almeida Filho foi morar com os seus familiares na cidade de Teixeira de Freitas, onde cursou a Faculdade de Direito e conseguiu aprovação no XIV exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Mesmo com a pendência judicial, ele conseguiu se inscrever no subsecção de Teixeira de Freitas com o número 44.140 e atualmente atua como advogado no extremo sul.  

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Justiça buscará patrimônio em nome de terceiro do ex-prefeito Zé Pretinho.

Antigo Sindicato dos Produtores Rurais
Acolhendo uma Ação Civil Pública de n.º 0000244-40.2010.805.0267 proposta pelo Município de Una, no ano de 2010, por praticas de atos por improbidade administrativa, O Juiz da Vara Civil decidiu decretar, mais uma vez, a indisponibilidade dos bens dos ex-prefeitos José Bispo Santos, o Zé Pretinho, e de Davi Cerqueira dos Santos. A audiência deste processo ocorrerá no dia 25 de agosto deste ano, às 08h30.

Empresa onde funciona a compra de cacau do ex-prefeito.
O fato denunciado pela Procuradoria do Município é inerente a falta da prestação de contas de recursos federais para as construções de casas populares no distrito de Colônia e na sede. Ingressando na ação como fiscal da lei, a promotora indicou bens que de fato são do ex-prefeito Zé Pretinho, mas que estão em nome de terceiros. A maioria dos bens do político está em nome da sua empregada doméstica, Sr.ª Sheilla Santos Rocha, que será ouvida como testemunha arrolada pelo Juiz.
Residência oficial do político.
O ex-prefeito possui uma fazenda da região dos 15, tem um lancha alçada em aproximados R$ 30 mil, tem um sítio em Pedras de Una, um prédio na Rua Edgar Coelho, outro na Joana Angélica e outro na JJ Seabra (antigo sindicato). Zé Pretinho também é controlador de um prédio da esquina da Rui Barbosa com a Joana Angélica e tem um veículo pólo. Embora ele se declare pobre ao Poder Judiciário.
Local onde funcionava a empresa do ex-prefeito.
Desde que foi afastado do cargo de prefeito, determinado pela justiça, o ex-prefeito, vem desfazendo de seu patrimônio, e se declarou pobre nas eleições de 2012, ao TRE, assim como já até pediu gratuidade de justiça nos processos em que é réu, porém foi indeferido pelo Juiz. O que não se sabe é com qual recurso financeiro o político vem sobrevivendo a esse tempo na sua vida de boêmia. O político está desempregado a quase 08 (oito) anos.

Mudaram o edital do concurso do Conselho Tutelar.

Na égide do edital n.º 001/2015, os candidatos aprovados, reprovados e desistentes, para o cargo de Conselheiros Tutelares, foram surpreendidos por um ato administrativo da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Una – Bahia, que mudou as regras do concurso. 

A Sr.ª Jussara Souza Dantas Ramos resolveu mudar as regras do concurso com ele em andamento e anulou o edital n.º 001/2015 que previa as regras do certame. Foi editada um novo edital, o de n.º 007/2015, de 16 de julho de 2015. Os motivos da anulação são desconhecidos. 

A verdade é que a "barbeiragem" pode onerar os município numa ação judicial dos que se sentirem prejudicados com o pedido de anulação das provas do certame, já que o edital foi anulado, abraçando, portanto, os demais atos nele contido. A portaria é do dia 15 de julho, mas só foi publicado nesta data (17).

A queda da balcão de negócios da SEEC.

Balcão é coisa de comércio e não de repartição pública.
Coincidindo com a Operação Águia de Haia, onde a Secretaria de Educação do Município de Una é alvo das investigações da Polícia Federal, referente ao período de 2009 a 2012, a nova secretária de educação, a Professora Rosilene Vilanova Cavalcanti decidiu por um fim no balcão de negócios que tinha na entrada do prédio da repartição. 

