quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Matadores de Adélia vão a Júri Popular

Por enquanto, "paga o pato" sozinho. 
Os indivíduos Alisson Santos e Santos, vulgo Alinho ou Ratinho, e Wislan Passos Cerqueira, alcunha Buzu, vão ser submetidos a Júri Popular no dia 05 de dezembro de 2014. 

A dupla é apontada como autores do homicídio de Adélia de Souza e ter tentado contra a vida do marido dela, Sr. José Carlos Souza Santos, também já falecido. A investida criminosa aconteceu no mês de dezembro de 2010, no bairro da Usina, onde o casal residia. O crime comoveu a sociedade de Una.

Fugitivo da Justiça
Buzu está preso preventivamente no Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. Já Alinho conseguiu uma prisão domiciliar, mas evadiu-se da cidade de Uruçuca. Além deste crime a dupla responde a uma tentativa de homicídio, na sede da Delegacia de Polícia, contra o preso de alcunha Boi. Diversos roubos foram praticados pela dupla em 2011. 


Funcionará na defesa dos acusados, os causídicos Marcos Antonio Santos Bandeira Junior e Kleber Gomes Nascimento Santos. Já a acusação será promovida pela Promotora de Justiça Alicia Violeta Botelho Sgadari Passeggi. O juiz Maurício Alvares Barra presidirá os trabalhos da sessão de julgamento.
Relação dos jurados sorteados.

UNA E CANAVIEIRAS REIVINDICAM LINHA TURÍSTICA A AGERBA‏

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.
Os secretários do Turismo Thays Gavazza e do Turismo e Esportes de Canavieiras, Fernando Volpi, iniciaram estudos para solicitar à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) a criação de uma linha turística – semidireta – ligando Canavieiras a Itacaré com escalas em Una (Comandatuba) e Ilhéus. Os ônibus sairiam simultaneamente de Itacaré e Canavieiras, conduzindo turistas e moradores da região, sem necessidade de baldeação.

Os dois secretários efetuaram uma pesquisa junto aos usuários e aos turistas de baixa temporada e foi constatada a expectativa de uma linha direta entre as duas cidades para a introdução da prática do “day use” em ambas, bem como nas intermediárias. Os usuários apontaram que têm dificuldades para alcançar os extremos devido aos transtornos na escala em Ilhéus para troca de ônibus, pois nem sempre os horários coincidem.

A Câmara de Turismo da Costa do Cacau já vinha debatendo esse tema em suas assembleias, tendo em vista estender o benefício aos municípios que compõem esta zona turística, dependente dos horários regulares de algumas linhas para esses usuários específicos. A linha turística, sem a escala ao longo do percurso, favoreceria que turistas hospedados em Itacaré passassem o os dias em Canavieiras, em Ilhéus ou Comandatuba, podendo retornar no horário vespertino e vice-versa.

“Um abaixo-assinado com centenas de assinaturas acompanha o dossiê que será encaminhado à Agerba nesta semana”, informa Fernando Volpi, enquanto Thais Gavazza destaca “a importância da criação dessa linha como fator de integração das cidades que compõem a Costa do Cacau”. Segundo Thais Gavazza, também serão beneficiadas outras cidades da região, a exemplo de Uruçuca (Serra Grande), Ilhéus e Santa Luzia.

“Desde o início de minha gestão, defendo a ampliação da demanda regional, isto é, a promoção do turismo em curta distância que mantenha o visitante menos tempo na estrada e lhe proporcione mais tempo para o lazer e para conhecer a região em todo o seu esplendor”, diz Volpi, acrescentando que a parceria firmada com o município de Una é muito importante para a unidade de projetos regionais

Ainda, segundo Volpi, a linha ora proposta vem de encontro no projeto da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) apresentado em 2013 aos gestores presentes ao Fórum Estadual, em Salvador. “A proposta tem como escopo motivar os baianos a viajarem mais na Bahia, no conceito ‘Bahia visita Bahia’, um conceito importante para o desenvolvimento do turismo interno”, conclui Fernando Volpi.

Arrecadação de Una (FPM) teve uma queda de 13% nesse mês de Outubro/2014 e a previsão é de nova queda em Novembro e Dezembro‏

ASCOM PMU. Erlon Santos. Sem ônus ao anunciante.
Os municípios sofreram mais uma vez com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a cidade de Una/Ba também foi punida com essa queda. No primeiro decênio de outubro houve uma queda de 13,85% se comparado ao mesmo período do mês anterior.

Para a presidente da UPB – União dos Prefeitos do Estado da Bahia (Maria Quitéria), a situação está cada vez mais grave. “Administrar um município tem ficado difícil, as quedas são constantes e não há planejamento que se adeque. A população precisa entender que a situação é realmente de crise. Isso não é um jogo de palavras, está realmente muito complicado”, afirma a Presidente da UPB. Enquanto a arrecadação cai mês a mês, todos os custos municipais aumentam; do salário mínimo ao custo dos programas sociais. 

A carga de responsabilidade cresce numa proporção inversa sem uma solução em curto prazo.Diante da situação drástica, os prefeitos baianos buscam soluções administrativas, que possam amenizar os efeitos dos cortes financeiros, a preocupação é com a possibilidade de não pagar a folha dos servidores em dia. Para isso, os prefeitos vão se reunir essa semana com o objetivo de Fazer uma manifestação em busca de recuperar os valores perdidos. 

Os prefeitos continuam lutando pelo aumento do FPM. Mais de 100 prefeitos do Brasil todo, inclusive a presidente da UPB, esteve em Brasília para participar da Mobilização Permanente, movimento liderado pela Confederação Nacional dos Municípios, que entre outras reivindicações, objetiva garantir a aprovação do aumento do FPM durante apreciação no Plenário da Câmara Federal.