sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Juiz diploma Dejair e vereadores em Una.

O juiz da 116ª Zona Eleitoral, Dr. Antonio Cândido Garcia de Oliveira, diplomou na tarde de quinta-feira (18), o prefeito eleito Dejair Birschner, o seu vice, Beto Careca e os vereadores e suplentes eleitos no ultimo pleito eleitoral. Dejair, que foi bastante aplaudido, destacou em seu discurso o compromisso com a ética e a moralidade dentro do seu futuro governo, o prefeito também não se esqueceu de enfatizar os desmandos administrativos que deve encontrar no dia 1º de janeiro, além de diversas dívidas, inclusive a do INSS, que já acumula em R$ 16 milhões. Birschner agradeceu a confiança depositada pelo povo de Una, que pela terceira vez, lhes outorgara o título de prefeito de forma pacifica e democrática.

Os vereadores eleitos, Maria de Dejair (PP), Bico Fino (PP) Nilton Nogueira (DEM), Vânia Enfermeira (PMN), Juvenal Trindade (PRP), Nara Muniz (PHS), Tanda (PHS), Romualdo (PTdoB) e Arimar Cabeleireiro (PTdoB), testemunharam o juiz eleitoral deixar uma mensagem para que o prefeito diplomado conquiste uma melhor qualidade de vida para o povo de Una e se empenhe para que o município consiga se desenvolver. Três membros da sociedade civil fizeram um chamamento para que o prefeito resgate a auto-estima do povo unense, “prefeito coloque a Santa Casa para funcionar”, fechou um dos oradores.

Prefeito por oito anos, de 1997 a 2004, conquistando vários prêmios destaques, Dejair sempre priorizou o servidor, mantendo seus vencimentos sempre em dia. Conseguiu ampliar a patrulha mecânica, construiu 27 escolas na sede, distritos e zona rural. Pedras, Vila Brasil, Colônia, a Sede e Comandatuba, ganharam modernos postos de saúde. Além disso, Birschner sempre manteve as estradas conservadas. No governo futuro, Dejair montou uma equipe muita técnica, para auxiliá-lo na gerência do Município.

Após a cerimônia cívica, o casal Birschner recepcionou na Fazenda Vitória os convidados com um delicioso coquetel, enquanto na praça da rodoviária a animação ficou por conta do Mega Trio Nasa, no qual se apresentaram as bandas Um Love a Mais e Companhia do Caprixo. Durante toda a festa o povo se mostrou muito animado e realizado pelo desfecho do processo eleitoral, vez que a oposição passou toda a campanha dizendo que Dejair não seria candidato. Assim, o locutor oficial da campanha de Dejair, soltava o jargão “Eles Mentiram! Mentiram! E, Mentiram! Mas não tem jeito, Dejair é o prefeito!” a que o público respondia com grande aclamação.

Una é destaque na PM.

“Há tempo e propósito para todas as coisas debaixo do céu (Eclesiastes 3.1)”, esta é a mensagem de Reinaldo Eugenio Santos Barreto, filho de Paulo e Edna Barreto 1º lugar na turma de soldados formandos da Policia Militar da Bahia. Ele fará no próximo ano, o vestibular da UNEB para se tornar Oficial.

Formado em Administração, o Soldado Reinaldo passou seis (06) meses no curso de formação na sede do 2º Batalhão em Ilhéus e com dedicação aos estudos conquistou o destaque da turma, devendo receber um prêmio do Alto Comando da PM pelo êxito. Também se forma junto com Reinaldo, Elder da Silva Sena, filho do ex-vereador Evilásio Sena e da professora Maria Osvalda Sena. O blog Una Na Mídia deseja sucesso pleno na carreira e fora dela aos nos policias militares.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Davi doa terrenos públicos

Na avenida paralela, ao lado do Ginásio de Esportes e da BA 001. Há notícias de que o prefeito usou “laranjas” para serem beneficiados com os terrenos que chegam a ter 1.000 m². A filha de um secretário também foi contemplada com um espaço, e um vereador da base de sustentação do prefeito também. Outro que ganhou um terreno, e já escriturou foi Arnou Borges, empresário contratado pelo município para fazer a limpeza urbana.

A denuncia partiu de um servidor da Secretaria de Transportes Viação e Obras afirmando inclusive que os termos de doações de posse vêm sendo assinados pelo Sr. Carlos Antonio Andrade da Silva, Secretario da Administração, que também assina como o das Viações Obras e transportes.

O terreno foi adquirido pelo município no ano de 2003 em mãos dos herdeiros da família Almeida, para ser transformado numa área esportiva, inclusive sendo construído um ginásio de esporte pelo governo do estado, porém encontra-se abandonado pelos gestores, afastado e atual. Com a palavra o fiscalizador.

Presente de fim de ano.

O prefeito afastado José Bispo Santos (PTB) terá de se explicar em mais uma Ação Penal Originária e desta vez além de Zé Pretinho e da tesoureira Márcia Raquel Santos Bastos, figuram também como réu os empresários Marcelo Almeida Cincurá e Roberto Costa Santos, do Auto Posto Cachoeirinha. Cincurá é um renomado empresário e homem de bem, porém quem se mistura com porcos farelos comem, já diria seu avó Dr. Almeida (o dono de Una).

O Procurador de Justiça Carlos Frederico Brito dos Santos e o Promotor Valmiro Santos Macedo aparecem como autores da Ação Penal Originária nº 76278-3/2008, que deve ser apurada pelo Juiz da Comarca de Una, vez que em janeiro Zé Pretinho vai perder o foro privilegiado junto ao Tribunal de Justiça. Esta ação se juntará as outras três em tramitação no TJBA.

O grupo de réus, considerados pelo Código Penal como quadrilha, forjaram licitação e falsificaram emissão de notas fiscais, inclusive uma das notas aparece com a CNPJ diferente da razão social. Cheques emitidos pela Prefeitura a empresa eram sacados por outrem. Uma outra empresaria também está preste a ser denunciada pelo MP, na mesma pratica de Cincurá.

Eleições diretas nas escolas.

Colégios estaduais se preparam para as eleições de diretores e vice diretores. No Menandro Minhaim, o pleito vai ocorrer no dia 17 de dezembro e tem duas chapas concorrendo. A Chapa 1 é formada pelo desconhecido professor Marcos Silva e na vice tem a professora Maria da Paz, esse grupo recebe o apoio indireto do Professor Gilberto do PT, já a outra concorrente, a nº 2 tem como candidatadas a Professora Lucia Cerqueira, a diretora e Selma Barbosa, a vice.

Professora Lucia Cerqueira desempenhou a função no CMAFA, começando do ano de 1985 até o final de 2003, desempenhando a função de coordenadora e diretora da entidade, hoje ela atual como diretora técnica-pedagógica da Secretaria da Educação do Município. O Concorrente é desconhecido na cidade e não foi encontrado para disponibilizar o currículo.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Futuros advogados

Ismael Marques de Santana Neto (Mael de Toínho), Rayza Ravenna Messias Moitinho Santos (de Simone) e Renê Sampaio Medeiros (Sargento Renê/Una Na Mídia), foram aprovados no vestibular da Faculdade de Ilhéus. Também foi aprovada no curso de nutrição a esposa do vice-prefeito eleito, Juliana Fermo Bozetti. A relação completa com os nomes está disponível no site da faculdade.

Zé Pretinho é destaque

Clique nos link para ler as matérias na integra

Nos jornais A Região e A Tarde, que disponibilizaram uma pagina inteira. Ele vai começar a responder seus “pepinos” na Justiça a partir de 14 de janeiro, quando será interrogado como réu em um dos diversos processos que responde na esfera criminal e civil, o prefeito apenas foi beneficiado pela atual Câmara de Vereadores, que arquivaram três denuncias contra Zé Pretinho, que pediam a sua cassação. O TCM já rejeitou duas contas do gestor, às de 2006 e 2007.

Em janeiro o prefeito afastado perderá o foro privilegiado e as três ações penais originárias que estão no Tribunal de Justiça vai baixar a sede do juízo criminal da comarca deste município onde as denuncias criminais do MP serão conduzidas e julgadas pelo Juiz Ricardo Dias de Medeiros Netto.

Sempre com o largo sorriso no rosto, Zé Pretinho aposta na sua inocência ou na impunidade, e tem afirmado categoricamente que novamente subirá a rampa da casa branca, porém os amigos mais comedidos de Zé Pretinho entendem que seja melhor que ele fique no seu mine palacete de Pedras de Una, sentando na cadeira do papai, assistindo sky, comendo pipoca e tomando um bom suco de maracujá, pois puã de caragueiro é perigoso e pode gerar intoxicação no organismo.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Kida é o último para fechar a equipe de Birschner.

Após reunião partidária o PCdoB, do vice prefeito Beto Careca, decidiu indicar o coorperativista Aziel Silva Brito, o Kida, para a Secretaria da Agricultura do prefeito Dejair, fechando o primeiro escalão do futuro governo.

A escolha foi feita através do voto do filiado, interessante é que até mesmo Américo Cristino dos Santos, irmão do prefeito afastado Zé Pretinho, entrou na concorrência para ser o secretário, porém só teve dois votos dos colegas de partido. Americo foi secretário no governo do seu irmão e segundo um jornal, a sua saída foi motiva pela inoperância no cargo.

Davi joga a toalha

E não recorreu ao STF, como prometido pelos seus assessores, da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que deferiu o registro de Dejair. A decisão transitou em julgado no dia 30/11/2008, sem a interposição de recurso. A diplomação de Dejair que estava marcada para o dia 12 de dezembro, possivelmente deve ser transferida para o dia 18, devido a problemas de ordens jurídicas.