O balcão de negócio foi instalado no ano de 2005, quando a secretaria passou a funcioná no antigo prédio do fórum. Mas, Leninha mandou que os pedreiros da Prefeitura removessem o balcão neste mês de julho de 2015. O balcão teve quase uma década de existência. 

Gleudes foi absolvido. Carlos Alberto, não.

Aqui a sociedade é quem decide o destino de seus pares.
O Tribunal de Júri decidiu nesta sexta-feira (17) absolver Gleudes Aquino Nascimento, 26 anos, da participação no crime de homicídio praticado contra José Reinaldo, vulgo Reizinho. Já Carlos Alberto Oliveira Neves foi condenado na mesma sessão a uma pena de 15 (quinze) anos e 02 (dois) meses de reclusão em regime fechado. A dupla é acusada ter cometido o crime de homicídio em baixo da ponte da cidade, no ano de 2011.

O Conselho de Sentença composto por (04) quatro mulheres e (03) três homens entenderam que, embora, Gleudes tivesse a participação no crime, como apontou o Ministério Público, mas que ele merecia a absolvição (foi oferecida uma segunda chance), quanto a Carlos Alberto, ele foi considerado culpado pelos jurados, pela pratica do crime de homicídio por motivo fútil, e, que também dificultou a defesa da vítima. 

O Juiz Maurício Alvares Barra presidiu os trabalhos, enquanto a defesa ficou a cargo dos advogados Gilberto Santos Lisboa e Kleber Gomes Nascimento Sena. A Promotora de Justiça Alice Botelho Violeta Sgadari Passeggi representou o órgão do Ministério Público.

Absolvido neste processo, Gleudes já foi condenado pela justiça por porte ilegal de arma de fogo a uma pena de 03 (três) anos e 01(um) mês de reclusão (veja aqui). Ele também é apontado como autor numa denuncia de estupro a um colega de cela no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

Corpo encontrado boiando no Rio Una.

Policiais militares do Terceiro Pelotão, em Una, foram acionados na manhã desta sexta-feira (17) a se deslocarem ao Km 04 da rod Una Colônia, com o objetivo de averiguar a presença de um cadáver boiando no Rio Aliança/Una. No local, os policiais encontraram o corpo, supostamente, de um homem já em estado de decomposição.

A Autoridade Policial foi comunicada do episódio e designou equipe para o local. Possivelmente a remoção do corpo deve ser feito por integrantes do Departamento de Polícia Técnica, já que suspeita-se de existam aparentes sinais de violência no corpo da vítima. O falecido está de bermuda vermelha e uma camisa preta.

CEPLAC em Una promove dia de campo na quinta.

Aulas ministradas in loco


Sem ônus aos anunciantes.
Maracujá
O Escritório Local da CEPLAC, em Una, desenvolve no dia 23 de julho de 2015, o dia de campo destinado aos pequenos agricultores de Una, Canavieiras e Ilhéus. O tema do projeto é o Sistema Agro Florestal – SAF. Os agricultores da agricultura familiar serão orientados pelos técnicos do órgão para o trato com a seringueira, e cultivos diversificados, a exemplo, citrus abacaxi, cacau, café, maracujá e aimpim. 

O evento terá como instrutores os agrônomos José Raimundo Bonadie, Muneo Funato, Enio Coelho e Rosenilton Klecius, com apoio de todos os funcionários dos escritórios da CEPLAC, em Una, Ilhéus e Canavieiras. O Técnico em Agropecuária Paulo Sérgio Sousa Barreto, coordenador do projeto, disse que o dia de campo foi desenvolvido na Estação Experimental Djalma Bahia – EDJAB e abraçado pelo escalão superior da CEPLAC. 


Cafezal
O dia de campo acontece durante toda a manhã da próxima quinta-feira (23) na EDJAB, e as inscrições serão produzidas no local do evento e não haverá custo financeiro aos participantes. Através das palestras ministradas por técnicos da CEPLAC os pequenos agricultores terão conhecimento de melhor aproveitamento do cultivo. O seminário terá o apoio da Prefeitura Municipal de Una, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio.